O que as empresas precisam considerar para 2024?
13 de dez. de 2023

O que as empresas precisam considerar para 2024?

O ano de 2023 já está chegando ao fim e este é um momento de avaliações internas dentro das empresas, principalmente em relação ao que funcionou no ano que está terminando e o que precisa ser revisto. 

Mas essas avaliações também precisam considerar as mudanças do mercado, já que em um ano o cenário pode ser totalmente diferente do que era no ano anterior. 

As mudanças políticas, econômicas e culturais influenciam no comportamento de compra das pessoas e consequentemente, uma empresa, que oferece produtos ou serviços, precisa olhar para todos esses fatores. 

Neste artigo reunimos 4 pontos de atenção para as empresas considerarem em 2024. Vamos lá? 

1. Valorização de talentos 

A excelência em serviços e qualidade dos produtos comercializados por uma determinada marca são resultados da dedicação e envolvimento dos funcionários da empresa, essa é uma associação simples. 

Contudo, apesar de simples, muitas empresas não investem na valorização dos talentos e não reconhecem o papel fundamental que as equipes desempenham no alcance de metas e cumprimento de prazos. 

São as equipes que, durante as suas rotinas diárias, garantem que tudo seja entregue e que o cliente final fique satisfeito. 

Essa deve ser, portanto, uma das prioridades para gestores em 2024. Mais do que disponibilizar benefícios e salários compatíveis com a função exercida, o setor de Recursos Humanos pode sugerir ações de valorização de talentos como: 

  • Ouvir os funcionários em momentos de feedbacks e encorajar a expressão de suas ideias e considerar o que é dito nessas ocasiões; 
  • Incentivar os profissionais a trabalharem juntos, sem competir, criando um desenvolvimento mútuo; 
  • Criar um ambiente confortável, ter um espaço de descanso e investir em momentos de integração para as equipes ficarem cada vez mais entrosadas. 

2. Investimento em diversidade e inclusão 

A diversidade nas empresas é um diferencial competitivo extremamente interessante, pois possibilita equipes diversas, de realidades diferentes e que podem se complementar com diferentes visões de mundo.  

Já a inclusão demonstra o quanto uma empresa é comprometida a integração, respeita e proporciona condições de igualdade, inclusive pensando na estrutura física da organização para receber as pessoas PCD, por exemplo. 

Investir em diversidade e inclusão é uma questão que se relaciona com responsabilidade social e esse comportamento impacta a sociedade como um todo.  

Portanto, para 2024, as empresas podem: 

  • Rever seus incentivos a diversidade e inclusão e criar novas possibilidades nesse sentido; 
  • Organizar treinamentos de sensibilização aos colaboradores para tornar a empresa um ambiente mais aberto e inclusivo; 
  • Contabilizar de perto as contratações em relação à diversidade e inclusão, para que essa não seja uma iniciativa que fique somente nos planos. 

3. Automatização de processos 

Independente do segmento, existem processos nas empresas que costumam ocupar muitas horas das equipes, tempo esse que poderia ser usado para outras atividades de desenvolvimento dos profissionais. 

Um exemplo claro disso é o setor de RH, que conta com tarefas rotineiras burocráticas que precisam de dias inteiros para serem finalizadas. 

Uma alternativa a isso é a automatização de processos como processamento e folha de pagamento

A RH Center é especializada nesse serviço há 26 anos e integra com simplicidade, flexibilidade e segurança, os dados compilados para a construção de BIs, sistemas de gestão de capital humano e orçamento corporativo, tudo de forma personalizada conforme as necessidades de cada empresa. 

Dessa maneira é possível focar em estratégias internas para a valorização de talentos, enquanto nós fazemos toda a parte burocrática do seu RH. 

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