As principais vantagens em terceirizar o recrutamento de sua empresa
16 de fev. de 2024

As principais vantagens em terceirizar o recrutamento de sua empresa

Em uma empresa, o recrutamento de candidatos faz parte da rotina de trabalho, assim como uma série de outras demandas administrativas. 

Mas, diferente das demandas administrativas, o recrutamento e seleção é importante por representar uma vantagem competitiva. Quanto mais engajados no trabalho forem os funcionários, melhores serão os resultados de uma organização. 

Contudo, por mais que o setor de Recursos Humanos possa incorporar o recrutamento e seleção, encontrar perfis ideais nem sempre é uma tarefa fácil. Na maioria das empresas, esse departamento não possui as ferramentas e tecnologias que podem auxiliar nesse processo. 

E diante disso, como uma solução para essa questão, a terceirização do recrutamento e seleção é a alternativa ideal para encontrar colaboradores engajados. 

Neste conteúdo, vamos explicar melhor sobre essa possibilidade. Continue a leitura! 

O que é a terceirização do recrutamento de candidatos

A terceirização do recrutamento de candidatos transfere a atração e a seleção de profissionais para as vagas disponíveis de uma organização para uma consultoria de RH. 

Acontece nesse processo uma relação chamada B2B, que quer dizer business to business: um serviço oferecido de uma empresa para outra. 

As empresas especializadas em recrutamento contam com a experiência e o conhecimento necessários para contratar profissionais que se encaixam na cultura da organização. 

Esse conhecimento é resultado de anos de aprimoramento de técnicas que envolvem o reconhecimento das habilidades descritas nos currículos, e identificação detalhada do comportamento durante as entrevistas.

Como funciona na prática a terceirização do recrutamento e seleção? 

Depois de muita pesquisa, após decidir terceirizar o recrutamento, a empresa terá menos preocupações, já que essa demanda será absorvida pela consultoria especializada. 

O primeiro passo será o de apresentar a empresa para a consultoria da forma mais detalhada possível. 

Apresente a história e o percurso que a organização trilhou até o momento: mostre a quantidade de funcionários, o faturamento anual e o crescimento obtido nos últimos anos. 

Explique também sobre como a contratação de novos profissionais será crucial para alcançar as metas e, se possível, demonstre quais metas são essas.

Explique também sobre quais são os valores da empresa e qual é a expectativa em relação aos candidatos, bem como eles poderão agregar a esses valores, enriquecendo, assim, a cultura da organização. 

A sua empresa possui valores claros estabelecidos? 

Antes de continuarmos a explicação sobre a terceirização do recrutamento e seleção, vamos explicar sobre a importância de ter os valores de uma empresa bem estabelecidos. 

Os valores de uma empresa são os princípios que orientam o seu comportamento, as suas decisões e a sua relação com os clientes, colaboradores, fornecedores, sociedade e até mesmo o meio ambiente. 

É por meio dos valores de uma empresa que a sua identidade é criada, a sua cultura e também a sua missão com o público. 

É relevante lembrar, que em todos esses itens, a visão de futuro e os objetivos estratégicos precisam estar alinhados: onde a empresa deseja chegar? 

Objetivamente, os valores influenciam uma empresa das seguintes formas: 

  • Eles orientam o comportamento e a tomada de decisões em todos os níveis hierárquicos da empresa, desde o operacional até os cargos de chefia; 
  • Norteiam as diferentes posturas que a empresa pode tomar em situações de crise e outras eventualidades atípicas;
  • Direcionam o relacionamento com clientes e fornecedores para uma comunicação clara, precisa, respeitosa e transparente; 
  • Colaboram com a reputação da empresa; 
  • São cruciais para atrair e reter talentos que estejam alinhados com tais valores. 

As principais vantagens de terceirizar o recrutamento e seleção 

Agora que já explicamos o que é a terceirização do recrutamento e seleção, como ela funciona na prática e a influência dos valores da empresa na terceirização, entenda os principais benefícios desse serviço. 

Mais economia de tempo e recursos 

É muito comum associar a ideia de que o setor de RH de uma empresa é responsável apenas pelo recrutamento e seleção de novos funcionários. 

Esse departamento auxilia os líderes a perceberem o momento certo de promover um funcionário, também promove a organização de eventos internos para gerar integração e muitas outras atividades. 

Sendo assim, o RH de uma determinada empresa que não investe na terceirização do recrutamento e seleção, precisa focar o seu planejamento no recrutamento, enquanto se dedica a outras dezenas de prioridades. 

O resultado disso são contratações menos assertivas e uma empresa menos integrada, uma vez que o RH permanece sobrecarregado e não consegue criar atividades de inclusão. 

É por isso que terceirizar o recrutamento e seleção traz economia de tempo e recursos. 

O RH poderá agir de forma estratégica 

O recrutamento e seleção de candidatos é uma atividade operacional que ocupa horas de trabalho do setor de Recursos Humanos. 

Por ocupar essas horas ininterruptas de trabalho, o RH deixa de agir de forma estratégica e não reconhece o potencial das equipes e dos funcionários individualmente. 

Portanto, investir na terceirização, possibilita que o RH participe de decisões cruciais da empresa como o investimento em novas filiais, a necessidade ou não da realização de treinamentos para os times e muito mais. 

A empresa terá novos funcionários engajados e comprometidos 

Uma admissão equivocada pode gerar diversos prejuízos para uma empresa. 

O primeiro deles acontece quando existe um desligamento imediato. Esse processo gera custos com a saída do profissional e também com a abertura de um novo processo seletivo, sem contar os gastos com treinamento para os recém chegados. 

Para evitar esses custos e formar equipes com profissionais qualificados, a terceirização de recrutamento e seleção é a opção ideal. 

O recrutamento será personalizado 

Desde a fundação de uma empresa, ela passa por diferentes momentos que exigem comportamentos e direcionamentos específicos daquelas fases. E conforme essas situações, a contratação precisa estar de acordo com as necessidades que estão sendo priorizadas. 

Caso uma empresa esteja investindo na venda de produtos pela internet, por exemplo, é interessante que não somente os funcionários do departamento de marketing estejam familiarizados com os conceitos de e-commerce. 

Os vendedores e atendentes de loja que irão atender os clientes também precisam ter o conhecimento prévio de plataformas online de vendas e isso precisa ser um ponto chave no processo seletivo. 

Nesse sentido, as consultorias de RH consideram essas e outras características que são relevantes para o perfil de um profissional ideal para ocupar as vagas em aberto. 

A RH Center encontra os profissionais ideais para a sua empresa 

Se a sua empresa está crescendo e o setor de RH está focado em desenvolver as equipes, nós podemos resolver o recrutamento e a seleção de novos funcionários. 

A terceirização de recrutamento e seleção RH Center promove, há 27 anos, mais eficiência e agilidade nessa tarefa que ocupa horas de trabalho do departamento de Recursos Humanos. 

Cada organização possui uma realidade específica e nós compreendemos essas diferenças. Por isso, personalizamos nossas soluções para atender às necessidades dos nossos clientes. Todo mês, nós contratamos centenas de profissionais qualificados e capacitados para atender às demandas das empresas parceiras.

Aqui, você encontra a satisfação representada nos números: 

  • 9 entre cada 10 empresas que contratam a RH Center retornam, o que comprova contratações assertivas e comprometidas; 
  • Utilizamos tecnologia para garantir a busca de candidatos: investimos em redes sociais e de relacionamento, bancos de currículos e robôs de busca com inteligência artificial para a atração de profissionais com maior rapidez. 

Transforme o recrutamento e seleção de candidatos da sua empresa com a terceirização. 

Acesse o nosso site para conhecer alguns dos nossos clientes e nos siga nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.

 

Compartilhar

Comentários para este post