Como o RH pode fomentar a motivação dos colaboradores?
20 de jul. de 2022

Como o RH pode fomentar a motivação dos colaboradores?

Investir na cultura organizacional é uma das medidas mais eficientes para trazer resultados efetivos para a empresa a longo prazo. Isso porque torna os colaboradores mais satisfeitos, felizes e engajados no desempenho das suas tarefas, um fator fundamental para o aumento da produtividade e performance do negócio. 

Porém, esses benefícios só serão conquistados se houver ações que incentivam a motivação dos funcionários. É neste contexto que entra o papel do RH, para fomentar esse sentimento de forma individual e em grupo. Mas, como fazer isso? Continue a leitura e descubra!

Motivação tem impacto direto na performance da empresa

Antes das dicas de como o RH pode fomentar a motivação dos funcionários, precisamos entender porque essa iniciativa é tão importante para o sucesso do negócio. Esse sentimento é influenciado de forma interna e externa, ou seja, está ligado aos estímulos sociais, biológicos, emocionais e cognitivos. 

Quando esses estímulos estão equilibrados de forma positiva, a pessoa se sente feliz e satisfeita em empregar seu esforço físico e intelectual para alcançar um objetivo - que seja pessoal ou coletivo. Já quando acontece o contrário, a empresa percebe um aumento do absenteísmo, no turnover e uma redução significativa na produtividade.

O sentimento de desmotivação pode surgir por diversos motivos, como:

  • Condições ruins na estrutura física do local de trabalho;
  • Falta de reconhecimento pelo seu desempenho;
  • Salário não compatível com a função e menor que o esperado;
  • Problemas de relacionamento com os líderes e colegas de trabalho;
  • Contratempos nos relacionamentos pessoais e familiares;
  • Pressão exacerbada por resultados, sem apoio e empatia da empresa;
  • Excesso e acúmulo de funções;
  • Falta de autonomia para desempenhar sua função;
  • Assédio moral por parte de líderes diretos e colegas de trabalho;
  • Mudanças periódicas e exageradas dos objetivos da empresa.

Esses são apenas alguns exemplos de situações que prejudicam o engajamento do colaborador e fazem com que o mesmo se sinta desmotivado na sua rotina. 

Como o RH pode ajudar?

Um dos setores estratégicos para fomentar a motivação dos colaboradores é o RH. Com a possibilidade de tomar diversas medidas, os gestores de Recursos Humanos conseguem incentivar a motivação e melhorar a cultura organizacional, de forma a impactar diretamente a qualidade de vida dos colaboradores.

O primeiro passo é entender que o capital humano é o principal ativo da organização, por isso o RH deve focar em estratégias que fomentem as potencialidades individuais de cada um - ou seja, considerando suas habilidades, qualidades e personalidades únicas. E, claro, todas as ações devem ser guiadas pela missão, visão e valores da empresa. 

Confira algumas estratégias que podem ser adotadas:

1- Metas de desempenho

A implementação de metas de desempenho é uma maneira bastante eficiente para estimular o engajamento dos colaboradores. Mas, para se obter resultados positivos na motivação e produtividade, não basta estabelecer uma meta. 

É preciso criar um sistema de recompensas que, no cenário corporativo, pode ser viabilizado de diversas formas, como bônus salarial, prêmios, folgas, etc. Também vale ressaltar a importância das metas serem ambiciosas (e alcançáveis) o suficiente para impactar a produtividade. Objetivos que parecem “irreais” podem causar um efeito inverno e gerar desmotivação das equipes. 

2- Cultura de feedbacks positivos

Em muitas empresas, a cultura de feedbacks já acontece - mas, na maioria das vezes, o foco está apenas em apontar as falhas e o que pode ser melhorado. Apesar de não ser algo errado, também precisamos utilizar essa ferramenta de forma a reconhecer as atividades positivas dos colaboradores.

Esse tipo de reconhecimento chega a ser tão importante quanto a remuneração. Colaboradores que têm sua atuação exaltada pela empresa tendem a ser proativos e engajam o restante da equipe de forma positiva também. Nesse sentido, além de reconhecer o trabalho bem feito, o feedback tem o papel de reforçar a autonomia do colaborador para continuar atuando da forma como os gestores esperam. 

Além disso, a cultura de feedbacks também:

  • Facilita a identificação de habilidades que podem ser desenvolvidas;
  • Aumenta a produtividade da equipe em um todo;
  • Cria um aumento participativo de trabalho;
  • Eleva o comprometimento dos profissionais em suas tarefas;
  • Fortalece o relacionamento do colaborador com o seu líder;
  • Mantém o foco nos resultados;
  • Facilita a compreensão do papel individual do profissional na performance do negócio.

3- Treinamentos e capacitação

Outra forma importante para estimular a motivação dos funcionários é a capacitação. Com palestras, cursos e treinamentos oferecidos pela empresa, os colaboradores se sentem mais engajados no desempenho de suas tarefas e se sentem valorizados por seus gestores.

Além de ações realizadas internamente, a empresa pode viabilizar esse tipo de incentivo por meio de bolsas de estudo para cursos profissionalizantes, técnicos, de pós-graduação, idiomas, etc. Além de incentivar a satisfação pessoal de cada um, essa estratégia impacta toda a estrutura de performance do negócio. 

4- Estímulo à inovação e criatividade

Uma empresa inovadora está sempre um passo à frente dos seus concorrentes. Mas, isso só é possível se a cultura organizacional oferecer um espaço confortável e apto para que os seus colaboradores exerçam a sua criatividade. 

O RH pode incentivar esse cenário com a implementação de processos mais flexíveis, já que uma gestão “engessada” limita a autonomia e confiança dos profissionais em trazer uma nova visão ao negócio. 

5- Plano de carreira

Todas as estratégias que citamos até aqui são importantes para estimular a motivação dos colaboradores. Entretanto, nem sempre elas serão efetivas se o profissional não enxergar um futuro na empresa. É aí que entra a importância de desenvolver um plano de carreira.

Com o documento, o funcionário tem uma clara visão de como será possível progredir dentro da organização e quais as metas que precisam ser alcançadas para isso - que podem ser baseadas em tempo mínimo de trabalho e resultados no cargo atual. 

6- Transparência nos canais de comunicação 

Em qualquer empresa, os colaboradores devem ter um canal de relacionamento aberto para conversar com os seus gestores e o RH. Esse espaço deve ser propício e um facilitador para a resolução de problemas e compartilhamento de ansiedades e frustrações. 

Além de auxiliar o funcionário a se sentir apoiado, esse tipo de iniciativa é fundamental para resolver conflitos antes que comecem a afetar a produtividade da equipe.

Dica bônus: Invista na terceirização de Gestão de Recursos Humanos

Se você chegou até aqui e se identificou com os pontos abordados no artigo, mas não têm uma estrutura adequada de RH para colocá-los em prática, uma alternativa é a terceirização de alguns serviços. 

Há 25 anos no mercado de Gestão de Recursos Humanos, a RH Center conta com profissionais experientes, que identificam os potenciais dos seus colaboradores, reduzem os índices de rotatividade e garantem que a equipe esteja alinhada com a cultura da organização.

Além disso, a RH Center atua como uma parceira estratégica das empresas, criando soluções em atração de talentos, recrutamento, seleção, Gestão de Pessoas, e até processamento da folha de pagamento com foco na potencialização de resultados.

Entre em contato com nossa equipe e receba um atendimento personalizado.

Compartilhar

Comentários para este post