Os serviços mais terceirizados e a vantagem da terceirização
09 de fev. de 2021

Os serviços mais terceirizados e a vantagem da terceirização

A terceirização não é mais uma novidade no mercado. A busca por qualidade nos processos internos e mais “tempo livre” para focar no core business fez da terceirização de serviços uma prática cada vez mais comum entre as empresas.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2018, cerca de 22% dos trabalhadores formais eram terceirizados.  

Já a Information Services Group (ISG) levantou que, neste mesmo ano, os contratos de terceirização movimentaram 47,8 bilhões de dólares no mercado global, valor 18% maior do que em 2017. 

Estes dados demonstram o quanto a terceirização de serviços é importante não só para as empresas, mas também para a economia e o mercado de trabalho em geral. 

Mas afinal, você tem alguma ideia de quais são os serviços mais terceirizados? Confira mais no artigo de hoje!

Esclarecendo a terceirização de serviços

Basicamente, a terceirização consiste na contratação de uma empresa prestadora para a realização de determinado serviço. Esta prática substitui a contratação direta de funcionários para desempenhar as atividades dentro da organização. 

O processo de terceirização é B2B (business to business), ou seja, é uma relação que envolve duas empresas.

Nesta modalidade, os profissionais terceirizados possuem vínculo empregatício com a empresa que presta os serviços de terceirização e não com a contratante. 

Dessa forma, os trabalhadores desempenham o serviço no local do contratante, porém são pagos pela empresa terceirizada.

Conforme as atualizações na lei, tanto atividades-meio, como limpeza, manutenção e segurança, quanto a atividade-fim de uma empresa podem ser terceirizadas.

No entanto, as maiores vantagens desta modalidade são observadas na terceirização das atividades-meio da organização.  

Confira as principais vantagens de investir na terceirização de serviços:

  • Mais qualidade nos serviços

O serviço terceirizado é realizado por uma empresa especialista na área, com profissionais totalmente capacitados e em sintonia com as melhores práticas do mercado. Com isso, a qualidade da atividade aumenta consideravelmente.

Além disso, a terceirizada ainda realiza todo o controle da equipe e de processos, garantindo sempre os melhores resultados na realização de determinado serviço. 

  • Redução de custos

A terceirização reduz os custos da empresa tanto com rescisões, faltas, troca de funcionários e treinamento de colaboradores quanto com máquinas, softwares e demais ferramentas necessárias para a realização dos processos.

Afinal, investir na criação de um setor próprio para realizar uma atividade que não é o foco da empresa pode representar um custo e tanto.

  • Maior foco no core business

A partir da terceirização de serviços, os gestores podem se dedicar apenas ao seu negócio, mantendo a equipe interna focada no core business e eliminando as diversas preocupações relacionadas a atividades-meio e demais obrigações complexas, como a elaboração da folha de pagamento.

Ao reduzir as “distrações” com a terceirização, a empresa poderá desenvolver ações de crescimento mais estratégicas, apresentando melhores resultados.

Quais são os serviços mais terceirizados?

Agora que você já conhece os principais benefícios da terceirização de serviços, confira quais atividades-meio são as mais terceirizadas pelas empresas: 

1 - Limpeza

A limpeza é o serviço mais comum terceirizado pelas empresas, pois oferece diversas vantagens para a contratante. 

Possuir uma equipe interna de limpeza custa mais caro e demanda investimentos em materiais e produtos específicos. Mas com a terceirização, todo esse custo é de responsabilidade da prestadora do serviço. 

Além disso, os profissionais terceirizados prestam um serviço de qualidade e são totalmente capacitados para realizar as atividades necessárias dentro da organização.

2 - Segurança

A terceirização deste serviço traz maior sensação de proteção dentro da organização, já que todo o patrimônio fica sob a responsabilidade de uma empresa especializada. 

A mão de obra terceirizada ainda reduz custos de folha de pagamento, otimiza processos internos, aumenta a produtividade da equipe, que se sente mais segura, e garante mão de obra totalmente capacitada para atuar com segurança patrimonial.

3 - Manutenção

Reparos e vistorias são necessários em qualquer empresa, no entanto, manter uma equipe apenas para a manutenção pode representar um gasto e tanto na folha de pagamento, afinal, os reparos não são realizados diariamente.

Com a terceirização da manutenção, o serviço só é solicitado quando for necessário, representando uma grande economia com pessoal, equipamentos, etc. 

4- Processos de Recursos Humanos

Os processos que fazem parte do setor de Recursos Humanos também podem ser terceirizados, ficando sob a responsabilidade de uma empresa especializada em gestão de pessoas. 

Confira algumas das atividades de RH terceirizadas:

  • Folha de pagamento

A elaboração da folha de pagamento é uma atividade complexa e demorada, por isso, muitas empresas apostam na terceirização desse processo, trazendo mais segurança e qualidade à atividade, além de reduzir os erros durante a elaboração do documento. 

Com a terceirização da folha, a equipe interna de RH tem mais tempo para focar em questões estratégicas, além de otimizar os pagamentos dos colaboradores. 

  • Recrutamento e seleção

Ao terceirizar o recrutamento e seleção, a organização conta com maior agilidade na busca por profissionais e assertividade na contratação, e ainda reduz custos com possíveis substituições e novos processos seletivos.

  • Mão de obra temporária

A terceirização de mão de obra temporária conta com uma equipe de especialistas que garantem a entrega de profissionais adequados para aumentos de demanda ou cobertura de efetivados, sem sobrecarregar a equipe interna de RH e no menor tempo possível.

Terceirize com a RH Center

Se você busca uma consultoria de RH para terceirizar os processos da sua empresa, conheça a RH Center. 

Especialista em gestão de pessoas, a RH Center conta com serviços de recrutamento e seleção, mão de obra temporária e processamento e folha de pagamento para o auxílio completo à sua organização.

Nossas soluções de terceirização reúnem experiência de mercado, inteligência de processos e tecnologias exclusivas para garantir um serviço estratégico de alto padrão para nossos parceiros. 

A terceirização de folha de pagamento da RH Center conta com controle de ponto, implementação de baixo custo, cobertura de seguro para os processamentos de cálculo e muito mais! 

Já a mão de obra temporária e os serviços de recrutamento e seleção entregam de maneira ágil profissionais alinhados aos processos e cultura da empresa. 

Para conhecer todas as facilidades da terceirização de serviços da RH Center, entre em contato com um de nossos consultores e receba um atendimento personalizado.

Compartilhar

Comentários para este post