10 dicas para aumentar seu salário

15/10/2019 Dicas

Não importa o cargo ou a atividade desempenhada, a grande maioria dos profissionais de hoje pretende crescer na carreira e ser mais reconhecido na empresa. Afinal, quem não deseja subir de posição e conquistar aquele tão sonhado aumento de salário? 

Entretanto, em um mercado instável e cada vez mais competitivo, a ascensão profissional e salarial não é tão simples assim. Uma vez que os profissionais de hoje precisam apresentar diferenciais que transmitam mais valor para os empregadores.   

E se você almeja um aumento salarial e subir na carreira, confira as dez dicas que separamos para facilitar este processo. 

1. Se qualifique

As empresas costumam valorizar a educação e as habilidades profissionais de seus funcionários. Um currículo bem preenchido conta pontos na hora de aumentar a remuneração, já que, quanto mais especializado for um profissional, maiores são as chances dele conseguir um bom salário. Por isso, invista em qualificação para sua carreira. 

No entanto, somente um bom curso no currículo não garante retorno financeiro para a vida profissional. É necessário alinhar a expertise à características como caráter e ética.

2. Esteja motivado

Qualidade que muitos gestores esperam ver em seus colaboradores, a motivação afeta outros âmbitos da vida profissional. E caso o salário atual não esteja agradando, manter a motivação ajuda o funcionário a estabelecer novos objetivos e, mais tarde, crescer profissionalmente. 

3. Melhore a produtividade

Toda empresa espera que seu colaborador entregue resultados satisfatórios durante o trabalho. E enquanto a maioria dos profissionais se contenta em produzir apenas o necessário, você deve ir além! Procure entregar mais do que o esperado, em menos tempo e com menos recursos. Certamente sua imagem perante os supervisores irá melhorar consideravelmente. 

Mas, para ser produtivo durante o trabalho, motivação, organização e foco são essenciais. Lembre-se: o esforço sempre traz bons resultados.   

4. Seja eficiente

Essa dica pode até parecer clichê, mas ter uma postura pró-ativa no trabalho ainda é fundamental. Todo gestor deseja ter em sua equipe um colaborador que solucione problemas, e não os crie. Por isso, funcionários que enfrentam dificuldades e são pró-ativos se destacam dos demais.

5. Aceite mudanças

Quando um profissional visa o aumento salarial, ele também precisa estar disposto a aceitar mudanças. Afinal, ser promovido e receber um aumento pode representar novos desafios e mais responsabilidades pela frente. Dessa forma, procure demonstrar adaptabilidade, uma característica vista com bons olhos pelos gestores. 

6. Tenha disposição para assumir um novo cargo

Assumir um novo cargo na empresa é um bom indicativo de alteração salarial, por isso, esteja pronto para esta nova etapa. Altere antigos hábitos e posturas e busque se especializar para o cargo em questão. É importante demonstrar força de vontade para crescer e alcançar o salário desejado.

7. Tenha boas atitudes

Essa dica é básica para quem deseja um aumento de salário. No ambiente de trabalho você deve agir como um profissional. Tenha postura de liderança sem desrespeitar os demais colaboradores. Afinal, quem não é um bom trabalhador e se comporta de maneira inadequada não merece um aumento, certo?

8. Cultive bons relacionamentos

As conexões possuem grande importância para a vida profissional. Portanto, se possível, tenha um conselheiro ou mentor que te ajude a conhecer todas as áreas da empresa.

Também é essencial se relacionar bem com os demais funcionários e saber trabalhar em grupo.

9. Defina estratégias

O melhor jeito para atingir seus objetivos é definir estratégias e metas. Logo, se você pretende aumentar seu salário, é ideal estabelecer ações diárias que o ajudarão a conquistar esse propósito dentro do prazo estipulado.  

10. Descubra seu diferencial

A última dica é: conheça o seu diferencial! Todos os profissionais possuem pontos fortes e fracos, e cabe a você descobrir quais são suas melhores competências e como aproveitá-las. 

Ao saber utilizar suas habilidades profissionais, você se destaca naquilo que é bom, melhorando seu desempenho no ambiente de trabalho e aumentando suas chances de receber uma promoção.

A RH Center, especializada em gestão de pessoas, trabalha com o objetivo de unir os melhores profissionais às melhores vagas. 

Através da avaliação comportamental nós descobrimos as competências profissionais de cada pessoa e encaminhamos esses talentos para os cargos mais adequados, contribuindo para o desenvolvimento de cada um.

E se você quer encontrar o emprego ideal para o seu perfil, cadastre seu currículo aqui e acesse o portal da RH Center para conhecer as vagas.

Desenvolvido por TNB.studio