Por que automatizar o recrutamento de pessoas nas empresas?
12 de set. de 2022

Por que automatizar o recrutamento de pessoas nas empresas?

A pandemia de Covid-19 acelerou a transformação digital de diversas empresas devido a necessidade urgente de se adaptar a novas formas de trabalho. Com isso, a tecnologia se mostrou um requisito básico para o aperfeiçoamento de processos em diversos setores, inclusive no RH que ainda tem o recrutamento de pessoas como principal desafio. 

Para alcançar bons resultados, a empresa precisa enxergar o setor de Recursos Humanos como um parceiro estratégico para o seu crescimento no mercado. Afinal, o sucesso de um negócio está diretamente relacionado à capacidade da empresa em encontrar e reter talentos. Mas essa não é uma missão que pode ser realizada de forma assertiva com os modelos tradicionais de recrutamento e seleção

Assim como a tecnologia se mostra essencial para o desenvolvimento de novos projetos, produtos e serviços, ela também traz muitas vantagens para o RH. Com a automação do processo de recrutamento e seleção de pessoas, a empresa pode encontrar novos profissionais de forma mais rápida e efetiva. 

Para entender melhor os benefícios de automatizar o recrutamento de pessoas e conhecer uma solução eficiente para resolver esse gargalo, vamos explorar primeiro as principais dificuldades desse processo. Continue a leitura!

Quais as principais dificuldades do recrutamento e seleção de pessoas?

Por muito tempo, encontrar um novo emprego era sinônimo de imprimir dezenas de currículos e percorrer sua cidade entregando o papel pessoalmente, de porta em porta. Com a Internet, isso ficou para trás e a web se tornou a principal forma de empresas encontrarem os profissionais mais qualificados para as vagas. 

Apesar da facilidade que a tecnologia trouxe para esse cenário, ela também impulsionou o surgimento de dificuldades. Um exemplo é a amplitude que o processo de recrutamento e seleção tomou, especialmente com a disseminação do trabalho remoto - que derrubou as fronteiras físicas para a contratação de talentos. 

Um desafio bem-vindo para empresas que investem continuamente em inovação e precisam ampliar suas possibilidades de contratação. Mas, para aqueles que ainda lidam com esse processo de forma tradicional, o desafio ficou ainda maior, considerando as dificuldades abaixo:

1) Dificuldade no gerenciamento de vagas em diversos portais

Atualmente, as empresas contam com inúmeras opções para a divulgação de vagas na Internet, entre plataformas específicas para isso, sites e redes sociais. Entretanto, caso não exista uma preocupação com a gestão dessas publicações e elas sejam feitas de forma manual, a empresa “perde o controle” sobre o anúncio.

Diferente do que a maioria das pessoas imagina, alcançar o maior número de pessoas possível nem sempre é uma boa ideia. Afinal, não adianta receber currículos de profissionais que não tenham as especificações e requisitos esperados pela vaga. Isso só vai gerar desgaste e perda de tempo.

2) Desorganização na triagem

Quanto mais currículos, melhor. Será mesmo? Por muito tempo, o RH tinha essa premissa, mas atualmente já se sabe que esse cenário também é sinônimo de maior dificuldade na triagem de profissionais que sejam realmente capacitados para a vaga. 

Isso porque o número de currículos recebidos não é um termômetro adequado para afirmar se um processo de recrutamento é bem sucedido, especialmente quando se trata de vagas muito concorridas. É a capacidade do RH de encontrar os profissionais com os requisitos exigidos para o cargo que vai indicar isso. 

Essa tarefa se torna ainda mais desafiadora quando a triagem é feita de forma manual, pois a seleção fica sujeita à falha humana e percepções pessoais sobre os candidatos. 

3) Descentralização de informações

Diversas plataformas para anúncio de vagas, redes sociais, e-mails e até via aplicativo de mensagens. Quando os currículos chegam por diversas vias, outra dificuldade enfrentada pelo RH é a falta de centralização dos dados dos candidatos. 

Além de tornar o processo de triagem mais demorado, essa situação também acarreta no extravio de documentos e informações. 

4) Falta de avaliação de métricas 

Como apresentar os dados que indiquem as métricas de um processo de recrutamento sem a possibilidade de organizar essas informações? Esse é outro desafio de quem ainda realiza a contração de forma manual. Sem o apoio da tecnologia de softwares que auxiliam no agrupamento e triagem de dados, a avaliação desses processos fica comprometida. 

5) Seleção de candidatos pouco assertiva

Outro indicador de problemas no processo de recrutamento é a contratação de profissionais que não estão qualificados para a vaga. Mesmo quando eles precisam de um tempo para se adaptar à empresa, espera-se que alguns aspectos importantes - como as habilidades técnicas e comportamentais - sejam avaliadas de forma assertiva durante a seleção.

Se o RH enfrenta as dificuldades que listamos até aqui - e, normalmente, elas aparecem de forma conjunta - o resultado será exatamente esse: investimento de tempo e dinheiro na contratação de pessoas que não irão corresponder às expectativas dos gestores. 

Automação torna recrutamento e seleção mais ágil e eficaz

Agora que você já conhece as principais dificuldades que a empresa pode enfrentar ao fazer o recrutamento de forma manual, chegou o momento de entender o papel da tecnologia na resolução desses problemas. 

O principal benefício é o aumento da produtividade. Se o setor de RH tiver o auxílio de um software para centralizar as informações e agilizar o processo de recrutamento, a interação com os candidatos se torna mais intuitiva e a triagem mais rápida e assertiva. Com isso, as chances de encontrar um candidato ideal para a vaga aumentam consideravelmente

Outra vantagem de concentrar os dados em um único lugar é a facilidade para determinar os filtros de triagem. Ou seja, os candidatos que não correspondem às especificações podem ser desconsiderados ou não na seleção de forma automática, o que torna o processo mais dinâmico e evita o desgaste dos gestores com entrevistas desnecessárias.

E o mais interessante é que mesmo com os benefícios da centralização de informações, a empresa ainda pode usufruir da vantagem de ter a vaga divulgada onde for mais conveniente. Isso porque a maioria dos softwares de recrutamento possibilitam a integração com as principais plataformas de divulgação de vagas de emprego do país. 

Mas, com um benefício extra: as informações permanecem em apenas um lugar e a empresa passa a ter controle sobre um verdadeiro banco de talentos, facilitando a contratação de profissionais para vagas futuras.

Automatize o recrutamento de vagas na sua empresa com o VaRHgas

O VaRHgas é o robô recrutador (bot) da RH Center que auxilia nos processos de recrutamento de candidatos de forma totalmente virtual e interativa.

Com a Inteligência Artificial do VaRHgas, sua empresa terá um eficiente instrumento de atração dos perfis ideais para os cargos em aberto que realiza o recrutamento até 60% mais rápido do que os processos tradicionais.

Confira as principais vantagens:

  • Maior velocidade e assertividade no recrutamento;
  • Interação intuitiva com os candidatos;
  • Tecnologia 100% integrada aos serviços da RH Center, como seleção de currículos, divulgação da vaga e avaliação comportamental.

Clique aqui e saiba como adotar a tecnologia para aperfeiçoar o recrutamento de pessoas no seu negócio. 

Compartilhar

Comentários para este post