Como a mão de obra temporária pode impactar sua empresa no primeiro semestre
16 de jan. de 2024

Como a mão de obra temporária pode impactar sua empresa no primeiro semestre

O primeiro semestre do ano é um período de muitas oportunidades e desafios para as empresas e a mão de obra temporária pode compor a estratégia de crescimento dessa época do ano. 

Para aproveitar as demandas sazonais, que são, em muitas organizações, o maior período de produção anual, a gestão precisa se adaptar e reorganizar as equipes de trabalho. 

Essa reorganização passa pela modalidade de contratação de mão de obra temporária, que consegue suprir o aumento de demanda. 

Neste artigo, vamos mostrar os benefícios, os cuidados e as dicas de como a mão de obra temporária pode impulsionar sua empresa no primeiro semestre. Continue a leitura.

O que é mão de obra temporária

A mão de obra temporária é um serviço oferecido por empresas especializadas que contempla a necessidade de uma organização de aumento de produção ou substituição de funcionários que entram de férias. 

Diante disso, essa é uma contratação que acontece por um tempo determinado e quem se responsabiliza por gerenciar, desde a admissão, lidar com o vencimento de contrato, verificar as horas trabalhadas, horas extras e absenteísmos é a empresa especializada na terceirização. 

Contar com essa facilidade faz com que a empresa contratante foque em outros aspectos do negócio, enquanto tem a garantia de que a produtividade continuará no mesmo patamar. 

Já em relação à legislação que orienta a mão de obra temporária, é a Lei 6.019/74, alterada pela Lei 13.429/17, que estabelece as regras e os direitos dos trabalhadores temporários. 

Entre eles, estão o registro em carteira de trabalho, o salário equivalente ao dos funcionários efetivos, o pagamento de férias e 13º salário proporcionais, o recolhimento do FGTS e do INSS, e a jornada de trabalho de até 8 horas diárias, podendo ter horas extras.

A nova Lei 13.429/17, que mudou algumas regras sobre o contrato temporário, trouxe uma série de vantagens para esse modelo de contratação.

Agora, esse tipo de contrato pode durar até 180 dias, e pode ser estendido por mais 90 dias, se as razões que justificaram a contratação continuarem valendo. Isso quer dizer que, na prática, o contrato temporário pode chegar a 270 dias, ou seja, quase 9 meses. Essa regra vale para os dois casos de contratação. 

Principais benefícios da mão de obra temporária 

Como já mencionamos, uma das principais vantagens de contratar mão de obra temporária é conseguir suprir a demanda de produção ou dos processos de uma empresa por um período específico. 

Mas é importante saber que os benefícios não acabam aí. Abaixo reunimos alguns dos principais benefícios da mão de obra temporária. 

1. A empresa pode focar em novas estratégias 

Quando uma empresa opta por contratar mão de obra temporária, a gestão e as equipes ficam livres para focar em novas estratégias para o crescimento e competitividade, como a criação de novos produtos ou serviços.

Ao invés de se preocupar com questões burocráticas, trabalhistas e administrativas, a empresa pode delegar essas responsabilidades e se concentrar no seu core business.

Equipes formadas por profissionais qualificados e experientes, criam a possibilidade de explorar novos nichos de mercado, atender novas demandas e ampliar sua carteira de clientes. Esse olhar pode, inclusive, ser trazido pela mão de obra temporária, que pode sugerir ideias, novas perspectivas e soluções. 

2. Redução de custos 

Os gastos na contratação de funcionários e os custos desse processo, demandam planejamento financeiro da empresa e, por conta disso, formas de reduzir gastos são sempre bem-vindas. 

Desse modo, a mão de obra temporária também é uma saída interessante para a redução de custos. Isso acontece porque os contratos temporários são definidos por um período específico, eliminando os custos associados a demissões ou indenizações, comuns em contratos de longa duração.

3. Contratação mais ágil e eficiente 

Quando falamos sobre a contratação de novos profissionais para uma empresa, esse processo costuma ser demorado, já que envolve a definição do perfil necessário para a vaga, criação e divulgação de anúncios da oportunidade, seleção de currículos e realização de entrevistas.

Contudo, em algumas épocas do ano, onde a demanda cresce ou um funcionário precisa sair para uma licença, a empresa não conta com disponibilidade de tempo e organização de todas essas etapas. 

Para resolver todas essas questões, a mão de obra temporária entra como uma solução extremamente benéfica. 

4. Maior flexibilidade 

Ser flexível está relacionado principalmente com a capacidade de se adaptar às mudanças do mercado, às demandas dos clientes e às oportunidades de crescimento, que faz parte da rotina das empresas. 

Para isso, contar com profissionais qualificados e motivados para atender às necessidades específicas, sem comprometer o orçamento ou a estrutura organizacional.

A possibilidade da mão de obra temporária pode aumentar as equipes sem afetar a qualidade do seu serviço ou produto.

5. Menos riscos de ações trabalhistas 

A mão de obra temporária também reduz riscos de ações trabalhistas, uma vez que os profissionais contratados não possuem vínculo empregatício com a empresa tomadora dos serviços. 

As ações trabalhistas são processos judiciais movidos por trabalhadores contra empregadores, por descumprimento de direitos, assédio moral, acidentes de trabalho, entre outros. 

Essas ações geram custos elevados para a empresa, como indenizações, multas, honorários advocatícios, além de danos à reputação e imagem perante o mercado.

Como escolher um fornecedor de mão de obra temporária com segurança? 

Agora que você já conhece os benefícios da mão de obra temporária, é imprescindível ter alguns cuidados. 

Não basta apenas verificar a qualidade, a confiança e o custo-benefício. Quando se trata de contratar um fornecedor de mão de obra temporária, é preciso ter ainda mais cuidado.

Esse tipo de serviço é o elo entre os profissionais e as empresas que precisam deles por um período determinado. Isso quer dizer que, ao fazer uma escolha errada, esse passo em falso pode comprometer seriamente o negócio e essa parceria será de longo prazo.

1. Elenque as principais necessidades da sua empresa 

A princípio, antes de começar a pesquisar empresas voltadas para a terceirização de mão de obra, defina com cuidado as prioridades da sua empresa em relação à mão de obra temporária. 

Defina qual o perfil de profissionais é o mais indicado para a posição, pensando também em quais experiências e formações podem contribuir para o desenvolvimento da organização. 

Essa é uma perspectiva interessante, já que um funcionário temporário pode ser efetivado caso existam oportunidades concretas para isso. 

2. Pesquise agências de mão de obra temporária e a reputação delas no mercado

A decisão de uma agência é importante, visto que abrange investimento financeiro e novos colaboradores para o negócio.

Portanto, pesquise sobre a reputação da agência, a sua experiência no segmento, seus clientes e parceiros. Busque referências, depoimentos, avaliações e certificações que comprovem a qualidade e a confiabilidade do fornecedor. Evite empresas que tenham histórico de reclamações, processos judiciais, irregularidades fiscais ou trabalhistas.

3. Analise os detalhes do contrato e as condições de pagamento

Após escolher a empresa que intermediará a mão de obra temporária, chegou o momento de assinar o contrato. Nessa etapa, leia atentamente o contrato e as condições de pagamento oferecidas pelo fornecedor de mão de obra temporária. 

Verifique, principalmente, se o contrato especifica os direitos e deveres das partes envolvidas, o prazo e a forma de rescisão, as responsabilidades sobre encargos sociais, tributos, benefícios e indenizações. 

Além disso, compare os valores cobrados pelo fornecedor com os praticados pelo mercado e negocie as melhores condições de pagamento para o seu negócio.

Encontre a segurança e agilidade que procura na RH Center 

Se a sua empresa passa por fases do ano em que a mão de obra temporária torna-se indispensável, mas o departamento de RH não tem condições de absorver todas as demandas para isso, conheça a RH Center. 

Somos referência em gestão de pessoas para recrutar, selecionar e administrar profissionais temporários há 27 anos. 

Com a nossa atuação, você conta com a experiência e a competência de uma equipe que sabe como encontrar os candidatos ideais para a sua necessidade. Isso resulta em ganho de qualidade e rapidez, sem sobrecarregar o seu RH interno.

E mais do que isso: a RH Center oferece suporte, relacionamento e comunicação constante com os funcionários temporários por meio de suas ferramentas de gestão on-line. Ou seja, o acompanhamento em tempo real é feito pela plataforma de ponto da RH Center (tablet com QR Code ou smartphones), integrada com a Folha de Pagamento. 

É possível também acessar um painel de acompanhamento de horas trabalhadas, absenteísmos e horas extras online. 

Fale com um de nossos consultores e saiba como a RH Center pode ajudar você a contratar mão de obra temporária.

 

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