Capital humano: o que é e como desenvolver
08 de set. de 2021

Capital humano: o que é e como desenvolver

Todo gestor sabe que as pessoas são o bem mais importante de uma organização Mas você está cuidando do capital humano da sua empresa como deveria?   

Mesmo com a evolução tecnológica e a otimização de processos, as empresas continuam sendo formadas por pessoas com necessidades e habilidades distintas. Então, que tal investir em soluções da RH Center para aproveitar melhor os talentos da sua equipe?

Conheça a avaliação comportamental da RH Center

Com ampla experiência em Gestão de Pessoas, a RH Center oferece diversas soluções de atração de talentos, como a avaliação comportamental. 

Nesta avaliação, nossa equipe de especialistas analisa individualmente o perfil de cada funcionário, identificando os pontos fortes e fracos de cada um e classificando os profissionais. 

Através da avaliação comportamental, a sua empresa descobre o potencial dos colaboradores e pode aproveitar a mão de obra de forma mais estratégica. 

Mas não é só isso! 

Ao compreender o perfil de cada colaborador, os gestores se certificam de que os funcionários estão de acordo com as necessidades dos cargos, reduzindo os índices de rotatividade. 

A avaliação comportamental da RH Center ainda auxilia na contratação de colaboradores alinhados com a cultura organizacional da empresa e torna os processos de promoção interna mais assertivos.

Confira outras vantagens de nossa avaliação comportamental: 

  • maior motivação dos colaboradores;
  • aumento na produtividade;
  • credibilidade em processos seletivos e recrutamentos internos;
  • possibilidade de desenvolvimento profissional. 

Entendendo a importância do capital humano

Agora que você já conhece a solução da RH Center para aproveitar melhor os talentos da sua empresa, saiba porque é importante desenvolver o capital humano.

O capital humano, também chamado de ativo, é um termo utilizado para definir o conjunto de habilidades e atributos que um profissional possui para executar suas atividades e produzir valor econômico para a empresa. 

De modo simplificado, o capital humano é tudo aquilo que o colaborador acumulou através de experiências, prática e estudos. 

Este conceito representa um dos principais diferenciais competitivos de uma organização, pois é a partir do capital humano que a empresa realiza suas atividades e produz resultados. 

Dessa forma, quanto maior for o desenvolvimento das qualificações e habilidades dos colaboradores, melhor será o desempenho da empresa e seu crescimento perante o mercado. 

Mas o investimento em capital humano vai muito além da otimização dos resultados. Ao gerir este ativo de forma eficiente, os gestores melhoram o ambiente interno, proporcionando um clima organizacional mais adequado e favorecendo o trabalho em equipe.

Como desenvolver o capital humano?

A principal forma de desenvolver o capital humano da empresa é investindo na valorização e capacitação dos colaboradores. 

Afinal, os funcionários representam a força de trabalho da organização e sem eles, a empresa não é capaz de produzir soluções e apresentar bons resultados.

Confira os principais pilares que auxiliam no desenvolvimento do capital humano: 

1 - Plano de carreira

Estabelecer um bom plano de carreira demonstra que a empresa valoriza seus colaboradores e oferece oportunidades de crescimento dentro da organização.

Nesse sentido, é interessante desenvolver planos de carreira que incentivem a capacitação e a busca por novos conhecimentos, premiando os profissionais que procuram evoluir e reconhecendo o desempenho de cada um.  

2 - Capacitação e treinamento

Para desenvolver o capital humano, a empresa deve elaborar ações voltadas à capacitação e ao aprimoramento das habilidades dos colaboradores.

Dessa forma, vale investir em educação continuada, possibilitar a troca de conhecimentos entre os colaboradores e criar um ambiente de trabalho que incentive e valorize o aprendizado. 

3 - Avaliação comportamental 

Por meio dos dados levantados na avaliação comportamental dos colaboradores, a empresa pode realizar análises mais inteligentes e estratégicas para promover o desenvolvimento de cada funcionário. 

Com as informações obtidas durante a avaliação, os  gestores sabem quais pontos fortes de cada colaborador devem ser trabalhados, facilitando a organização de times de alto rendimento adequados aos resultados esperados.

Como vimos, investir em boas práticas na gestão de pessoas é essencial para desenvolver o capital humano e manter os colaboradores motivados. Afinal, uma equipe capacitada e produtiva é a garantia de uma empresa de sucesso.

Então, que tal contar com a avaliação comportamental da RH Center para aproveitar ao máximo a sua mão de obra?

Entre em contato com nossos consultores e receba um atendimento voltado às necessidades do seu negócio. 

Compartilhar

Comentários para este post