Quais pontos considerar em uma avaliação de desempenho
19 de mar. de 2021

Quais pontos considerar em uma avaliação de desempenho

 

A avaliação de desempenho é um importante recurso na gestão de pessoas de uma organização. Pois, através dela é possível realizar melhorias no ambiente interno, promovendo o desenvolvimento do capital humano e o crescimento da empresa.

Mas, você sabe o que é uma avaliação de desempenho e para que ela serve? 

Como o nome já indica, a avaliação de desempenho é um processo realizado dentro das organizações com a finalidade de analisar a performance dos colaboradores de forma individual e em grupo durante um período de tempo. 

Com base nos resultados desta avaliação, os gestores podem identificar falhas internas e propor ações que tragam melhores resultados para a organização como um todo, incluindo o desenvolvimento profissional e o aproveitamento de talentos. 

Basicamente, a avaliação de desempenho traz informações relevantes e insights essenciais para o desenvolvimento da organização.

Durante a avaliação de desempenho, podem ser identificadas falhas como:

  • ausência de treinamentos e capacitação;
  • inadequação do funcionário ao cargo;
  • falta de um plano de benefícios;

E muito mais...

Mas para que a avaliação de desempenho seja eficiente e verdadeiramente estratégica, é necessário considerar alguns pontos fundamentais. 

Confira quais são eles:

1 - Auto-avaliação

O primeiro ponto a ser considerado durante a avaliação de desempenho é a auto-avaliação dos colaboradores.

Neste momento, os trabalhadores devem fazer uma análise genuína de sua própria atuação, da motivação no local de trabalho, de metas alcançadas, etc.

No entanto, vale ressaltar que para tornar possível a auto-avaliação, é necessário que o clima organizacional da empresa esteja adequado e que os colaboradores se sintam seguros para se avaliarem com honestidade. 

2 - Treinamento dos colaboradores

Promover treinamentos e capacitação de colaboradores é essencial para auxiliar no crescimento de uma empresa. Por isso, estas ações devem ser consideradas durante a avaliação de desempenho. 

O setor de RH deve buscar entender como os funcionários se sentem no ambiente de trabalho e se a empresa oferece o suporte necessário para a evolução dos profissionais. 

A partir deste feedback, é possível planejar ações de melhoria e propor programas de incentivo para a equipe.

3 - Potencial para promoções

Analisar o nível dos colaboradores durante as avaliações de desempenho também é um ponto importante a ser considerado. 

Pois, isso permite identificar com maior facilidade o momento certo para realizar substituições de cargo e promover os profissionais melhor preparados para assumir novas funções na empresa.

4 - Atuação da gerência

A avaliação de desempenho não diz respeito apenas aos colaboradores. Este recurso também deve abranger o comportamento da gerência. 

Afinal, para que uma empresa funcione corretamente, é essencial que os gestores assumam uma postura adequada de liderança, sendo capazes de motivar a equipe e se comunicar abertamente com todos os colaboradores. 

Através da avaliação de desempenho é possível identificar se os gestores estão realizando um bom trabalho interno e se os objetivos dos colaboradores estão alinhados aos propósitos da organização.

Agora que você já está por dentro dos principais tópicos a serem considerados durante uma avaliação de desempenho, confira como reduzir o índice de turnover na sua empresa clicando aqui.

Além destas dicas, você ainda pode contar com o auxílio da RH para realizar a avaliação comportamental da sua equipe. 

Nossos especialistas identificam o potencial de cada colaborador, certificando que os funcionários estão de acordo com as necessidades dos cargos. 

A avaliação comportamental da RH Center facilita processos de contratação ou mudança de cargo e ainda reduz os índices de turnover da sua organização. 

Entre em contato conosco para saber mais e receba um atendimento personalizado.

Compartilhar

Comentários para este post