A gestão de pessoas e a sua relação com o bem-estar dos colaboradores
06 de mar. de 2024

A gestão de pessoas e a sua relação com o bem-estar dos colaboradores

São os funcionários de uma empresa os responsáveis pelo cumprimento de metas e as mentes por trás de ideias inovadoras que transformam produtos e serviços. É por isso que a gestão de pessoas tem sido priorizada em diversas organizações.

No momento em que um empreendedor começa a sua empresa e esse negócio se desenvolve, ele precisa contar com profissionais qualificados ao seu redor.

Montar times de profissionais engajados e criativos auxilia a organização a se fortalecer, a encontrar os diferenciais e se destacar no mercado cada dia mais competitivo.

E em relação ao bem-estar dos funcionários, a gestão de pessoas desempenha um papel crucial.

Neste conteúdo, vamos apresentar o conceito de gestão de pessoas e explicar a sua relevância no contexto corporativo.

O que é a gestão de pessoas?

A gestão de pessoas é um conceito abrangente, que tem como foco principal o corpo de funcionários de uma empresa.

Dessa forma, a gestão de pessoas organiza ações estratégicas para manter os funcionários alinhados aos valores da organização e realiza atividades voltadas para promover o bem-estar.

Essas atividades abrangem recrutamento, seleção, treinamento e avaliação de desempenho. Também incluem avaliação de remuneração, criação de plano de carreira e outras iniciativas. O objetivo é, portanto, potencializar o capital humano da empresa.

O cuidado pelos colaboradores fica evidente na gestão de pessoas.

Qual é a importância da gestão de pessoas

Manter os funcionários de uma empresa engajados é um desafio para as empresas e é justamente para auxiliar nisso que a gestão de pessoas pode ser uma aliada.

Um bom clima organizacional, promovido pelas ações da gestão de pessoas, interfere na integração entre as equipes e potencializa os resultados.

A seguir, conheça alguns dos pilares da gestão de pessoas:

  • Engajamento: o engajamento é importante nas empresas, pois mantém os funcionários motivados a atingirem as metas. Mas, para manter os colaboradores engajados, a empresa precisa compreender as necessidades de seus colaboradores. Para isso, é possível utilizar ferramentas como pesquisas de satisfação e entrevistas, e usar essas respostas como base para definir recompensas e benefícios.
  • Comunicação: a comunicação também é incentivada pela gestão de pessoas por assegurar a colaboração contínua entre os times. Mais do que promover espaços de diálogo entre os colegas, a empresa pode adotar em sua rotina tecnologias como redes sociais corporativas e aplicativos de mensagens para facilitar as trocas entre os colaboradores.
  • Capacitação: esse pilar está entre as principais estratégias para assegurar a retenção de talentos. Quando um funcionário tem oportunidades de capacitação oferecidas pela empresa, ele sente-se mais confiante e seguro na sua rotina. Além disso, a capacitação também é uma oportunidade de potencializar habilidades bem desenvolvidas e melhorar aquelas que precisam de atenção.
  • Trabalho em equipe: por mais que uma empresa tenha vários departamentos que exercem funções que a princípio não se relacionam, estimular atividades em conjunto entre setores é essencial para promover o trabalho em equipe. Assim, os funcionários ficarão cientes sobre todos os processos da empresa a qual fazem parte e isso ajudará a criar insights interessantes para o seu próprio setor.

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