Conheça os principais tipos de recrutamento e a relevância deles para o contexto corporativo
08 de fev. de 2024

Conheça os principais tipos de recrutamento e a relevância deles para o contexto corporativo

O processo de recrutamento de novos profissionais para uma empresa é uma tarefa essencial para trazer renovação e talentos diversos para compor os times. 

A união desses aspectos, portanto, melhora os resultados e potencializa as chances de uma organização alcançar suas metas. Para que isso aconteça, é preciso conhecer os tipos de recrutamento. 

São esses processos que vão garantir a contratação de funcionários com o perfil adequado e com a experiência desejada. 

Neste conteúdo, vamos explicar sobre os principais tipos de recrutamento e as diferenças entre eles. Continue a leitura! 

Os principais tipos de recrutamento de candidatos 

O recrutamento de candidatos é a parte de atração de pessoas para vagas que estejam abertas em uma determinada empresa. Nesse processo, são utilizadas estratégias para atrair a atenção dos candidatos qualificados. 

Assim, a empresa investe em ações voltadas para o destaque dos valores e cultura da organização. É só depois dessa etapa que vem a parte de seleção, que vai filtrar os melhores candidatos atraídos. 

Conheça os principais tipos de recrutamento:

1 - Recrutamento interno

Esse tipo de recrutamento acontece internamente, ou seja, os profissionais que já atuam em uma empresa participam de processos seletivos para ocupar vagas em outros setores. 

O recrutamento interno é, dessa maneira, uma possibilidade interessante para estimular o desenvolvimento de habilidades em outras áreas. Investir nessa estratégia também é importante para valorizar os talentos internos. 

2 - Recrutamento externo 

O recrutamento externo, ao contrário do interno, é focado em procurar profissionais que estejam atuando fora da organização. Esse formato consegue trazer novos conhecimentos e experiências, o que costuma ser extremamente benéfico. 

Como a empresa não conhece esses candidatos previamente, os currículos e experiências são avaliados com cautela para que a contratação seja assertiva. 

3 - Recrutamento misto 

O recrutamento misto reúne elementos dos dois modelos anteriores, o interno e o externo. 

Existe, neste tipo de recrutamento, uma posição por optar pelos profissionais que já trabalham na empresa, o que gera economia de gastos e como já mencionamos, a valorização dos talentos da organização. 

Contudo, caso nenhum profissional da empresa conte com as habilidades específicas exigidas para a função, a vaga pode ser aberta ao público. Algumas empresas preferem, inclusive, por realizar os dois processos simultaneamente, com a concorrência de talentos internos e externos. 

4 - Recrutamento online

O recrutamento online surge como uma possibilidade interessante e com grande potencial para atrair candidatos qualificados, principalmente pelo alcance que a internet proporciona. 

Neste tipo, são utilizados sistemas de recrutamento, automatizando várias etapas que antes ocupavam muito tempo nos processos de seleção. O uso de Inteligência Artificial também pode auxiliar os recrutadores a encontrar os melhores candidatos para as vagas disponíveis, com rapidez e eficiência. 

O uso de Inteligência Artificial (IA) também pode auxiliar na filtragem de currículos e avaliar competências. 

5 - Recrutamento às cegas 

Por último, nesse tipo de recrutamento, as competências dos candidatos são analisadas nas etapas iniciais sem verificar nomes, gênero, idade, localização, instituição de ensino e experiências anteriores.

Dessa forma, o recrutamento às cegas visa à imparcialidade de processos, se concentrando na qualificação, fit cultural e análise comportamental.

Continue a leitura de outros artigos sobre recrutamento e seleção no blog da RH Center. Aproveite também para nos seguir nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.

 

Compartilhar

Comentários para este post