Recrutamento: como encontrar o candidato ideal?
16 de mai. de 2024

Recrutamento: como encontrar o candidato ideal?

O processo de recrutamento de candidatos para uma empresa vai além da necessidade de preenchimento de uma vaga em aberto.

 

Os processos seletivos são uma oportunidade que a organização tem de aproximar talentos alinhados com os valores da empresa e que também tenham experiências e formações específicas que podem aprimorar ou até mesmo expandir a atuação de mercado.

 

Diante disso, as etapas de um processo seletivo precisam garantir que os melhores candidatos sejam atraídos e isso demanda conhecimento específico e uso de ferramentas de atração.

 

Neste conteúdo vamos explicar todos os fatores relacionados com a busca por um candidato ideal. Continue a leitura!

Primeiro passo: definir o perfil do candidato ideal 

O primeiro passo para uma contratação assertiva e que deve acontecer antes mesmo do processo seletivo começar, é a definição do perfil do candidato que a empresa está buscando.
 

Nesse momento, o gestor da vaga que está aberta deve elencar tudo o que espera de um novo funcionário. Quais são as soft skills e as hard skills essenciais para a função e como algumas experiências poderiam somar no setor.

Essa elaboração inicial pode contar também com a opinião dos outros colegas de equipe, que poderão explicar melhor sobre quais são as suas defasagens atuais e de que forma um novo colega poderia contribuir com o dia a dia do time.

Incluir outros membros da equipe que não sejam somente os líderes faz com que os processos de contratação sejam mais plurais e inclusivos. E essa inclusão pode acontecer justamente nessa etapa de definição do perfil ideal.

Compreender com exatidão sobre as demandas que serão de responsabilidade do novo funcionário também é essencial para, posteriormente, criar as exigências do cargo.

Outro ponto importante que também faz parte da definição do perfil ideal é compreender que essa etapa também se associa com a cultura da empresa. As organizações com uma cultura e valores estipulados conseguem estabelecer com mais facilidade qual será o candidato que melhor se encaixa com esses valores. 

As etapas do processo seletivo

Quando o perfil do candidato ideal já estiver pronto, as outras etapas do processo seletivo começam a ser desenhadas.

Vamos falar especialmente sobre cada uma delas a seguir.

1. Estruturação da vaga

Essa primeira etapa de estruturação da nova vaga inclui um planejamento aprofundado para garantir a melhor contratação.

 

Esse planejamento conta tanto com o perfil do candidato ideal, que foi definido anteriormente, como as exigências que o cargo demanda. A necessidade de experiências prévias, conhecimento sobre determinados softwares ou vivências profissionais específicas, por exemplo, também entram nessa parte de estruturação e também ajudarão a compor a descrição da vaga.

 

Os canais onde a vaga será divulgada também podem ser escolhidos já nessa etapa. A empresa pode avaliar se outros processos tiveram um número considerável de candidaturas e se os meios que usaram antes foram o suficiente ou é preciso expandir essa expansão.

 

O período de duração do processo também entra nesse planejamento da estruturação da vaga. Isso é importante para que o gestor saiba quando poderá contar com o novo funcionário. E, mais do que isso, essa informação pode ser compartilhada com os candidatos, o que melhora a experiência dos processos e fortalece a imagem empregadora da empresa.

2. Atração dos candidatos

Assim que a vaga já estiver estruturada, a próxima etapa é a de pensar sobre a atração dos candidatos. E em relação a atração, a descrição é de extrema importância para chamar a atenção dos profissionais.

 

Uma descrição assertiva precisa ser  direta sobre a vaga. Ela deve trazer os seus requisitos, as funções a serem desempenhadas na rotina diária, as responsabilidades que o profissional irá assumir, salários e benefícios, carga horária e o tipo de contato. As vagas de emprego com descrições rasas não costumam atrair a atenção de candidatos.

 

Outro requisito crucial da vaga é o seu título, que deve informar o cargo especificamente. 

 

A empresa também pode se apresentar de forma breve na descrição, aproveitando esse espaço para deixar explícita a sua cultura e os seus valores, assim como demonstrar a forma como prioriza a trajetória dos funcionários. Mencionar se existe um plano de carreira também é interessante para a descrição.

 

A hierarquização dessas informações também é um aspecto importante. Separar por tópicos é uma maneira de organizar melhor cada item da descrição, que pode seguir a seguinte ordem:

  • Título da vaga;
  • Nome da empresa explicando brevemente sobre ela;
  • Localização da empresa;
  • Responsabilidades principais;
  • Requisitos necessários;
  • Habilidades desejáveis;
  • Benefícios;
  • Faixa Salarial;
  • Como aplicar-se na posição;
  • Prazo para a candidatura.

Depois que a descrição já estiver pronta, os canais de divulgação da vaga podem ser escolhidos.

O próprio site da empresa é um espaço para isso, do mesmo modo que redes sociais como Facebook, Instagram e LinkedIn, que é uma rede social específica para conexões profissionais.

A página da empresa nas redes pode ser usada para a divulgação, mas também existem grupos específicos de algumas áreas que são espaços com a presença de diversos profissionais buscando recolocação. Pesquisar alguns desses grupos também é uma alternativa para aumentar as chances da vaga chegar a um público maior. 

 

3. A seleção dos candidatos

Uma vez que os canais de divulgação da vaga já tiverem recebido uma quantidade considerável de currículos, a próxima etapa é a de selecionar os candidatos para então começar a agendar as entrevistas.

O começo dessa seleção envolve uma triagem que considera principalmente os pré-requisitos do cargo. Aqui é fundamental recorrer a descrição da vaga, pois ela é que vai guiar essa seleção.

 

Dependendo do quão chamativa for a descrição da vaga, o valor do salário e os benefícios oferecidos, o número de currículos recebidos será bem alto.

 

Diante disso, as empresas que não contam com softwares para triagem ou que não terceirizam o Recrutamento e Seleção, por exemplo, terão longas horas de trabalho pela frente. Isso porque realizar a seleção manual requer um esforço de separação de currículos sem nenhum suporte tecnológico. Essa seleção pode, inclusive, aumentar o tempo de duração do processo seletivo.

 

É importante que o gestor da vaga também participe dessa filtragem, A participação do líder direto na avaliação dos requisitos técnicos é imprescindível, pois o domínio das funções executadas torna sua opinião muito relevante. Além disso, o envolvimento do gestor nas etapas de um processo seletivo faz com que ele se sinta responsabilizado pela contratação e invista no desenvolvimento do futuro contratado.

4. As entrevistas e as etapas que se seguem

Logo que os candidatos já tiverem sido selecionados, as entrevistas poderão ser marcadas.

 

Nessa etapa, é importante que o profissional que será responsável pela realização crie um pequeno roteiro para guiar melhor a conversa. As perguntas que serão feitas, uma pequena apresentação da empresa e os questionamentos mais técnicos precisam entrar nesse roteiro.

 

Improvisar nessas situações não transmite uma imagem empregadora séria da organização.

 

Caso a empresa decida por outras entrevistas com outros membros da equipe, por exemplo, isso também precisa ser comunicado ao candidato, assim como deve existir uma preparação prévia dessas outras etapas também.

Como uma empresa terceirizada de RH pode auxiliar na busca pelo candidato ideal?

A leitura deste artigo demonstrou o quanto um processo seletivo precisa ser bem elaborado para que consiga atrair os melhores candidatos para uma empresa.

 

Além de conhecimento específico para obter sucesso, é necessário um investimento considerável de tempo por parte do setor de Recursos Humanos.

 

Entretanto, existe uma alternativa que pode auxiliar na busca por profissionais qualificados com agilidade e com todo o conhecimento que essa tarefa exige, que é a terceirização do processo de Recrutamento e Seleção.

 

As empresas de recrutamento têm profissionais especializados e ferramentas para identificar talentos. Eles entendem as necessidades específicas da empresa e podem encontrar candidatos que se alinham com essas exigências de cada cargo com mais rapidez.

 

Além disso, essas ferramentas permitem um amplo alcance de público, maior do que a empresa poderia alcançar com o uso de redes sociais ou o seu próprio site para atrair candidatos.

 

Outra vantagem que as empresas terceirizadas apresentam é que elas gerenciam todo esse processo, permitindo que a empresa se concentre em suas atividades principais.

 

A RH Center oferece esse serviço com agilidade e simplicidade. Com a contratação a sua empresa conta com:

 

  • Confiabilidade: 9 entre cada 10 empresas que contratam a RH Center retornam.
  • Tecnologia para garantir a busca de candidatos: por meio de investimentos sistemáticos em redes sociais e de relacionamento, bancos de currículos e robôs de busca com inteligência artificial, a atração de perfis é mais rápida.
  • Processos seletivos de sucesso: as equipes capacitadas que utilizam ferramentas e metodologias para testagem e avaliação comportamental atingem altos índices de qualidade nos processos seletivos, entregando candidatos adequados para cada posto de trabalho.


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