Quais as vantagens de implementar o banco de horas na empresa
24 de set. de 2020

Quais as vantagens de implementar o banco de horas na empresa

por Luiz Fernando Cação (Coordenador de Administração de Pessoas)

Quando o assunto é gerenciamento da jornada de trabalho dos colaboradores, muitas empresas apostam no banco de horas como alternativa para realizar a compensação do tempo trabalhado a mais, sem a necessidade de efetuar o pagamento de horas extras.

Com a adoção deste sistema tanto empregador quanto empregados são beneficiados. Afinal, os trabalhadores têm seus direitos trabalhistas assegurados e a empresa evita transtornos futuros como ações trabalhistas. 

Se a sua empresa ainda não utiliza o banco de horas, confira os benefícios que a implementação desse método traz para o seu negócio.

Como funciona o banco de horas

O banco de horas é um sistema de controle da jornada de trabalho, utilizado nas organizações para registrar, contabilizar e compensar as horas extras trabalhadas além do expediente por cada colaborador. 

Basicamente, este sistema soma o período excedente trabalhado pelo funcionário e faz o registro do tempo total em um banco para compensação futura.

Na prática, o funcionamento do banco de horas é muito simples: sempre que o colaborador trabalhar além de sua jornada diária, o seu banco de horas será creditado, acumulando os minutos ou horas a mais que ele ficou após o expediente. 

Este saldo positivo de horas poderá ser utilizado posteriormente pelo colaborador para dias a mais de folga, situações emergenciais fora do trabalho, prolongamento das férias, etc. 

Da mesma maneira que o banco de hora contabiliza o tempo excedente de trabalho, ele também acumula atrasos, saídas antes do horário e faltas sem justificativa. 

Portanto, todas as vezes funcionário atrasar o início de sua jornada ou sair mais cedo, o sistema irá reduzir o saldo de horas, podendo até mesmo resultar em um banco de horas negativo para o colaborador.

O saldo do banco de horas deve ser compensado dentro de um ano, caso contrário, as horas extras deverão ser somadas à folha de pagamento do funcionário. 

Porém, vale ressaltar que o prazo para compensação pode ser reduzido, conforme o acordo realizado entre a empresa e os colaboradores (acordo individual ou coletivo, com a presença do sindicato). 

Porque investir no banco de horas: as vantagens 

Como você conferiu, a adoção do banco de horas traz menos complicações futuras para a empresa e assegura os direitos trabalhistas dos colaboradores. 

Mas as facilidades deste sistema vão muito além disso. Conheça outras vantagens que o banco de horas pode proporcionar para a sua organização:

  • Maior flexibilidade para empresa e colaboradores 

Com a adoção do banco de horas, empresa e funcionários podem se beneficiar de uma jornada de trabalho mais flexível. 

Neste sistema, o colaborador pode compensar atrasos ou faltas sem que os períodos de ausência sejam descontados do seu salário. 

Já o empregador não precisa se preocupar com transtornos na folha de pagamento causados pela falta do colaborador, já que ausência será compensada através do banco de horas.

  • Economia com horas extras 

Empresas que adotam o banco de horas reduzem significativamente os custos com o pagamento de horas extras da equipe, despesa que representa um grande impacto nas finanças da organização — o valor da hora extra é, pelo menos, 50% a mais do que a hora da jornada comum. 

Além disso, o banco de horas traz mais segurança financeira para os gestores, que não precisam mais se preocupar com o valor de horas extras a ser pago nos próximos meses. 

  • Otimização das atividades do RH

Sem a necessidade de realizar o pagamento das horas extras, o RH interno poderá se beneficiar de uma rotina de trabalho menos atarefada e com mais tempo livre para se dedicar às atividades estratégicas da empresa. 

Com a adoção do sistema de banco de horas, basta que a empresa realize o controle de ponto inteligente para contabilizar o período extra que cada colaborador trabalhou ou quantas horas ele ficou devendo durante o mês.

  • Redução de pagamentos indevidos 

O empregador deve realizar o pagamento das horas extras no mês em que elas foram feitas. Dessa forma, a equipe de RH tem pouco tempo para conferir os registros e incluir as horas na folha de pagamento de todos os colaboradores.  

O prazo apertado, em conjunto com as demais responsabilidades do setor de RH, pode resultar em erros de cálculo e pagamentos indevidos.  

Ao implantar o banco de horas esta dificuldade é eliminada, uma vez que a empresa conta com mais tempo para analisar as horas extras de cada funcionário e conferir se está tudo certo. 

A maneira mais eficiente de aproveitar todo os benefícios que o banco de horas oferece para a sua empresa é contar com uma parceira especializada em gestão de pessoas para realizar a administração da sua folha de pagamento. 

A RH Center realiza desde o cálculo da folha e o controle de ponto até a gestão de todo o departamento de Recursos Humanos da sua organização 

Com nossa solução de processamento e folha de pagamento você conta com processos tecnológicos e inteligentes em gestão de cálculo, benefícios, controle de ponto e muito mais. Além disso, oferecemos cobertura de seguro em todos os processamentos de cálculo.

A parceria da RH Center representa mais segurança nas atividades da sua empresa e mais tempo livre para a equipe interna se dedicar ao que realmente importa: o crescimento do negócio. 

Entre em contato conosco e conheça os diferenciais do BPO de folha de pagamento da RH Center.

Compartilhar

Comentários para este post