Dúvidas comuns na terceirização da folha de pagamento
05 de ago. de 2021

Dúvidas comuns na terceirização da folha de pagamento

O cálculo da folha representa uma das obrigações mais trabalhosas para uma organização. E fatores como o grande volume de informações, a complexidade da legislação trabalhista e a ausência de funcionários qualificados podem dificultar ainda mais a elaboração do documento. Por isso, cada vez mais empresas investem na terceirização da folha de pagamento.   

O BPO da folha melhora a eficiência dos processos internos, reduz erros e o desencontro de informações, aumenta a competitividade do negócio e permite que a equipe interna de Recursos Humanos tenha mais tempo para se dedicar a atividades estratégicas da empresa.

Você está pensando em terceirizar a folha de pagamento da sua empresa, mas ainda tem dúvidas sobre o assunto? 

Confira um FAQ que preparamos com as dúvidas mais comuns sobre o BPO da folha.

O que é BPO de folha?

O BPO, sigla para Business Process Outsourcing, é um tipo de terceirização estratégica voltada para processos de negócios. Essa modalidade reduz a burocracia e facilita a realização de diversas atividades dentro das organizações, principalmente no RH.  

No BPO de folha, a empresa repassa a responsabilidade de elaboração da folha de pagamento para um parceiro terceirizado, que dispõe de especialistas e uma estrutura completa para realizar as atividades com máxima eficiência e integração com a contratante. 

Quais processos podem ser terceirizados?

Com o serviço de BPO de folha de pagamento, é possível terceirizar diversos processos relacionados à rotina mensal e anual da folha, como: controle de ponto, gestão de benefícios legais, admissões, administração de férias, elaboração e processamento da folha mensal e para 13º salário, adiantamentos, emissão de guias de recolhimento, elaboração e entrega de relatórios anuais e muito mais.   

Quais os benefícios de terceirizar a folha de pagamento?

  • Redução de gastos: com a terceirização da folha, a empresa pode transformar as despesas fixas e gastos com equipamentos e sistemas em custos variáveis, já que a empresa terceirizada oferece todas as ferramentas necessárias para realizar a atividade. 
  • Otimização do tempo: com o BPO da folha de pagamento, a elaboração do documento e diversas outras atividades diárias são “transferidas” para a empresa terceirizada, permitindo que gestores e equipe interna de RH tenham mais tempo para focar em processos estratégicos do negócio.
  • Maior agilidade: o BPO de folha otimiza o tempo e ainda evita atrasos na entrega do documento, pois apresenta processos bem definidos, utiliza tecnologia de ponta e reduz as burocracias envolvidas na elaboração e cálculo da folha de pagamento. 
  • Mão de obra especializada: ao investir no BPO da folha, a empresa conta com uma equipe de profissionais altamente treinados e capacitados para desempenhar um serviço de qualidade.
  • Redução de erros: a atuação de profissionais experientes e constantemente atualizados em conjunto com procedimentos bem definidos, uso de softwares específicos para desenvolvimento de cronograma e registro detalhado das atividades permite que todos os processos relacionados à folha sejam realizados com máxima qualidade e com menor incidência de erros. 

Como escolher o parceiro ideal?

Na hora de terceirizar a folha de pagamento, é preciso contar com um parceiro reconhecido no mercado e com a expertise necessária para realizar o serviço de forma ágil, organizada e automatizada. 

Afinal, o auxílio da tecnologia na terceirização da folha aumenta a eficiência dos processos, reduz a ocorrência de erros e garante maior proteção às informações.  

Vale ressaltar ainda que os profissionais contratados devem estar sempre atualizados e atentos às mudanças na legislação, já que erros nesse sentido podem gerar multas para a empresa. 

Terceirize a folha com a RH Center

Há mais de 20 anos no mercado de Recursos Humanos, a RH Center oferece as melhores soluções de processamento e administração de folha de pagamento para diversas empresas. 

Nosso BPO de folha abrange desde processos administrativos, como processamento e cálculo, apuração de encargos trabalhistas, administração das informações do eSocial, controle de ponto, benefícios, entre outros, até a gestão completa do departamento pessoal. 

Os especialistas da RH Center estão sempre atualizados conforme as últimas mudanças na legislação e atuam seguindo os protocolos para segurança da informação (GDPR e LGPD), garantindo maior proteção aos dados da empresa.

Confira outras vantagens do BPO de folha da RH Center:

  • cobertura de seguro para os processamentos de cálculo;
  • tecnologia de ponta;
  • implementação de baixo custo;
  • flexibilidade na customização; 
  • controle de ponto dos colaboradores sem a utilização de REP.

Conte com a terceirização da RH Center para reduzir custos operacionais, ganhar tempo e otimizar o cálculo da folha da sua empresa.  

Entre em contato conosco e saiba como contratar o BPO de folha de pagamento. 

Compartilhar

Comentários para este post