10 dicas para você conquistar a recolocação profissional

É cada vez mais comum no mercado de trabalho encontrar profissionais que desejam trocar a área de atuação e começar em um novo setor ou carreira. Principalmente em tempos de rápida inovação e surgimento de novas profissões. 

Seja pelo desejo de renovação na vida profissional, pela baixa expectativa de crescimento no ramo ou até mesmo por uma insatisfação com o cargo atual, optar pela chamada recolocação profissional está se tornando uma realidade para muitas pessoas.  

Processo que pode envolver tanto a busca pela reintegração no mercado de trabalho, quanto a transição de carreira, a recolocação profissional analisa quais são os objetivos da pessoa, considerando condições de mercado, área escolhida e nível de experiência. É através da recolocação que o profissional encontra a melhor solução para sua carreira. 

Dicas para a recolocação

Não importa a idade ou a formação profissional, optar pela recolocação pode acontecer com todas as pessoas e em qualquer momento da vida, seja para quem acabou de se formar ou para quem já está há anos atuando no mesmo ramo. 

E se você é uma pessoa já com experiência, que quer tentar novos desafios na carreira, confira algumas dicas para fazer sua recolocação profissional.  

1. Definir objetivos

Apostar em uma nova carreira é uma grande mudança na vida de qualquer profissional. E se tratando de um investimento para o futuro, tomar essa decisão necessita de planejamento, por isso, antes de qualquer coisa defina muito bem seus objetivos profissionais. Pesquise sobre a área em que pretende atuar, quais são as demandas deste ramo e identifique o que falta no seu perfil para adquirir as habilidades necessárias. Com planejamento e objetivos definidos, você determina o que é preciso para chegar lá.

2. Buscar mentoria

Se sentir necessidade, procure um profissional especializado em recolocação profissional para te auxiliar durante o processo. Por meio de avaliações e estratégias, o mentor determina qual o melhor caminho a se tomar, dá orientações e desenvolve demais competências do profissional. 

3. Conhecer a área

 Com objetivos já estabelecidos, é hora de estudar sobre a área pretendida. Procure se informar sobre habilidades mínimas esperadas, situação atual do mercado — vagas, concorrência e salários — formação acadêmica, ramos de atuação, dentre outros questionamentos. Se possível, converse com pessoas experientes da área e tire suas dúvidas. 

4. Estudar

 Os profissionais mais requisitados do mercado são aqueles que possuem diversas habilidades e se especializam cada vez mais. Por isso, invista em seus estudos e na sua carreira. Quem busca aperfeiçoamento tanto em competências mais abrangentes como: liderança, gestão, inteligência emocional e finanças, quanto em conhecimentos específicos da área visada, com certeza sai na frente.  

5. Atualizar o currículo

O currículo é o primeiro contato da empresa com você, por isso, é essencial manter esse documento sempre atualizado e sem erros. Procure adicionar informações relevantes como resultados obtidos em cargos anteriores, metas alcançadas e problemas solucionados. Mas atenção, não se estenda muito, um currículo ideal deve conter apenas informações diretas e verdadeiras. 

6. Utilizar o marketing pessoal

Na hora da busca por um novo cargo, é importante saber “se vender”, portanto, invista em marketing pessoal. Explore suas características e principais habilidades para que as outras pessoas vejam o seu diferencial. Desenvolva sua imagem e crie uma marca própria. Utilize a ferramenta do marketing pessoal para destacar seu potencial e chamar a atenção das empresas que buscam por um novo profissional.  

7. Realizar networking

Assim como o marketing pessoal, o networking é uma boa forma de alavancar sua carreira e aumentar as chances de conseguir um emprego na área desejada. Por isso, procure sempre manter bons relacionamentos com pessoas importantes para sua carreira. Tenha contato com outros profissionais, faça conexões e troque experiências.

8. Saber filtrar as vagas

Você pode até estar ansioso para ingressar na nova carreira, mas saiba filtrar as vagas às quais pretende concorrer. Esperar pela oportunidade ideal é melhor do que se candidatar à dezenas de cargos que demandam mais do que a sua capacidade e experiência atual.

9. Se preparar para a entrevista

Antes de participar de qualquer entrevista de emprego é preciso se preparar. Por isso, pesquise sobre a empresa e conheça bem suas atividades. Treine sua falas, prepare o que vai dizer e seja confiante!

10. Estar aberto à negociações

Por estar buscando a recolocação profissional em uma nova área, esteja disposto a abrir mão de um bom salário no cargo atual para ganhar menos. A falta de experiência na área pode não garantir a remuneração desejada em um primeiro momento, dito isso, esteja disposto a negociar. Ter uma visão à longo prazo pode aumentar suas expectativas financeiras para o futuro. 

Se você busca a recolocação profissional, que tal acompanhar as melhores vagas para a área escolhida no portal de empregos da RH Center?

Além de poder cadastrar seu currículo gratuitamente, na página de vagas da RH Center você pode filtrar as oportunidades disponíveis por cargo e cidade/estado, ou fazer uma busca avançada de acordo com suas necessidades de tipo de contrato, por exemplo.

Desenvolvido por TNB.studio