5 dicas para conquistar o primeiro emprego
05 de fev. de 2020

5 dicas para conquistar o primeiro emprego

Após o fim da faculdade, os novos profissionais se deparam com um dos maiores desafios da carreira: conseguir o primeiro emprego. Fatores como a pouca idade e a falta de experiência e qualificações prévias dificultam ainda mais a entrada no mercado de trabalho. 

Se você se identifica com a situação acima, não precisa se preocupar. A equipe da RH Center separou no post de hoje cinco dicas para auxiliar jovens profissionais a conquistarem o primeiro emprego. 

Continue acompanhando a matéria e saiba mais. 

O primeiro emprego

Conquistar o primeiro emprego representa uma grande responsabilidade na vida de um profissional recém-formado. Afinal, essa é a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos estudados e desenvolver novas habilidades, ao mesmo tempo em que é necessário cumprir com prazos e horários e se adaptar à rotina da empresa.

E normalmente sem objetivos e metas bem definidos, muitos jovens profissionais se deparam com as dificuldades em se encaixar no mercado de trabalho. 

Entretanto, apesar de algumas empresas optarem por candidatos experientes e com vivência em determinada área, conquistar o primeiro emprego sem nenhuma experiência anterior não é uma missão impossível. 

Dicas para conquistar oportunidades 

Quem está em busca da inserção no mercado de trabalho sabe que o processo não é tão fácil assim.

Mas como falamos acima, conseguir o primeiro emprego não é impossível, basta seguir alguns passos e não desistir diante de respostas negativas. 

Confira agora as cinco dicas que irão te auxiliar na conquista do primeiro emprego.   

1. Aprenda a pesquisar as vagas 

O passo inicial para conquistar o primeiro emprego é saber pesquisar pelas vagas corretas. Afinal, de nada adianta se candidatar para um cargo em que a experiência seja imprescindível. Nesses casos os recrutadores nem têm o trabalho de analisar o currículo de um candidato iniciante.

Para ter sucesso nesta primeira etapa, busque por vagas com o título de “analista”, que costumam ser próprias para profissionais recém-formados e sem experiência. 

Outra dica é verificar diariamente se há vagas abertas no seu ramo. Muitos candidatos têm o costume de cadastrar o currículo no portal de vagas e acabam esquecendo de verificar as atualizações. 

Por isso, fique sempre de olho nos sites de recrutamento, nas redes sociais específicas, como o linkedin, e até mesmo em grupos para divulgação de vagas. 

2. Elabore um currículo apropriado

Mesmo sem experiências anteriores, o currículo de um candidato que busca o primeiro emprego deve ser bem desenvolvido e formatado. 

Erros de português são inadmissíveis, portanto sempre peça para um amigo ou familiar revisar o documento antes de enviá-lo às empresas.

A descrição do objetivo profissional deve ser clara e direta. Evite escrever demais e elaborar currículos muito longos ou com mais de uma folha. 

Já a seção de experiências pode ser preenchida com atividades realizadas durante a faculdade ou não registradas em carteira, por exemplo.

3. Mantenha a postura durante a entrevista

Chegou o momento de fazer a entrevista? Então saiba como agir e manter a postura. 

Apesar do nervosismo e da ansiedade, sempre olhe nos olhos do entrevistador, sente-se com a coluna reta e evite bocejar ou cruzar os braços. A linguagem corporal às vezes fala mais do que desejamos transmitir, e os recrutadores sabem interpretá-la. Por isso, tenha cuidado com gestos bruscos ou rudes. 

4. Se vista de acordo com o momento 

Outra dica que também diz respeito ao momento da entrevista é a vestimenta do candidato. 

Se a empresa for um ambiente mais sério, como um escritório de advocacia, o indicado é que o profissional utilize roupas formais e de tons neutros. 

Mas se o ambiente de trabalho for uma agência de publicidade, com funcionários mais jovens, o uso de uma vestimenta muito social pode destoar do ambiente, e indicar que o candidato não pesquisou sobre a empresa. 

5. Trabalhe o networking

A falta de experiências e de um currículo extenso podem ser compensados por uma boa rede de contatos com os mais diversos profissionais. 

Manter o networking em dia é uma dica interessante para candidatos inexperientes que desejam ingressar no mercado de trabalho. 

Conhecer as pessoas certas pode abrir portas e representar o início de uma carreira sólida. Por isso, trabalhe seu networking desde a faculdade, frequente reuniões e participe de feiras, conheça seus professores e colegas de curso e lembre-se de manter um perfil no linkedin completo e atualizado.

Gostou das dicas de hoje? Então que tal colocá-las em prática e conquistar o seu primeiro emprego? 

Acesse o portal de vagas da RH Center e conheça todas as oportunidades disponíveis para profissionais de todas as áreas e idades. 

Com mais de duas décadas de experiência na gestão de pessoas, a RH Center é a empresa ideal para te auxiliar na busca pelo primeiro emprego.  

 

Compartilhar

Comentários para este post