Compliance e RH
05 de out. de 2021

Com o aumento de denúncias de corrupção e a maior preocupação com a proteção de dados, o compliance vem ganhando ainda mais importância dentro das empresas.

Originado do termo em inglês “to comply”, o compliance pode ser entendido como a prática de obedecer ou cumprir um conjunto de regras. 

Dessa forma, no ambiente empresarial o compliance consiste no cumprimento de diretrizes internas e externas relativas a obrigações fiscais, trabalhistas, tributárias, contábeis e regulatórias.

Contudo, este conceito é ainda mais amplo e diz respeito às medidas e ferramentas que permitam à empresa colocar em prática sua visão, missão e valores, além de se posicionar perante funcionários, clientes, parceiros e mercado em geral.  

Ao realizar o compliance, a organização demonstra que está em conformidade com as obrigações legais e que adota boas práticas de segurança em processos internos e na proteção de dados e informações confidenciais.

O compliance e o setor de RH

Como você conferiu, o compliance empresarial é um conceito amplo que deve envolver todos os setores da empresa, inclusive o RH

Afinal, ao adotar o compliance no setor de Recursos Humanos é possível garantir que a organização mantenha sua identidade e cultura, realize contratações mais eficientes e construa um time de colaboradores capaz de seguir a ética do negócio.    

Confira mais sobre o papel do compliance no RH das empresas: 

  • Recrutamento e seleção

O recrutamento e seleção de pessoal é uma das atividades mais conhecidas do setor de Recursos Humanos. 

E quando aliada ao compliance, esta atividade busca profissionais não apenas qualificados para o cargo, mas que também estejam em conformidade com os propósitos, diretrizes e cultura da organização. 

Além disso, o compliance no recrutamento e seleção permite ainda o desenvolvimento de uma conduta mais ética durante todo o processo seletivo.

  • Comunicação interna

Aprimorar a comunicação interna auxilia os colaboradores no entendimento de suas obrigações, da missão, visão e valores do negócio e de regras e condutas que devem ser seguidas no ambiente de trabalho.

Dessa forma, o RH deve desenvolver estratégias de comunicação efetivas para que as informações sejam transmitidas e para que haja um canal direto de comunicação para dúvidas e questões que sejam relevantes para o compliance da organização.

Esta ação ainda permite que o setor receba denúncias dos colaboradores, demonstrando o quanto a equipe está comprometida com a manutenção do compliance.

Considerado uma ferramenta cada vez mais determinante para as empresas, o compliance deve ser implementado nas rotinas diárias e nos processos de RH, e  gestores que prezam pela integridade da organização devem contar com uma parceira que atue conforme os padrões de segurança para o compliance empresarial, como a RH Center! 

Com mais de 20 anos de experiência na área de Gestão de Recursos Humanos e terceirização de serviços, a RH Center une inteligência de processos e tecnologia de alta performance para promover soluções estratégicas para empresas dos mais diversos setores. 

Nossos profissionais capacitados realizam a gestão dos processos de RH do seu negócio, como recrutamento e seleção de pessoal, mão de obra temporária, avaliação comportamental, gestão de folha de pagamento, entre outros, de maneira totalmente alinhada aos princípios da sua organização e cultura empresarial. 

Além disso, a nossa equipe respeita os protocolos de segurança da informação, como GDPR e LGPD, garantindo uma atuação segura para o compliance da sua empresa.  

Com o apoio da RH Center você conta com serviços terceirizados que auxiliam o seu negócio a alcançar o compliance no setor de Recursos Humanos.

Entre em contato com nossos consultores e saiba como contratar nossas soluções. 

Compartilhar

Comentários para este post