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A importância do networking para sua carreira
Networking: mais do que uma lista de contatos, uma prática para expandir sua atuação e alcançar o sucesso profissional.
O câncer de mama é uma das doenças mais abordadas quando o assunto é saúde da mulher. Entre as iniciativas que visam aumentar a conscientização sobre a prevenção e a importância do diagnóstico precoce, o Outubro Rosa se destaca como uma das campanhas de maior apelo nacional.
De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), o Brasil registrou 66.280 novos casos de câncer de mama somente em 2022. É o segundo tipo de câncer que mais acomete mulheres no Brasil. Diante desses dados, torna-se fundamental uma ação conjunta para promover a saúde preventiva da mulher, inclusive dentro das empresas.
A Campanha Outubro Rosa teve início em 1991 durante um dos eventos organizados pela Fundação Susan G. Komen for The Cure. Durante a corrida de rua, que visava a conscientização sobre o câncer de mama em Nova York, foram distribuídos laços cor-de-rosa.
A ação simbólica continuou nos anos seguintes e logo foi incorporada em outros eventos. Depois, o Congresso Americano aprovou o mês de outubro como um período “oficial” para a realização de eventos e campanhas sobre a doença, iniciativas que adotaram o laço rosa como principal símbolo.
De forma gradual, outros países aderiram a ideia. No Brasil, a primeira ação registrada em prol do Outubro Rosa aconteceu em 2002.
O câncer de mama é uma doença que surge de forma silenciosa mas com altas taxas de cura quando diagnosticada de forma precoce. Entretanto, esse cenário só é favorecido se a mulher tiver um olhar voltado ao autocuidado, com uma rotina de consultas e exames anuais.
Além disso, ela também precisa conhecer o seu próprio corpo a fim de notar possíveis sinais da doença antes que ela se agrave. Parece algo simples, mas são questões desafiadoras, pois não é incomum encontrar mulheres que passam anos sem passar por uma consulta com o seu ginecologista.
Com campanhas como o Outubro Rosa, toda a sociedade se une para acender esse alerta e lembrar as mulheres desse importante cuidado com a sua saúde. Dados do INCA registraram um considerável aumento do percentual de realização de mamografias após as campanhas, além da redução dos números de óbitos relacionados à doença.
Dentro das empresas, o Outubro Rosa também é uma iniciativa primordial entre as ações e políticas de saúde no trabalho. A adesão à campanha tem um positivo impacto nos níveis de satisfação das colaboradoras, que se sentem mais valorizadas e motivadas para investirem em seu bem-estar e qualidade de vida.
Afinal, quando a própria empresa reforça a importância delas buscarem esse cuidado, as mulheres não sentem receio ao incluir consultas e exames em sua rotina. Outro ponto positivo é que investir nesse tipo de ação também valoriza a imagem da empresa perante seus colaboradores, uma visão que se estende à sociedade em geral.
As empresas que desejam incluir o Outubro Rosa em seu cronograma de ações devem adequar a ação à realidade da empresa. Para isso, o primeiro passo é analisar o perfil das mulheres que fazem parte do quadro de colaboradoras para que a mensagem seja abordada de forma assertiva.
Entre as informações que precisam ser transmitidas, cinco tópicos são fundamentais:
Para abordar essas informações de forma inovadora e intuitiva a fim de reforçar a importância do cuidado com a saúde, a empresa pode investir em diversos formatos. Vamos conferir algumas ideias?
1) Palestras informativas e motivacionais
Um dos formatos mais democráticos para abordar o Outubro Rosa é convidar as colaboradoras para palestras sobre o assunto. A empresa deve trazer especialistas para falar a respeito da doença, além da possibilidade de incluir histórias de superação com mulheres que venceram o câncer de mama.
2) Materiais com informações importantes
Também é fundamental reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce com a distribuição de materiais impressos. É uma forma da mulher levar consigo a mensagem, poder consultar quando precisar e compartilhar as dicas com outras pessoas. Do ponto de vista corporativo, o material também colabora para a valorização da imagem da empresa.
Outra dica é abordar o assunto no digital. Além de enviar e-mails internos com conteúdos interessantes e relevantes sobre o assunto, também vale utilizar as redes sociais da empresa para mostrar a importância da conscientização.
3) Promoção de discussões e debates em grupo
O Outubro Rosa também pode ser um ponto de partida para a criação de um cronograma de atividades que incluam discussões e debates em grupo sobre saúde e qualidade de vida. É uma iniciativa interessante para que as mulheres possam trocar experiências, derrubar mitos sobre a doença e esclarecer dúvidas com especialistas.
Além disso, esse tipo de experiência agrega bastante valor na questão emocional pois representa um suporte psicológico para quem já teve lesões pré-cancerosas ou que estão com casos de doença na família ou em seu círculo social.
4) Criação de grupos de caminhada e/ou corrida
Ter um estilo de vida saudável está diretamente relacionado com a promoção da saúde em geral. Por isso, o Outubro Rosa também pode fomentar a criação de grupos de caminhada e/ou corrida entre as colaboradoras.
Além de chamar a atenção para a importância da atividade física, a iniciativa pode inspirar a criação de um evento esportivo com a empresa como principal apoiadora da causa.
5) Eventos e ações solidárias
O mês de conscientização sobre o câncer de mama também é um momento para investir na solidariedade dentro da empresa. Muitas instituições necessitam de recursos financeiros da iniciativa privada para dar continuidade a ações que atendem a milhares de mulheres carentes.
Além de fazer esse investimento, a empresa também pode fornecer apoio com a realização de eventos - com a participação de colaboradores e suas famílias - em prol da causa e destinar o que for arrecadado para essas instituições.
6) Decoração e iluminação especial
Uma das tradições mais marcantes do Outubro Rosa é a presença da cor na decoração e iluminação de monumentos e edifícios, como uma forma visual de demonstrar apoio à campanha.
Essa iniciativa também é interessante nas empresas, que podem fazer intervenções com a cor em sua estrutura física, seja na fachada, nos jardins e na decoração de ambientes internos.
Essas intervenções podem ser simbólicas também, como incluir vasos com rosas, arcos de bexigas, distribuir fitas de cetim cor-de-rosa para os colaboradores usarem como broche e, até mesmo, distribuir camisetas com a cor para que sejam usadas na rotina da empresa.
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