Como gerir o controle de ponto com mais eficiência

Investir em um sistema de controle de ponto é essencial para as empresas e traz uma série de benefícios, além de auxiliar a equipe de RH durante a elaboração da folha de pagamento e na determinação dos valores devidos aos colaboradores.

Com diferentes configurações e formas de operação — como manual, mecânico, eletrônico e online — um bom sistema de controle de ponto deve sempre estar em pleno funcionamento para garantir a marcação correta dos horários e o acompanhamento da jornada de trabalho dos colaboradores.

Mas o que fazer se o controle de ponto não é eficaz para as necessidades da empresa? Confira como gerir esse sistema com maior eficiência para o seu negócio.

A importância do controle de ponto
O controle de ponto é o sistema utilizado nas empresas para registrar todos os dados relativos à jornada de trabalho mensal dos colaboradores.

A partir deste sistema é possível coletar uma série de informações, como horários de entrada e saída dos trabalhadores, pausa para almoço, quantidade de horas extras realizadas no mês, atrasos, faltas, etc.

Com estes dados em mãos, o departamento de Recursos Humanos tem maior controle sobre a jornada de trabalho da equipe, realizando o fechamento da folha de pagamento de forma mais ágil, assertiva e organizada.

Além disso, o controle de ponto também auxilia na determinação do pagamento de horas extras e adicionais, reduzindo erros operacionais e custos com pagamentos indevidos.

Controle de ponto: mais eficiência no processo
Considerando a importância do controle de ponto para as atividades diárias da organização, é fundamental garantir que esse sistema opere de modo eficiente dentro da empresa.

Confira alguns pontos que podem prejudicar a eficiência do sistema de controle de ponto:

  1. Falhas na marcação do ponto
    Por mais que os avanços na tecnologia tenham automatizado diversos processos, a marcação do ponto ainda depende da ação humana, portanto, o sistema é suscetível a falhas e erros, como a ausência do registro das horas ou horários alterados.

    Para garantir que as marcações de horas sejam feitas adequadamente, a empresa precisa contar com um sistema de controle de ponto eficiente e devidamente homologado pelo extinto Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

    Afinal, é responsabilidade do empregador utilizar um sistema de ponto aprovado conforme a legislação.

  2. Sistema de controle de ponto gratuito
    Pensando em economizar e reduzir custos operacionais, algumas empresas apostam em alternativas gratuitas de controle de ponto.

    No entanto, estes sistemas costumam ser limitados e desatualizados, já que não acompanham os avanços da tecnologia e as novidades em sistemas de ponto. Nesse quesito, o ponto gratuito pode ser bastante ineficiente para as empresas.

    Hoje em dia, o mercado já oferece controle de ponto biométrico, com reconhecimento facial e até online, permitindo a marcação e o acompanhamento das horas em qualquer lugar, através de aplicativos de celular que são constantemente atualizados e melhorados.   

  3. Controle de ponto inadequado
    Como já mencionamos, existem diferentes sistemas de controle de ponto disponíveis no mercado, desde opções mais “em conta”, como o livro ponto, até alternativas mais modernas, como o ponto online/alternativo.

    Escolher o sistema ideal para as necessidades da organização é fundamental para evitar falhas e um controle ineficiente.

    Empresas de grande porte, por exemplo, não conseguiriam realizar um controle adequado de todos os colaboradores através do ponto manual.

    Por isso, antes de investir em um sistema de ponto é preciso considerar uma série de características da organização para não errar na escolha.

A solução em controle de ponto da RH Center
Atuando há mais de 20 anos na Gestão de Recursos Humanos e terceirização de serviços, a RH Center oferece soluções completas em processamento de folha de pagamento e controle de ponto para empresas de diversos portes e setores do mercado.

Reunindo inteligência de processos e tecnologia de ponta, a RH Center desenvolveu o Kairhos, um sistema de controle de ponto online que facilita o registro da jornada de trabalho dos colaboradores e leva muito mais eficiência para o dia a dia das empresas.

O sistema Kairhos possui baixo custo de implantação e pode ser utilizado por toda a equipe em dispositivos Android, facilitando a marcação de ponto.

Além disso, o Kairhos reduz significativamente os erros operacionais durante a elaboração da folha, pois oferece maior agilidade na atualização de dados e proteção de informações.

Quer saber mais?

Entre em contato com a nossa equipe e descubra como o sistema Kairhos pode otimizar o registro de ponto da sua empresa.


Desenvolvido por TNB.studio