Como fazer uma carta de apresentação
17 de jun. de 2020

Como fazer uma carta de apresentação

O mercado de trabalho tem passado por grandes transformações nos últimos meses. Devido ao cenário atual, muitas empresas precisaram reduzir a equipe e cortar custos. E se você foi afetado por essas mudanças, saiba que uma boa carta de apresentação pode te ajudar na recolocação profissional. 

Apesar da carta de apresentação ter uma relevância variada dentro das empresas, em muitos processos seletivos ela é tão importante quanto o currículo do candidato, sendo até mesmo decisiva no momento da contratação. 

Por ser um documento de grande ajuda na busca por um novo emprego, a carta de apresentação não deve ser deixada de lado pelos profissionais. 

Por isso, nós separamos algumas dicas para você elaborar uma boa carta de apresentação e impressionar os recrutadores.

Como fazer uma carta de apresentação?

A carta de apresentação, como o nome já indica, serve para apresentar o candidato, destacando suas principais experiências e qualidades mais relevantes. 

Para não tornar a leitura cansativa e desinteressante, o documento deve ser resumido, contendo todas as informações necessárias em, no máximo, três parágrafos. 

Confira mais algumas dicas de como fazer uma carta de apresentação:

1 - Faça um texto personalizado 

Além de auxiliar os recrutadores a conhecerem um pouco mais sobre cada candidato, a carta de apresentação também é fundamental para despertar interesse pelo currículo. 

Dessa forma, na hora de elaborar a sua carta evite textos prontos e que não trazem nenhuma informação relevante sobre o seu perfil. 

Elaborar um conteúdo personalizado e diferente do tradicional demonstra a criatividade do candidato e chama a atenção do recrutador para a leitura. 

2 - Não desperdice o corpo do e-mail

Vai enviar o currículo por e-mail? Então aproveite o corpo da mensagem para elaborar a sua carta.

Fazer a apresentação no corpo do e-mail, além de ser mais prático e eficiente para o recrutador, já que ele não precisa baixar o documento para fazer a leitura, desperta a atenção logo em um primeiro momento.

3 - Demonstre que tem os requisitos necessários

Ao elaborar a carta de apresentação para uma vaga específica, lembre-se de demonstrar no texto que você cumpre os requisitos exigidos. 

Seja em parágrafo ou tópicos, o importante é comunicar a empresa que você possui as habilidades necessárias e o perfil certo para assumir o cargo. 

4 - Deixe claro a sua contribuição para a empresa 

É importante comunicar na carta de apresentação como você pode contribuir para a empresa. 

Neste momento, vale mencionar quais de suas qualificações profissionais e experiências passadas podem ser úteis para o crescimento da organização. 

5 - Mostre que conhece a empresa

Comentar fatos sobre a trajetória da empresa em seu ramo de atuação ou posicionamento no mercado demonstra conhecimento e interesse pela companhia, além de motivação para o cargo em aberto. 

Essa é uma boa maneira de chamar a atenção do recrutador e despertar o interesse pelo seu currículo.

6 - Comente se foi indicado por alguém

Se houver indicação de algum funcionário da empresa, inicie sua carta de apresentação com essa informação, comunicando o nome de quem o indicou. 

A indicação de um colaborador pode fazer com que o recrutador tenha maior consideração pelo seu currículo durante a seleção. 

Mas lembre-se de sempre pedir a autorização do funcionário antes de citar a indicação ao recrutador.

Agora que você já sabe como montar uma carta de apresentação de destaque, fique de olho nas vagas que a RH Center disponibiliza. 

Em nosso portal de vagas exclusivo, você encontra dezenas de oportunidades para iniciar no mercado de trabalho ou buscar a recolocação profissional de maneira mais rápida e eficiente.

Não encontrou a vaga ideal?

Você pode cadastrar o seu currículo gratuitamente para oportunidades futuras mais alinhadas ao seu perfil profissional. 

Conte sempre com a equipe RH Center para alcançar o próximo desafio da sua carreira.

Compartilhar

Comentários para este post