Como escolher um software de folha de pagamento?
30 de jan. de 2024

Como escolher um software de folha de pagamento?

A gestão da folha de pagamento é uma das principais demandas do departamento de Recursos Humanos de uma empresa, pois reúne as informações sobre remuneração de funcionários e é documento obrigatório.  

E justamente por ser uma demanda recorrente, com uma série de informações para ser emitida, que o uso de softwares específicos tem sido cada vez mais comum.  

Mas como escolher o programa ideal diante das opções variadas que existem? Nesse conteúdo, vamos explicar melhor sobre os softwares de folha de pagamento. Continue a leitura! 

O que é um programa de folha de pagamento? 

O sistema de folha de pagamento é uma ferramenta que agiliza os processos da emissão da folha de pagamento dos funcionários de uma empresa.

Esse programa organiza e automatiza o processo de emissão dos holerites, diminuindo o tempo gasto nessa função e garantindo que o documento esteja em conformidade com a lei. 

Um programa de folha de pagamento também facilita o cálculo dos impostos, contribuições, benefícios e descontos dos funcionários, evitando erros e multas. Além disso, ele permite a integração com outros sistemas da empresa, como o de contabilidade e gestão financeira, otimizando o fluxo de informações e a tomada de decisões.

Com um programa de folha de pagamento, o gerenciamento das equipes fica mais organizado, pois é possível controlar as horas trabalhadas, as faltas, as licenças, as férias e os afastamentos. 

Alguns softwares contam com a possibilidade de emitir relatórios e gráficos que mostram o desempenho e a produtividade das equipes, assim como o custo da folha de pagamento para a empresa.

O que considerar para escolher o sistema de folha de pagamento?

São diversos itens que precisam ser considerados na pesquisa por um sistema de folha de pagamento, vamos falar especificamente sobre os principais. 

Segurança

A segurança da informação é um fator essencial em qualquer software. Por isso, é preciso escolher uma solução que garanta a proteção dos dados contra vazamentos, extravios e ataques virtuais. 

Esses problemas podem comprometer a reputação da empresa e gerar prejuízos financeiros e jurídicos, sem contar a vulnerabilidade dos dados dos funcionários.

Quando estiver procurando um sistema de folha de pagamento, informe-se sobre a segurança que o programa proporciona. 

Configurações e funcionalidade

Outro fator importante na escolha de um programa de folha de pagamento é a sua funcionalidade e configurações; ou seja, ele precisa se adaptar às necessidades da empresa. 

Um bom software deve permitir a personalização das configurações, como o tipo de regime tributário, o cálculo das verbas rescisórias, o reajuste salarial, entre outras. Com isso, o setor de RH poderá adequar o software à realidade do negócio, acrescentando campos e excluindo aqueles que não são necessários. 

A funcionalidade também é essencial para agilizar o trabalho do gestor e do contador, principalmente na emissão de guias de recolhimento, a geração de relatórios, a integração com o eSocial, a importação e exportação de dados e muito mais. 

A interface também precisa ser intuitiva e contar com um suporte técnico eficiente para resolver eventuais problemas ou dúvidas durante o uso. 

Automação das rotinas

A escolha do sistema de folha de pagamento também depende da sua capacidade de automatizar o maior número de rotinas empresariais. Existem diversas opções disponíveis. Veja as principais:

  • Admissão de pessoal: possibilita o registro de dados e o envio de documentos obrigatórios digitalizados, conforme o padrão de admissão estabelecido; 
  • Gestão de férias: monitora as férias do time, seu histórico e registros para prevenir a aplicação de multas por causa do descumprimento da legislação; 
  • Gestão de benefícios: amplia a transparência das atividades e gera economia; 
  • Distribuição de holerites: geração sem falhas e online, acesso com mais agilidade e economia de papel; 
  • Mural de comunicação: divulga avisos sobre políticas, aniversariantes do mês e alterações nas normas trabalhistas; 
  • Geração de dados e relatórios: disponibiliza informações atualizadas para acompanhar indicadores e detectar oportunidades de melhoria; 
  • Desligamento de colaborador: automatiza o processo com o encaminhamento das informações necessárias e a execução do checklist para verificar as etapas.

Quer continuar se informando sobre outros conteúdos relevantes da área de RH e gestão de pessoas? Então continue a leitura de outros artigos do blog da RH Center! 

Aproveite também para nos seguir nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.

Compartilhar

Comentários para este post