Como contratar pessoas? Veja o passo a passo do recrutamento!
10 de ago. de 2022

Como contratar pessoas? Veja o passo a passo do recrutamento!

Um dos maiores desafios de qualquer gestor é contratar pessoas que estejam alinhadas aos valores e propósitos da empresa. É uma missão que exige dedicação em um processo bem estruturado de recrutamento para encontrar profissionais qualificados com o perfil ideal para cada vaga. 

Por isso, não basta divulgar as vagas e esperar que os currículos apareçam. É primordial ter uma estratégia e seguir processos primordiais para não desperdiçar tempo e recursos em uma contratação mal sucedida. 

Para te ajudar, preparamos um passo a passo para contratar pessoas com dicas certeiras para a sua empresa organizar as etapas do recrutamento. Continue a leitura!

Passo a passo para contratar pessoas

1- Planeje o processo seletivo

O planejamento deve ser o primeiro passo de qualquer processo de recrutamento e seleção. Esse passo é fundamental para identificar o perfil da vaga, as competências e atribuições esperadas do profissional e definir quais serão as etapas posteriores de acordo com as necessidades da empresa. 

2- Descreva a vaga de forma assertiva e atraente

Com o planejamento finalizado chegou o momento de desenvolver a descrição da vaga. Parece algo trivial e muitas empresas ignoram a importância dessa fase e acabam “reciclando” as mesmas descrições por anos. 

Entretanto, é fundamental que o texto seja atrativo para que a pessoa deseje pertencer àquela empresa, compartilhar daqueles valores e seja realmente um talento com as competências que os gestores esperam para a vaga.

E, claro, o texto deve incluir o maior número de informações sobre o cargo - como salário, benefícios, exigências e atividades da rotina. Também é interessante abordar as oportunidades de crescimento na empresa.

3- Anuncie a vaga nos lugares certos

O terceiro passo do processo de recrutamento é avaliar os melhores canais de divulgação para anunciar a vaga

Não é preciso seguir o mesmo padrão para todos os perfis de vaga, já que cada cargo “exige” um olhar diferenciado sobre onde estarão os melhores candidatos. Então, reflita sobre onde estão os talentos que você busca e planeje para que eles sejam, de alguma forma, impactados pelo anúncio da vaga.

4- Não tenha pressa na triagem de currículos

A triagem de currículos é o segundo filtro dos candidatos. É fundamental ter um método que seja assertivo para avaliá-los e não deixar passar nenhum detalhe que seja importante. 

Quando feita de forma manual, ela pode estar sujeita a falha humana e trazer alguns prejuízos ao processo de recrutamento. Por isso, não se pode ter pressa para avançar para as próximas fases sem uma triagem de currículos bem feita. 

5- Faça uma avaliação comportamental

Outro ponto importante do processo seletivo é a avaliação comportamental, na qual serão analisadas as soft skills dos candidatos. É importante para que o perfil do candidato esteja alinhado à cultura organizacional e valores da empresa. 

6- Faça testes técnicos

Se a avaliação comportamental é importante, também se faz necessário um teste técnico. Nesse caso, as hard skills (habilidades técnicas que podem ser aprendidas por meio de cursos, treinamentos, workshops, etc) serão analisadas de forma a entender qual é o conhecimento do candidato de acordo com o que for exigido para o cargo. 

Um exemplo é uma vaga para um redator. Para que a empresa entenda seu nível de conhecimento da Língua Portuguesa e como é o seu estilo de escrita, um texto de um assunto específico pode ser solicitado como teste técnico. 

7- Prepare um roteiro para as entrevistas

As entrevistas são uma etapa importante para coletar o máximo de informações necessárias dos candidatos de forma otimizada. 

Para isso, você precisa ter um roteiro de perguntas que devem ser feitas para ter como um guia e entender aspectos primordiais para a contratação. Uma dica que funciona é fazer anotações e não confiar na memória. 

8- Chegou o momento de escolher o profissional

Dependendo do cargo, a entrevista pode ser dividida em etapas. Não é incomum ser necessário mais do que uma - com pessoas diferentes da empresa - para que a decisão final seja tomada. 

Após essa fase e a chegada em um consenso sobre o profissional que deve ser contratado, o primeiro aviso deve ser para ele - até para o setor de RH saber se o mesmo continua interessado na vaga. Depois disso, também é primordial passar um feedback para os demais candidatos que participaram das entrevistas. 

9- Organize o onboarding

Apesar de não ser uma parte efetiva do recrutamento, o onboarding (processo de integração do colaborador à equipe) é um detalhe fundamental para a retenção de talentos. Se a empresa já tiver um padronizado facilita bastante, mas se ainda não é algo que faz parte da cultura do negócio, vale a pena analisar a estruturação de um. 

Em tempos de Internet e redes sociais corporativas, como o LinkedIn, a forma como esse profissional será recebido pode impactar na reputação e credibilidade da empresa perante o mercado. 

DICA BÔNUS: use a tecnologia a favor do recrutamento

Se você chegou até aqui e gostou das dicas, mas pensa em fazer tudo isso que abordamos no artigo de forma manual, saiba que esse pode ser um “tiro no pé”. Conforme já comentamos, o processo de recrutamento e seleção exige técnica e dedicação desde o início. Deixar algumas etapas sujeitas à falha humana é um erro fatal na estratégia.

Atualmente, existem diversas ferramentas que auxiliam o RH na contratação de pessoas de forma mais ágil e eficiente. Além de não sobrecarregar o setor, você otimiza todos os processos, não prejudica a produtividade da equipe e ainda reduz os custos envolvidos.

Conheça as soluções da RH Center para atrair novos talentos para a sua empresa

Com ampla experiência de mercado, a RH Center oferece soluções em recrutamento, seleção, gestão de pessoas e processamento da folha de pagamento. 

A empresa utiliza tecnologia como o VaRHgas, um robô recrutador (bot) da RH que auxilia nos processos de recrutamento de candidatos de forma totalmente virtual e interativa.

Com a Inteligência Artificial do VaRHgas, você tem à sua disposição um eficiente instrumento de atração dos perfis ideais para os cargos em aberto que realiza o recrutamento até 60% mais rápido do que os processos tradicionais.

Além disso, a RH Center tem métodos assertivos para a divulgação de vagas, seleção de currículos e avaliação comportamental para auxiliar sua empresa na contratação de profissionais de alta performance e alinhados com sua cultura organizacional. 

É a melhor escolha para simplificar todos os processos de recrutamento e auxiliar sua equipe de RH com mão-de-obra qualificada, tecnologia e mais agilidade. 

Quer receber uma proposta personalizada? Clique aqui

Compartilhar

Comentários para este post