As profissões do futuro
11 de mar. de 2020

As profissões do futuro

O mercado de trabalho está em constante evolução. A todo momento novos processos, tecnologias e habilidades surgem nas mais diversas áreas de atuação, dando origem às chamadas profissões do futuro. 

Essas novas profissões despertam interesses, criam oportunidades de crescimento e representam a abertura de mercados nos mais variados setores, como saúde, transportes, economia, comunicação, dentre outros. 

E mesmo com a crescente substituição das funções manuais pela automação, os empregos não deixarão de existir. Afinal, as profissões do futuro representarão uma nova gama de cargos disponíveis para os profissionais das novas gerações.

Se você se interessou pelo assunto e quer conhecer as profissões do futuro, continue acompanhando a matéria de hoje. 

O que o mercado de trabalho reserva para o futuro?

Como já comentamos, o mercado de trabalho passa por constantes evoluções. Conhecimentos valorizados atualmente podem se tornar requisitos básicos daqui alguns anos. 

Dessa forma, para acompanhar o ritmo do mercado, é fundamental que os profissionais busquem atualização constante e estejam sempre alinhados com as necessidades das empresas

Segundo o relatório O Futuro do Trabalho, do Fórum Econômico Mundial, as competências profissionais mais valorizadas até 2022 serão: 

  1. Pensamento inovador e analítico;
  2. Pensamento crítico e analítico;
  3. Inteligência emocional;
  4. Capacidade de resolução de problemas complexos;
  5. Liderança e influência social;
  6. Ideação e racionalidade;
  7. Aprendizado ativo e estratégias de aprendizado;
  8. Iniciativa, originalidade e criatividade;
  9. Análise e avaliação de sistemas;
  10. Tecnologia, design e programação.

Essas habilidades demonstram que, mesmo com a ampla utilização de máquinas no mercado de trabalho, não há como substituir a inteligência e as habilidades humanas. Portanto, o trabalho realizado por pessoas irá apenas evoluir e se adequar a realidade, mas não deixará de existir. 

As profissões do futuro 

Confirmando o que parecia ser uma tendência mundial, as novas profissões do futuro — dos mais diversos setores de atuação — estarão relacionadas às áreas de criação, inteligência artificial, inovação de conhecimento e ciência de dados. 

Conheça agora seis novas profissões do futuro: 

  • Especialista em clima e meio ambiente

A preocupação com as questões ambientais e a preservação da natureza está cada vez mais presente na sociedade e nas empresas. Afinal, o mundo vem enfrentando sérios problemas de esgotamento de recursos e doenças oriundas da poluição. 

No futuro, novos negócios voltados para o meio ambiente estarão em alta, como controladores da emissão de carbono, agricultura hidropônica vertical, forças de segurança contra infratores do ecossistema, dentre outros. 

  • Piloto e controlador aéreo de drones

Os drones já são usados para a realização de pesquisas em diversas áreas. Mas no futuro, o uso dos drones será cada vez mais comercial, e esses dispositivos serão empregados em tarefas de distribuição e transporte, por exemplo.

  • Especialistas em impressão 3D

A tecnologia da impressora 3D já é aplicada na construção civil, na arquitetura e na indústria. Porém, no futuro a impressão 3D irá beneficiar diversas outras áreas profissionais, como a medicina.

  • Especialistas em tráfego automatizado e veículos autônomos

As pesquisas e evoluções no setor de transportes irão exigir no futuro engenheiros especializados na projeção de veículos mais leves e menos poluentes, que sejam capazes de criar novas experiências aos viajantes.

  • Intérpretes de Big Data

Estima-se que em 2030 existam mais de 50 milhões de máquinas conectadas ao redor do mundo. Essa grande quantidade de informações em circulação exigirá profissionais com habilidades multidisciplinares de trabalho em equipe e interpretação de Big Data.

  • Especialistas em criptomoedas

As criptomoedas ganharão ainda mais evidência nos próximos anos, e questões como aspectos legais e segurança de investimentos exigirão profissionais preparados para esta nova economia.

Gostou do conteúdo de hoje? No blog da RH Center você encontra diversos outros assuntos sobre mercado de trabalho, habilidades profissionais, carreira e gestão de pessoas

Continue acompanhando para ficar sempre por dentro das novidades.  

Compartilhar

Comentários para este post