Por que as empresas terceirizam a mão de obra?
15 de out. de 2019

Por que as empresas terceirizam a mão de obra?

Não é segredo para ninguém que, para uma empresa ter sucesso e se destacar no mercado, é necessário implantar processos bem definidos e possuir uma gestão eficaz. A contratação de colaboradores, por exemplo, é um processo que está inserido neste contexto, afinal ela altera diretamente as finanças de um negócio. 

É cada vez mais comum observarmos empresas inovando na forma de contratação e optando pela terceirização de mão de obra. 

Processo indicado para situações pontuais e casos específicos, a terceirização de mão de obra representa uma economia no orçamento, além de diminuir a burocracia.

Se você se interessou pelo assunto, conheça agora um pouco mais sobre essa forma de contratação cada vez mais popular entre os gestores. 

Mão de obra terceirizada

Terceirização de mão de obra significa demandar da empresa contratada uma equipe responsável para realizar determinados serviços para a contratante. Porém, não compete à empresa fornecedora da mão de obra se responsabilizar pelos serviços entregues e nem fornecer equipamentos. 

Cabe à contratada apenas a responsabilidade do fornecimento ágil de pessoal e administração de direitos trabalhistas da equipe. Sendo, portanto, função da contratante supervisionar o serviço realizado pela mão de obra.  

É importante ressaltar também, que mão de obra terceirizada não é a mesma coisa que terceirização de serviços — quando a empresa contrata uma terceira para administrar completamente a realização de tarefas secundárias como limpeza e segurança. 

As duas situações existem para suprir necessidades diferentes e não devem ser confundidas. Enquanto a terceirização de serviços consiste na “compra” de uma determinada atividade, a mão de obra terceirizada representa o aluguel de horas de trabalho. 

Portanto, a terceirização da mão de obra é mais indicada quando existe a necessidade de atender uma demanda sazonal (atividades temporárias), como é o caso da contratação de vendedores extras no período de festas de final de ano. Além de casos de afastamento e férias e execução de projetos especiais. 

Benefícios

Ao contratar mão de obra terceirizada, as empresas se deparam com algumas vantagens como:

  • Economia financeira: por não haver vínculo empregatício entre contratante e terceirizado, os gastos são menores;
  • Redução da burocracia: é função da prestadora de serviços arcar com as responsabilidades trabalhistas dos terceirizados; 
  • Economia de tempo: a prestadora realiza a implantação do profissional na empresa de maneira rápida e com toda a documentação necessária já providenciada.

Já para o trabalhador, atuar como mão de obra terceirizada pode ser vantajoso em situações como: 

  • Transição de profissão;
  • Introdução em uma nova área;
  • Busca pelo primeiro emprego;
  • Trabalho temporário em períodos de férias, no caso de estudantes.

Burocracia

Todo empresário sabe das dificuldades enfrentadas para contratar e manter um funcionário interno pelo regime CLT. As obrigações são tantas que não é difícil se perder em meio a documentos e exigências. 

Por isso, para trabalhos temporários, a melhor opção é contratar mão de obra terceirizada através de empresas sérias e competentes, que irão cuidar de toda a parte trabalhista do processo.

Uma vez que, mesmo se tratando de uma contratação pontual, o trabalhador temporário tem direito a INSS, FGTS, férias e 13º proporcionais, paridade salarial em relação aos demais colaboradores que exercem o mesmo cargo dentro da empresa, além de receber por horas extras e adicionais.

Por isso, ao optar pela contratação de mão de obra terceirizada, procure a RH Center para te auxiliar no processo. Há mais de 20 anos no mercado, nós trabalhamos com terceirização de mão de obra de acordo com as exigências fiscais e trabalhistas da lei.

Além de todas as regularidades exigidas, oferecemos serviços de recrutamento e seleção de pessoal, avaliação psicológica (quando necessário), administração da folha e pagamento aos temporários de forma on-line, assessoria jurídica permanente, administração do seguro de vida e muito mais!

Compartilhar

Comentários para este post