Como fazer um processo de contratação mais eficiente?
13 de mar. de 2024

Como fazer um processo de contratação mais eficiente?

Em um mundo onde o talento é o maior diferencial competitivo, o processo de contratação se torna o centro de uma gestão de sucesso.

Para que uma empresa alcance os seus objetivos, o quadro de funcionários precisa estar integrado e seguir os valores da organização.

Contudo, para que isso aconteça, o processo de contratação deve seguir algumas etapas essenciais. Neste texto, vamos explicar como organizar um processo de contratação mais eficiente.

1. Determine qual será o modelo de contratação

O primeiro passo para um processo de contratação mais eficiente é escolher qual será o modelo de contratação.

Nessa fase, tanto os gestores da equipe que está com a vaga em aberto quanto a equipe de RH devem se reunir e responder a alguns questionamentos.

Essas perguntas envolvem principalmente os motivos que levam à necessidade de contratação de uma nova pessoa para a equipe.

Discutir como uma nova contratação poderá acrescentar positivamente às funções do time, se as demandas são passageiras ou não, por exemplo, são algumas formulações interessantes para essa conversa.

Esse também é um bom momento para discutir qual é o perfil do candidato ideal e quais são as experiências e qualificações necessárias para a função.

2. Encontre os candidatos

Depois de definir o perfil do candidato ideal, os profissionais devem ser atraídos para a oportunidade em aberto na empresa.

Nesta etapa algumas organizações optam por terceirizar essa demanda, pois as empresas especializadas contam com vários instrumentos, inclusive softwares específicos para a atração.

Isso garante a atração de profissionais qualificados e diminui a chance de contratações menos assertivas.

3. Organização das entrevistas

Quando a lista de candidatos já estiver pronta, a próxima etapa é a de organização da entrevista.

Esse processo deve ser realizado com antecedência, levando as perguntas que o RH deseja fazer aos profissionais e as informações que pretende apresentar sobre a vaga e a organização.

Elaborar perguntas bem fundamentadas é crucial para conhecer melhor os candidatos e evitar respostas genéricas.

4. Ofereça uma proposta bem estruturada

Quando as entrevistas passarem e a gestão da vaga e o RH já tiverem chegado a um acordo em relação à contratação, a etapa seguinte é a de oferecer uma proposta bem estruturada.

Por mais que na fase da entrevista a proposta já tenha sido citada, é aqui que ela precisa ser aprofundada.

Os detalhes mais específicos sobre benefícios, valores de salário e descontos precisam ser todos esclarecidos durante a conversa sobre a proposta.

O profissional que vai integrar a equipe também pode ter dúvidas e deve existir um espaço para sanar essas questões.

Disponibilize feedbacks para os candidatos reprovados no processo seletivo 

Muitas empresas não se preocupam em oferecer feedbacks para os candidatos que não foram aprovados em seus processos seletivos. 

Contudo, essa postura não incentiva o aprimoramento desses profissionais. 

5. Disponibilizar feedbacks demonstra que a organização se importa e estimula essas pessoas a participarem de novos processos futuramente. 

Aprimorar os processos de contratação está entre a prioridade das empresas que buscam o seu crescimento e para isso, conte com o serviço de terceirização de recrutamento e seleção da RH Center. 

Nossos 27 anos de experiência asseguram a atração de profissionais qualificados e comprometidos. 

Acesse o nosso site para conhecer melhor a nossa atuação e nos siga nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.

Compartilhar

Comentários para este post