Quando contratar a mão de obra temporária
11 de ago. de 2021

Quando contratar a mão de obra temporária

A contratação de mão de obra temporária é um recurso muito utilizado nas empresas para solucionar necessidades pontuais, como o aumento extraordinário de demanda e a substituição transitória de funcionários permanentes devido a férias, afastamentos, licenças, entre outros.

No Brasil, o trabalho temporário apresenta uma série de requisitos e regras estipulados pela Lei 6.019/1974 que regulamenta a modalidade. 

Em vista disso, na hora de contratar mão de obra temporária é preciso contar com um especialista no assunto a fim de evitar multas e irregularidades que possam afetar os resultados da empresa. 

Contrate temporários com a RH Center

Há mais de 20 anos no mercado, a RH Center oferece sua solução de trabalho temporário para empresas de diversos setores. 

O serviço de mão de obra da RH Center conta com equipe formada por profissionais experientes e preparados para atender à demanda da sua empresa.  

Nossa equipe realiza todo o processo seletivo com máxima agilidade e eficiência, na busca por profissionais qualificados de acordo com o perfil de cada vaga e cada tipo de contratação, seja ela decorrente do aumento de demanda ou da substituição transitória de colaboradores. 

Através de Inteligência Artificial — conheça nosso assistente virtual aqui — a RH Center otimiza a busca por profissionais, o que proporciona maior agilidade no processo seletivo e consequentemente na contratação dos funcionários temporários, assim sua empresa  economiza tempo, recursos, além de manter a produtividade em dia.

Nossa equipe ainda oferece todo o suporte necessário, mantendo uma comunicação direta com os temporários por meio de plataformas de gestão online. Dessa forma, o seu RH interno não fica sobrecarregado e pode focar em atividades mais estratégicas para a empresa. 

Contrate temporários com a RH Center e garanta agilidade no processo de contratação, além de contar com profissionais capacitados de acordo com a necessidade da sua empresa.  

Terceirização e mão de obra temporária: qual a diferença?

Agora que você já conhece as soluções da RH Center para mão de obra temporária, é importante saber quando a contratação de temporários é a melhor opção para o seu negócio. 

Afinal, é comum as pessoas confundirem a mão de obra temporária com a terceirização de serviços, outro método muito utilizado pelas empresas.

Conheça as diferenças entre cada serviço e saiba qual formato se encaixa nas necessidades do seu negócio: 

  • Trabalho temporário

O trabalho temporário é uma modalidade que consiste na prestação de serviços de uma pessoa física a uma empresa, para atender à necessidade transitória de substituição de colaboradores permanentes ou para acréscimo extraordinário de demandas. 

No entanto, a contratação de temporários não pode ser realizada diretamente pelo RH da empresa, já que isso pode caracterizar vínculo empregatício. 

Conforme determinam as Leis 6.019/1974 e 13.467/2017, todo o processo deve ser feito através de empresas prestadoras de serviços temporários, conhecidas como Empresas de Trabalho Temporário (ETTs) devidamente credenciadas pelo Governo federal.   

Estas empresas são responsáveis pelo recrutamento e seleção, encaminhando os profissionais temporários de acordo com o perfil da vaga.

Além disso, a legislação ainda estipula que o contrato de trabalho temporário pode ser de até 180 dias, podendo ser prorrogado por mais 90 dias, desde que a empresa comprove a necessidade de continuar com o serviço.

Quais as vantagens?

  • Redução de custos no processo seletivo;
  • Otimização do tempo da equipe interna de RH;
  • Mais agilidade no recrutamento e seleção;
  • Contratação mais assertiva;
  • Garantia da entrega da produção.

Quais as desvantagens?

  • Possibilidade de falta de integração dos temporários (em alguns casos);
  • Dificuldade de retenção de pessoal. 

 

  • Terceirização de serviços

A terceirização de serviços ocorre quando a empresa contrata outra empresa (uma prestadora) para fornecer um determinado serviço. 

Na terceirização de mão de obra, os profissionais já são treinados e possuem a qualificação necessária para realizar o trabalho. 

Os profissionais terceirizados não fazem parte do quadro regular de funcionários da contratante e permanecem na organização até o fim do contrato com a prestadora, que é a responsável pela contratação, remuneração, administração e direcionamento dos terceirizados. 

Quais as vantagens? 

  • Redução de custos com pessoal;
  • Mais tempo para se dedicar à atividade-fim;
  • Aumento da produtividade;
  • Cumprimento das normas e exigências legais.

Quais as desvantagens? 

  • Necessidade de fiscalização dos serviços;
  • Dificuldade de encontrar o parceiro ideal.

Enquanto na contratação temporária os profissionais têm suas atividades subordinadas à empresa tomadora, na terceirização os trabalhadores são subordinados à prestadora dos serviços.

Outra diferença entre as duas modalidades está na duração do contrato. A utilização de mão de obra temporária não pode ultrapassar 270 dias, já a terceirização pode ocorrer sem prazo pré-determinado.

Agora que esclarecemos as diferenças entre as modalidades, que tal contar com a melhor equipe de temporários na sua empresa? 

Contrate as soluções de mão de obra temporária da RH Center!

Entre em contato conosco e receba um atendimento personalizado.

Compartilhar

Comentários para este post