Qual é o momento certo para terceirizar a folha de pagamento?
28 de nov. de 2019

Qual é o momento certo para terceirizar a folha de pagamento?

Com os desafios estratégicos e operacionais cada vez mais presentes dentro das empresas, muitos gestores recorrem à terceirização como solução para redução de obrigações e despesas. Por isso, hoje aqui no blog vamos falar sobre a terceirização da folha de pagamento. 

Você gestor de equipes ou gerente de RH sabe qual é o melhor momento para terceirizar a folha da sua empresa? Confira no artigo mais informações sobre esse assunto. 

Folha terceirizada

Terceirizar a folha de pagamento traz diversas facilidades para o dia dia dos gestores e do setor de RH interno, por isso, este serviço é cada vez mais comum dentro das empresas. 

Com a terceirização, cabe a contratante apenas repassar as informações necessárias sobre a folha de pagamento e realizar uma última conferência das informações. Todo o processo de cálculo, elaboração e adequação às normas trabalhistas é responsabilidade da empresa contratada. 

A terceirização entrega vantagens como redução de gastos, otimização dos processos e mais qualidade na atividade terceirizada, uma vez que a contratante adquire o serviço diretamente de uma empresa especializada em determinado processo e sem nenhum vínculo empregatício.  

Quando terceirizar a folha?

Optar pela terceirização da folha de pagamento é uma solução prática e eficiente para que as empresas possam se concentrar em sua atividade principal. Mas, quando é o momento certo para aderir à terceirização? 

A terceirização da folha de pagamento é indicada para qualquer gestor que deseja otimizar as atividades internas. Contudo, quanto maior o número de colaboradores de uma empresa, mais necessário é o processo de terceirização. Como é o caso das organizações que empregam mais de 50 funcionários e já optam por terceirizar o processo. 

Com as obrigatoriedades do eSocial, que pede o maior detalhamento de informações técnicas, a terceirização da folha se torna um investimento inteligente para as empresas.

Afinal, esta solução representa maior eficiência na gestão dos recursos humanos, mais economia nas atividades da empresa e redução do fluxo de processos para o RH interno. 

Como escolher a empresa de terceirização?  

Para que o processo de terceirização da folha seja realizado de maneira correta e dentro das normas, é preciso escolher uma empresa adequada para os serviços. 

Por isso, antes de aderir ao processo de terceirização, o gestor deve pesquisar a melhor fornecedora considerando questões como: 

Histórico da empresa: É importante conhecer a trajetória da empresa, o tempo de atuação no mercado, os clientes já atendidos e a maneira de atuação. Ter mais conhecimento sobre as fornecedoras do serviço ajuda o gestor a tomar a melhor decisão e transmite maior segurança à contratante. 

Atendimento: O atendimento da empresa deve ser ágil e prestativo, a fim de tornar a comunicação entre as partes a mais efetiva possível.

Qualificação da equipe: Conhecer a qualificação da equipe é fundamental para a contratante. A empresa terceirizada vai cuidar das informações pessoais dos colaboradores, e administrar parte da rotina da empresa. Por isso, é importante escolher uma fornecedora com funcionários capacitados e com conhecimento das legislações vigentes. 

Suporte oferecido: Uma boa empresa terceirizada oferece o suporte necessário na gestão da folha de pagamento. Portanto, é necessário verificar se a prestadora conta com sistemas de automação modernos e tecnológicos.  

A RH Center é especializada no processamento da folha de pagamento em empresas de diversos segmentos e tamanhos. 

Há mais de 20 anos atuando na gestão de pessoas, a RH Center conta com uma equipe experiente e qualificada, além de sistemas de gerenciamento totalmente integrados e modernos.

A empresa oferece a agilidade, a qualidade e a segurança que todo gestor procura na hora de terceirizar a folha de pagamento e demais processos de Recursos Humanos. 

Compartilhar

Comentários para este post