Por que investir em atração e retenção de talentos?
18 de mai. de 2022

Por que investir em atração e retenção de talentos?

A atração e retenção de talentos é a capacidade de atrair bons profissionais para atuarem na empresa e mantê-los engajados por um longo período na organização, diminuindo a taxa de turnover. 

Mesmo com muita gente procurando emprego, essa área continua sendo uma parte desafiadora da área de recursos humanos. Afinal, para que os talentos formem uma equipe de alta performance, a estratégia precisa ser bem definida.

Para que isso aconteça, a empresa deve ter uma boa imagem e oferecer diferenciais ao ser comparada com concorrentes. Isso pode significar mais benefícios, possibilidade real de crescimento de cargo, salário competitivo, entre outros.

A importância da atração e retenção de talentos

Bons gestores sabem que atrair os profissionais não é difícil, mas que a dificuldade está em encontrar talentos que tenham as habilidades necessárias para a vaga e que contribuam para o desenvolvimento do negócio.

A retenção também não é nenhum segredo, porém, depois que a atração de profissionais de alto nível acontece, é fundamental promover o fit cultural e engajamento desses colaboradores, que com certeza são cobiçados por outras empresas.

Portanto, a importância da atração e retenção de talentos começa com o entendimento que as pessoas são peças indispensáveis para o crescimento da empresa.

Quando estão comprometidas, elas são capazes de melhorar o clima organizacional, aumentar a produtividade, reduzir custos e até auxiliar no processo de tomada de decisão.

Porém, o processo para conquistar esse tipo de colaborador depende que a equipe de recursos humanos esteja bem preparada para repassar objetivos e valores da empresa em cada detalhe do dia a dia, principalmente dando o exemplo de comportamento e valorizando a individualidade de cada profissional. 

Benefícios da atração e retenção de talentos

Ao perceber os benefícios de investir numa boa atração e retenção de talentos, os gestores podem mudar processos atuais e promover melhorias no setor. Saiba os principais a seguir:

  • Redução de custos

Reter um talento custa menos do que ter que atrair um novo. Quando a empresa tem um alto índice de turnover, pode perder mais recursos do que deveria. 

Por isso, o investimento em estratégias de atração e retenção de talentos tem um melhor custo-benefício. Vale para treinamentos, novos benefícios, entre outros.

Seja qual for a escolha, o custo será menor do que fazer o pagamento de verbas de rescisão.

  • Aumento da produtividade

Ao atrair os candidatos certos para uma vaga e reter esse talento contribui para o engajamento e colaboração entre as equipes. 

O motivo é que haverá  estímulo para alinhar os propósitos e realizar as atividades com mais qualidade e em menos tempo.

Perder funcionários pode significar um retrocesso em processos em andamento, por exemplo. Por mais qualificado que seja, um novo colaborador precisará de adaptação para se encaixar na empresa e isso pode afetar os resultados da organização.

  • Fortalecimento da marca empregadora

Um bom processo de atração e retenção de talentos promove uma melhoria na marca empregadora, que é a reputação da empresa como local de trabalho.

Para isso acontecer, a cultura empresarial e o ambiente de trabalho devem estar de acordo com o que é prometido durante o processo de seleção, que deve transmitir uma boa imagem desde o primeiro contato. 

Como garantir atração e retenção de talentos na sua empresa

A RH Center pode ajudar você e sua empresa na contratação de profissionais de alta performance e alinhados com sua cultura organizacional. 

95% dos nossos profissionais contratados com auxílio da RH Center continuam na empresa após o período de experiência. 

Nossas soluções de atração e retenção de talentos incluem serviços de recrutamento e seleção de currículos, divulgação de vagas e avaliação comportamental, que diminui o índice de rotatividade, já que conseguimos identificar se os funcionários estão de acordo com as necessidades do cargo.

Entre em contato com nossos consultores e receba um atendimento personalizado!

 

Compartilhar

Comentários para este post