Os principais erros da folha de pagamento.
16 de fev. de 2022

Os principais erros da folha de pagamento.

A folha de pagamento é uma tarefa de grande complexidade que demanda tempo e atenção de toda a equipe de recursos humanos. Mesmo que, todo mês, este processo se repita, ainda é muito comum ocorrer erros.

E, neste caso, os erros custam caro para as empresas e levam a prejuízos sérios para os negócios. 

Já parou para pensar em como está o processo de folha de pagamento da sua corporação? Você sabe como os erros neste processo impactam na sua empresa? Confira no artigo quais os principais erros e como eles afetam sua empresa:

1 - Data de pagamento e emissão da folha.

A data limite para a emissão da folha de pagamento, é o 5 dia útil do mesmo. E o descumprimento do prazo pode gerar incômodos como pagamento de multa e reclamatórias trabalhistas no futuro.

É importante organizar um calendário de pagamentos que seja realmente efetivo e siga um método de organização. Lembre-se de juntar os dados referentes à remuneração e às parcelas de cada colaborador.

2 - Desconsiderar as horas extras, atrasos e faltas.

Dados de faltas, horas extras e atrasos devem ser computados todos os meses e lançados corretamente para que o pagamento seja assertivo. Essas informações são essenciais para fazer o cálculo do salário do colaborador.

Apesar da importância de fazer a folha de pagamento de maneira correta, é comum que as empresas deixem de registrar esses dados e sigam com informações erradas devido aos processos manuais.

No caso das parcelas extras de horas adicionais, não se esqueça de considerar que: horas extras realizadas em feriado ou em dias destinados ao descanso, o valor adicional correspondente é de 100% de adicional. Enquanto o popular “serão” é de 50%.

3 - Esquecer os impostos sobre a folha de pagamento.

Os impostos e taxas fazem parte do cálculo de folha de pagamento, e deve ser feito de acordo com o salário de cada funcionário. Como este pagamento varia com base na faixa salarial, a complexidade e burocracia é ainda maior. Além disso, é preciso estar detalhado no documento.

Imposto de renda, INSS e benefícios como vale-transporte e alimentação, são alguns exemplos que geram os descontos. É importante não errar neste momento, pois os colaboradores podem se sentir lesados e procurar os seus direitos perante à justiça.

4 - Não acompanhar as mudanças nas leis de trabalho

As leis trabalhistas mudam constantemente, e os profissionais de RH devem ficar atentos. Depois da pandemia de COVID-19, por exemplo, essas mudanças foram realizadas de maneira muito rápida, e teve grande influência nas parcelas trabalhistas.

A falta de atenção para essa questão pode gerar prejuízos para os colaboradores e ônus para as empresas, por isso, não deixe de estar atento à legislação!

5 - Ignorar mudanças na empresa

Ao longo do tempo, surgem diversas mudanças que afetam diretamente a folha de pagamento dos trabalhadores. O salário-maternidade, auxílio doença, auxílio-acidentário são alguns exemplos disso.

Outras mudanças, que não pontuais, como promoções, alterações de cargo, férias e décimo terceiro também devem ser acompanhadas de perto para que não haja erros. Assim, é mais simples evitar danos aos colaboradores e transtornos para a empresa.

6 - Enquadrar o colaborador em uma categoria diferente.

As categorias de trabalho merecem toda atenção do RH na hora de elaborar a folha de pagamento, afinal, há uma convenção diferente e com normas específicas para cada uma delas. Se este campo não for preenchido de acordo com as regras, a folha de pagamento estará errada. 

Essas convenções são essenciais para determinar o piso salarial, sendo assim, um erro nesta fase pode gerar transtornos para as empresas e prejuízos para os funcionários. Organize uma maneira para fazer o enquadramento correto.

7 - Centralizar informações

Manter as informações em um só computador ou em mãos de uma única pessoa, pode ser bastante prejudicial. É preciso pensar a longo prazo, já que essa prática possibilita que os dados sejam perdidos sem chance de recuperação.

Invista em uma maneira de não concentrar as informações em um só lugar, e tenha os dados salvos em servidores. Lembre-se de manter uma equipe toda com acesso a eles.

8 - Erro nos cálculos

Normalmente, os erros de cálculos acontecem quando a folha de pagamento é feita manualmente. Alguns exemplos supracitados são responsáveis por esses erros, mas outros podem ocorrer até mesmo por problemas na digitação.

Neste sentido, os sistemas e softwares podem ajudar a sua empresa a preencher e realizar cálculos de forma efetiva, sem comprometer os negócios. 

Soluções RH Center para a folha de pagamento 

A RH Center está há 25 anos no mercado de gestão de pessoas, e nossa missão é uma consultoria orientada para o futuro! Nossas soluções de desenvolvimento de software para o setor de Recursos Humanos proporcionam uma rotina facilitada aos clientes e parceiros.

Conheça nossos recursos para folha de pagamento:

  • Terceirização da folha de pagamento

Com ampla experiência de mercado, a equipe de especialistas da RH Center realiza desde processos administrativos referentes à folha, como processamento e cálculo, apuração de encargos trabalhistas, administração das informações do eSocial, controle de ponto e benefícios, até a gestão completa do departamento pessoal. 

A terceirização de folha da RH Center ainda oferece cobertura de seguro para todos os cálculos, implementação de baixo custo, flexibilidade na customização, controle de ponto dos funcionários sem REP, atuação conforme as leis de segurança da informação e muitos outros benefícios. 

Conte com a terceirização de folha da RH Center e aproveite inteligência de processos, tecnologia de ponta e as melhores soluções em gestão atuando em favor do seu negócio!

  • Portal Akronus

O Akronus é um portal de gestão inteligente, intuitivo, leve e ágil, que oferece diversas funcionalidades para a administração e o controle diário de equipes, ponto, férias, rotina de colaboradores, entre outros, sem a necessidade de instalações e configurações nos servidores da empresa.

Com ele, colaboradores e gestores contam com vantagens únicas. Para os gestores, a plataforma possibilita o acompanhamento individual de cada funcionário, eliminando a perda de prazos com férias e períodos em aberto, reduzindo gastos com penalidades trabalhistas, permitindo o controle das atividades e de ponto e garantindo o total acesso a todas as informações das equipes. 

O portal reúne em um só lugar todas as informações necessárias para uma administração completa e em tempo real de folha de pagamento, férias, gestão de ponto para colaboradores e gestores de equipes, de forma totalmente automatizada e intuitiva, facilitando os processos das empresas.

Quer saber mais sobre nossas soluções para folha de pagamento?

Entre em contato com nossa equipe e contrate os serviços da RH Center para a gestão de folha de pagamento da sua empresa. 

Compartilhar

Comentários para este post