06 qualidades para um profissional de sucesso
04 de nov. de 2021

06 qualidades para um profissional de sucesso

Ser um profissional de sucesso com uma carreira sólida é um dos principais objetivos de quem está ingressando no mercado de trabalho. Mas em um cenário de grande competitividade, como é possível se destacar e ter sucesso?

Apesar de ser um desafio e tanto, alcançar os objetivos almejados na vida profissional e ter uma carreira sólida não é impossível! 

Contudo, para se tornar um profissional de sucesso é preciso apresentar algumas qualidades valorizadas pelas empresas e recrutadores. 

Confira as características essenciais para evoluir como pessoa e profissional e conquistar o mercado de trabalho:

1. Autenticidade

Apesar de soar clichê, ser autêntico é sempre a melhor atitude para quem deseja se tornar um profissional de sucesso. Isso porque as empresas valorizam a singularidade de cada colaborador e a vontade de ser diferente dos outros. 

Além de ser reconhecida pelos contratantes, a autenticidade também é uma característica que desperta a admiração de outros profissionais. 

2. Sinceridade

Frequentemente citada por recrutadores e especialistas em RH, a sinceridade é uma característica valorizada, pois está relacionada à reputação que o profissional cria sobre si mesmo.  

Agir com honestidade com colegas de trabalho, clientes e outros profissionais possibilita a construção de relacionamentos baseados na confiança e contribui para uma reputação positiva perante o mercado.

3. Determinação

A determinação é uma característica essencial para se tornar um profissional de sucesso, pois atitudes como realizar as atividades, trabalhar duro e assumir a responsabilidade pelas obrigações resultam em maior excelência e crescimento profissional. 

4. Resiliência

Enfrentar desafios faz parte de qualquer trajetória profissional. Mas a forma de lidar com os impasses é o que diferencia uma pessoa de sucesso. 

Ser resiliente, possuir a capacidade de se adaptar às mudanças e saber lidar com as adversidades são habilidades essenciais para tornar o profissional cada vez mais forte e preparado para os desafios do mercado. 

5. Responsabilidade

Um profissional de sucesso entende que o seu trabalho impacta o de outras pessoas e os resultados da empresa como um todo. Por isso, a responsabilidade é uma característica tão valorizada.

Saber se comprometer com o trabalho e fazer aquilo que deve ser feito são atitudes que contribuem para a construção de uma carreira sólida e bem vista por outros profissionais.

6. Habilidade com networking

Praticar networking é uma habilidade essencial para qualquer profissional, seja iniciante ou mais experiente. Afinal, conhecer outras pessoas, ter novos contatos e criar conexões abrem portas e expandem as possibilidades na vida profissional.

No entanto, é preciso lembrar que o networking não deve ser utilizado apenas ao buscar um novo emprego ou conquistar um contato. Interagir com outros profissionais e construir relacionamentos é fundamental durante toda a trajetória profissional. 

Como mencionamos, se tornar um profissional de sucesso é um grande desafio, porém todos podem vencê-lo! 

E não existe hora certa para investir na vida profissional. Você pode começar hoje mesmo a desenvolver positivamente a carreira para conquistar um espaço de destaque no mercado de trabalho. 

Para isso, fique por dentro de todos os assuntos relevantes para a sua vida profissional no blog da RH Center! 

Por lá, você confere artigos relacionados à carreira, dicas para recolocação profissional, assuntos importantes sobre organizações e muito mais! 

Clique aqui para acessar o blog da RH Center e não perder nenhuma oportunidade.

 

Compartilhar

Comentários para este post