O RH e a construção do ESG
22 de mar. de 2023

O RH e a construção do ESG

O setor de Recursos Humanos (RH) de uma empresa e a atuação de empresas voltadas para soluções de RH deixaram de ocupar um papel que se resume em procedimentos burocráticos. 

O RH pode fortalecer a cultura organizacional da empresa, estimular o desenvolvimento das equipes e se atentar para questões relacionadas à saúde mental. 

Mas, para além disso, o RH pode ser um dos agentes a implementar o ESG nas organizações. ESG é uma sigla em inglês que significa environmental, social and governance (ambiental, social e governança, em português). 

Este artigo vai explicar como o RH pode contribuir efetivamente para a construção do ESG.

O que significa ESG?

ESG também representa pilares, sendo relacionado ao quanto uma empresa procura formas de minimizar seus impactos negativos no meio ambiente e, mais do que isso, contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade responsável para todos. 

O pilar ambiental, environmental, se relaciona ao meio ambiente e contempla as iniciativas de gestão de resíduos, conservação de recursos naturais e redução da pegada de carbono.

O pilar social, social, se volta para as pessoas. Pautas de diversidade e inclusão, condições de trabalho saudáveis, direitos humanos e engajamento com a comunidade local entram em projetos deste pilar. 

Por último, o pilar de governança, governance, está voltado para a gestão e a transparência da empresa, incluindo a integridade dos negócios, ética e responsabilidade financeira. 

Como o RH pode se envolver com os pilares do ESG

Uma das responsabilidades do RH é sugerir e executar a implementação de boas práticas e essas iniciativas incluem as pautas que o ESG contempla. 

Com uma visão estratégica, o RH pode planejar um modelo de gestão de pessoas voltado para o ESG, que inclua posturas com foco em questões sociais, ambientais e sustentáveis. 

Esse planejamento pode instruir as equipes e os gestores da empresa com formas práticas de aplicar a sustentabilidade em suas rotinas de trabalho. 

O modelo de gestão proposto consegue unir as equipes em prol de um objetivo de alcançar a sustentabilidade na organização e, além disso, influencia também a comunidade ao redor da empresa, com ações que sejam realizadas também fora da organização. 

Para inserir o ESG na prática do negócio e tornar seus pilares parte da cultura da empresa, o RH pode: 

Organizar treinamento dos funcionários, reorganização das políticas internas, contratação de profissionais com experiências voltadas para o ESG e criar bonificações para as equipes que executarem práticas ESG;

  1. Acompanhamento das práticas que estão sendo adotadas e verificação dos resultados dessas medidas;
  2. Escolher quais serão os colaboradores que irão atuar frente a implementação das práticas ESG na empresa; 
  3. Em conjunto com especialistas de ESG, o RH poderá criar um manual de boas práticas ESG. 

Esse manual pode ser entregue para os novos funcionários que poderão perceber nesse momento a postura que a empresa adota diante de assuntos sociais, sustentáveis e de governança.  

É importante também que o ESG faça parte da rotina da empresa de forma gradual e constante. 

Organizar debates sobre o tema e criar materiais gráficos que reforcem essas ideias na estrutura física da empresa são formas de atingir esse objetivo. 

Acompanhe as novidades mais relevantes sobre gestão de pessoas e recursos humanos aqui no nosso blog

Compartilhar

Comentários para este post