O que são os benefícios flexíveis e como implementá-los?
06 de jun. de 2024

O que são os benefícios flexíveis e como implementá-los?

É fato que nos últimos anos, surgiram novas demandas de trabalho, modelos distintos e formas de realizar uma operação de um jeito cada vez mais simples. Com isso, os trabalhadores também ficaram atentos às novidades do mercado, assim como as empresas.

Desta forma, os benefícios flexíveis ganharam ainda mais força dentro do ambiente de trabalho.  De acordo com uma pesquisa da consultoria Robert Half, 97% dos profissionais consideram os benefícios ao avaliar ofertas de emprego, oferecendo um destaque ao negócio e grande potencial competitivo no mercado corporativo. Mas, você deve estar se perguntando: o que são e quais são esses benefícios competitivos?

Os benefícios flexíveis nada mais são do que um conjunto de vários tipos de benefícios que auxiliam o bem-estar do colaborador em diversos setores, atendendo às suas necessidades do cotidiano. 

Quais são os benefícios flexíveis mais buscados? 

Além dos benefícios oferecidos obrigatoriamente aos colaboradores que se enquadram no formato de trabalho CLT, como vale-refeição e vale-transporte, há também inúmeros outros tipos que podem ser escolhidos pelo empregador:

  • Vale-alimentação;
  • Vale-refeição;
  • Vale-cultura;
  • Auxílio-educação;
  • Auxílio home office;
  • Vale-combustível;
  • Acesso a academias;
  • Assistência médica e odontológica;
  • Seguro de vida;
  • Previdência privada;
  • Entre outros. 

Quais são as vantagens para colaboradores e gestores? 

Além do bem-estar promovido ao colaborador, as vantagens são inúmeras para ambos os lados, trazendo um maior conforto e até mesmo proatividade no ambiente de trabalho. Sendo assim, os benefícios diferenciados são fundamentais para motivar e engajar os funcionários, principalmente os diferentes tipos de vales oferecidos.

Na prática, contribuem bastante para a retenção de talentos, sendo um diferencial competitivo na hora da contratação.

Muitas vezes, os benefícios são até mais atraentes do que o próprio salário, uma vez que esse valor depende muito do praticado pelo mercado. Ou seja, os benefícios podem ser decisivos na hora de atrair os melhores profissionais para fazer parte de uma organização.

No entanto, os principais motivos para oferecer benefícios diferenciados são percebidos a médio e longo prazo, na melhoria dos resultados da companhia e na qualidade do clima organizacional. Assim, é possível notar:

  • aumento da motivação individual e coletiva;
  • mais engajamento, com sensação de pertencimento à organização;
  • ganho de produtividade, uma vez que os colaboradores se dedicam mais às entregas;
  • redução de faltas e atrasos, devido a uma maior motivação para o trabalho;
  • mais bem-estar e melhor qualidade de vida;
  • redução na ocorrência de problemas de saúde e licenças médicas, que elevam os custos e reduzem a produtividade;
  • ambiente de mais colaboração entre os profissionais;
  • retenção dos maiores talentos na equipe.

Cartão de benefícios flexíveis: o que ele é? 

Além dos benefícios citados e bastante conhecidos, também há o cartão de benefícios flexíveis com saldo livre que não se encaixa em nenhuma categoria. Nele, o colaborador escolhe onde utilizará o seu cartão no que for mais conveniente para ele, podendo utilizá-lo em qualquer estabelecimento. 

O cartão é uma excelente alternativa para empresas que oferecem ajuda de custo e bonificação aos trabalhadores, podendo ser utilizados em viagens, serviços de streaming e plataformas de jogos. O único requisito é que o estabelecimento aceite a bandeira do cartão, assim como ocorre com o cartão de crédito. 

Como escolher os vales diferenciados?

Como você pôde perceber, existem diversos tipos de vales e diferentes maneiras de oferecê-los aos colaboradores. Na hora de escolher, é fundamental conhecer as preferências dos profissionais para saber quais benefícios podem ser mais interessantes para eles. Afinal de contas, os vales devem ser percebidos como vantagens reais para terem os efeitos desejados na motivação.

Para tanto, pode ser feita uma pesquisa interna, que dê um panorama sobre o perfil dos colaboradores, como eles se relacionam com os benefícios da empresa e quais podem gerar mais impactos positivos.

Ainda, após realizada a escolha dos benefícios, é necessário verificar como eles serão disponibilizados. Enquanto em algumas empresas os colaboradores preferem o valor pago em dinheiro, em outras, há preferência pelos cartões. No caso da refeição, pode ser oferecido o vale-refeição ou refeitório no local, com um restaurante próprio da empresa, caso seja mais cômodo para todos.

O mais importante é buscar soluções que, de fato, tragam mais comodidade e facilidade para as empresas e colaboradores. 

Deseja saber mais sobre o universo corporativo e outras notícias sobre recursos humanos? A RH Center se destaca como uma parceira estratégica para empresas e candidatos. Com 27 anos de experiência, oferecemos soluções completas em gestão de pessoal e atração de talentos, incluindo recrutamento e seleção, avaliação comportamental, mão de obra temporária e processamento de folha de pagamento.

Continue lendo outros artigos no blog da RH Center e siga-nos também nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn para ficar por dentro das tendências do mercado de trabalho, recrutamento e seleção.

Compartilhar

Comentários para este post