Fim de ano e oportunidades para vagas temporárias
17 de nov. de 2022

Fim de ano e oportunidades para vagas temporárias

O fim do ano já está quase batendo na porta e junto dele, chegam também uma série de festividades e ótimas oportunidades, como é o caso das vagas temporárias

Os últimos meses estão entre os mais importantes para a economia por inúmeros motivos. O recebimento do décimo terceiro salário, as férias escolares e de empresas, e a proximidade com o Natal são as principais razões desta importância. 

O conjunto de todos estes fatores estimula o aquecimento no mercado de trabalho, resultando na demanda por funcionários temporários em diversos segmentos da economia.

Estes meses do ano também são uma possibilidade dos profissionais que estão desempregados encontrarem uma renda extra e até conseguirem uma vaga efetiva, se esse for o interesse do contratante e do contratado. 

Neste artigo, vamos abordar a relevância do fim do ano para as vagas temporárias. 

A retomada da cadeia produtiva

Os últimos anos foram marcados por inúmeras dificuldades em diferentes setores. 

Isto aconteceu por conta da pandemia de Covid-19, que afetou não só a saúde como a economia ao redor do mundo. 

Centenas de bares, restaurantes, hotéis e outros estabelecimentos tiveram que fechar as portas e buscar outra forma de manter os ganhos. Alguns negócios se reinventaram e intensificaram a presença online para chegar aos clientes de outro jeito. 

Mas recentemente, com a redução de casos e o avanço da vacinação, as medidas de restrições foram diminuindo, resultando na retomada da cadeia produtiva. 

Esta retomada terá grande influência no último trimestre deste ano, já que os meses finais de 2022 representam um momento de crescimento após as grandes quedas na produção e nas vendas que ocorreram em 2020 e 2021. 

Neste cenário, muitas empresas reinventaram a sua maneira de ofertar produtos ou serviços, aproveitando a retomada da economia para desenvolver frentes pontuais de atuação que favorecem uma maior oferta de empregos em diversas áreas. 

Quais são as áreas que mais abrem vagas temporárias?

Depois de explicar sobre todo o contexto benéfico para a contratação temporária, surge o questionamento: quais áreas mais contratam neste período do ano? 

A indústria e o varejo são os setores que mais empregam no fim do ano, já que seus produtos e serviços estarão em alta com a chegada do Natal e as férias. 

Outros segmentos, como o alimentício, farmacêutico e o de material de construção, também entram nesta lista, de acordo com matéria publicada no Portal R7. 

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) calcula que serão contratados cerca de 109,4 mil trabalhadores temporários no Brasil. Este número de oferta de empregos temporários é o maior dos últimos nove anos.

Empreendedor: fique atento

Por mais que a contratação temporária seja uma alternativa menos burocrática e flexível, os direitos trabalhistas ainda precisam ser respeitados.

Contudo, é importante ressaltar que todos os cálculos referentes a horas extras ou outros benefícios são realizados pela empresa que disponibiliza o serviço de mão de obra temporária, como é o caso da RH Center

Ao contar com o serviço de uma empresa consolidada no mercado, o setor de RH da organização fica menos sobrecarregado e pode voltar a atenção para outras funções importantes. 

Uma outra vantagem é poder contar com um novo colaborador no time que, dependendo das suas experiências anteriores, pode trazer inovação de processos e até mesmo se tornar uma contratação efetiva para a equipe. 

Entre em contato com a RH Center e conheça melhor o serviço de mão de obra temporária. 

Compartilhar

Comentários para este post