Black Friday e final de ano: como se preparar para a contratação de profissionais temporários para essas datas!

Datas como a Black Friday e comemorações de final de ano movimentam muito o varejo e, além disso, o mercado de vagas temporárias. Afinal, é comum que as empresas aumentem o volume de atividades durante este período.

Além disso, com o avanço das vacinações contra a COVID-19 no país, a retomada e perspectivas de vendas está ainda maior e, consequentemente, da abertura de novas vagas para temporários também.

O cenário é bastante otimista e favorável, tanto para comércios online quanto para lojas físicas. Por esse motivo, é importante se preparar para a chegada dessas datas. 

Quer saber como realizar a contratação de profissionais temporários durante as datas com maior volume de trabalho? Acompanhe no artigo!

Pontos importantes a serem levantados pela empresa para contratação de temporários.

Antes de partir para a contratação de temporários para datas de maior demanda, é essencial que sua empresa se organize e compreenda alguns pontos, sendo eles:

  • Áreas que necessitam de temporários

Entender o fluxo de novas tarefas e definir suas prioridades para as datas é de extrema importância para fazer contratações assertivas e alinhadas com as suas expectativas. 

Dessa forma, comece a analisar os setores da sua empresa alguns meses antes da contratação. Informe-se com gestores, equipes e baseie-se em experiências de datas sazonais anteriores para ter certeza de quais profissionais contratar.

  • Remuneração

Assim que as áreas que precisam da contratação de temporários estiverem bem analisadas, é necessário definir a remuneração. Para o trabalhador temporário, o salário e benefícios deve ser igual ao do colaborador que exerce a mesma função. 

Além da média salarial do mercado, avalie também a incidência de impostos, a qualificação desejada para os funcionários temporários e jornada de trabalho!

  • Benefícios

Os benefícios também são essenciais na busca por colaboradores temporários, afinal, são atrativos bastante procurados no mercado de trabalho. Entenda essa etapa como um diferencial para encantar os candidatos!

Como já foi supracitado, tanto o salário quanto os benefícios do funcionário temporário são equivalentes aos que já exercem mesma função dentro da empresa contratante. Entretanto, é importante evidenciar os auxílios que sua corporação oferece. 

O que é preciso saber para contratação de profissionais temporários

É imprescindível que sua empresa esteja ciente da lei que rege as atividades dos profissionais temporários e, para te ajudar, selecionamos algumas informações imprescindíveis para contratar esses profissionais!

Conforme a legislação, o que configura trabalho temporário é todo regime de contratação que atenderá uma substituição provisória ou aumento de demanda de trabalho — sendo o tema deste artigo. 

Entretanto, é preciso haver um meio de intermediação neste processo. Para a contratação de temporários, é obrigatório que uma empresa especializada na prestação de serviços por períodos pré-estabelecidos forneça esses profissionais.

No momento de firmar o contrato com o novo colaborador temporário por meio da empresa especializada, é necessário que sua empresa saiba de antemão:

  • Os motivos da contratação; 
  • Qual a remuneração do contratado;
  • O prazo de vigência da contratação (que é de até 180 dias, podendo ser prorrogado por mais 90 dias)
  • Registro dos direitos que o trabalhador receberá.

Após esse primeiro passo, é preciso estar atento às diferenças entre os contratos de trabalho. Existe uma distinção muito grande entre o contrato de trabalho temporário e permanente, principalmente quando o assunto é rescisão de contrato.

Enquanto o trabalhador fixo tem direito a receber uma multa de 40% sobre o seu saldo de FGTS e aviso-prévio, já os temporários ganham apenas uma indenização por demissão, sem justa causa ou término do contrato.

Entretanto, assim como os contratos permanentes da sua empresa, no caso do trabalho por período determinado também existem diversas obrigações legais que devem ser cumpridas para a contratação. 

Dito isso, é importante ficar atento na hora de admitir novos funcionários e visar empresas que tenham ferramentas de recrutamento eficiente e alinhado com as necessidades reais da sua empresa. 

Para isso, conte com as soluções da RH Center! Conheça o VaRHgas, o bot de recrutamento que garante mais agilidade e assertividade nessa tarefa!

VaRHgas

O VaRHgas é uma solução exclusiva da RH Center, onde o nosso robô recrutador (bot) auxilia nos processos de recrutamento de candidatos de forma totalmente virtual e interativa! Perfeito para contratações em massa!

Com a Inteligência Artificial do VaRHgas, criamos um eficiente instrumento de atração dos perfis ideais para os cargos em aberto que realiza o recrutamento até 60% mais rápido do que os processos tradicionais.

Conheça a RH Center

Com mais de 25 anos de experiência em Gestão de Recursos Humanos e terceirização de serviços, a RH Center tem objetivo de aproximar talentos e organização de forma prática.

Atuamos como parceiros estratégicos e oferecemos soluções de automação de RH para gerar resultados e vantagens competitivas para os clientes.

Entre em contato e conheça mais sobre as soluções da RH Center para sua empresa!


Desenvolvido por TNB.studio