Burnout: por dentro da síndrome do esgotamento
25 de jan. de 2022

Burnout: por dentro da síndrome do esgotamento

O Burnout ou síndrome do esgotamento, antes era considerado um quadro de saúde mental e psiquiátrico, mas no ano de 2022, foi caracterizada pela OMS como uma doença do trabalho.

Nos últimos anos, o tema ganhou muita relevância devido ao aumento dos casos de trabalhadores com sintomas da síndrome, por isso as novas diretrizes foram adotadas. 

As consequências do engajamento da sociedade sobre o burnout, também trouxe à tona as principais práticas que podem ser adotadas para aumentar a qualidade de vida no âmbito profissional. 

Mas por se tratar de um assunto de alta complexidade, o primeiro pensamento é de que são medidas difíceis de serem aplicadas, porém, o autocuidado é mais simples do que se imagina.

Quer entender mais? Acompanhe no artigo a origem da síndrome do esgotamento e como incentivar o bem-estar dentro da sua empresa. 

Síndrome do esgotamento: o que é?

O burnout é o resultado de qualquer tipo de excesso dentro do trabalho que, consequentemente, causa o sentimento de exaustão -física e mental- dos colaboradores. E o impacto negativo não é sentido apenas no profissionalmente, mas na vida pessoal também.

Com sobrecarga de trabalho e o acúmulo de estresse, o colaborador passa a viver sob tensão emocional, e assim, pode desenvolver ansiedade e depressão profunda. 

Mesmo com o diagnóstico sendo difícil, já que os sintomas são muito semelhantes a de outras doenças -como depressão e ansiedade, por exemplo- a mudança que caracteriza o burnout como doença do trabalho, reconhece a síndrome com critérios muito mais claros.

E assim, esses critérios facilitam a identificação e prevenção, tanto dos colaboradores que apresentam algumas características, quanto para os gestores e recursos humanos que notam os efeitos de esgotamento.

Para ajudar nesta tarefa, elencamos algumas dicas para melhorar o clima corporativo e prevenir os sintomas de exaustão da equipe.

Dicas para evitar o burnout no ambiente corporativo

O primeiro passo é saber reconhecer as características ocasionadas pela síndrome do esgotamento. Além do RH, os gestores também precisam ficar atentos. Por isso, a primeira dica é:

-Conscientize as suas lideranças

A empatia é fundamental para reconhecer que a baixa produtividade pode ser um problema muito maior. E é importante que as lideranças saibam como lidar com suas equipes, a fim de não sobrecarregar e comprometer a saúde mental dos colaboradores. 

Uma boa maneira de exercer o cuidado com os funcionários, é receber os feedbacks individuais. Assim, é mais fácil saber onde estão os problemas, quais são os acertos da gestão e as expectativas de cada um. 

-Incentive o cuidado com a saúde mental

São inúmeras as estratégias para cuidar do bem-estar da equipe. Desde promover momentos em grupo que sejam para entretenimento, até incentivar uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos. 

Ginástica laboral, benefícios como gympass e refeitórios com opções mais saudáveis são pequenos passos que geram grandes resultados!

-Invista em informação sobre saúde mental

O engajamento dos colaboradores sobre o assunto pode ser um fator decisivo, por isso, palestras e conversas sobre saúde mental no trabalho são essenciais. Além disso, que tal oferecer benefícios relacionados ao bem-estar mental? 

Um profissional da área da saúde para informar e incentivar os colaboradores mensalmente pode ser bastante benéfico! Além de gerar segurança dos funcionários para com a organização, também informa toda a sociedade.

-Trabalho flexível

A flexibilidade no trabalho abre espaço para deixar o ambiente mais leve. Assim, a empresa demonstra a confiança que tem no colaborador, inspira a responsabilidade de cada um e transforma a rotina -por vezes, cansativa- em dias mais inspiradores e produtivos.

Todas as ações que são voltadas para o cuidado com a saúde emocional e mental, são notadas pelos colaboradores. As práticas resultam em funcionários mais confiantes e que se sentem valorizados. 

Gostou de saber mais sobre como evitar a síndrome de burnout no ambiente corporativo? Então, que tal começar a planejar as ações para incentivar o autocuidado da sua equipe?

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