Você sabe o que é justiça social?

26/02/2020 Social

Entende-se que a justiça social está relacionada a questões vinculadas às igualdades de direito, garantia de direitos básicos e solidariedade coletiva, na busca da melhoria de condições sociais daqueles que vivem em situações precárias. 

Essa temática, portanto, trata de garantir o acesso aos direitos previstos em lei, corrigindo qualquer desigualdade, ilegalidade ou desrespeito.

A preocupação com a justiça social teve início em meados do século XIX. Aproximadamente no ano de 1971, o professor e filósofo John Rawls sustentou a tese de que uma sociedade só será justa se respeitarmos os seguintes princípios:

  1. Garantia das liberdades fundamentais para todos;
  2. Igualdade equitativa de oportunidades;
  3. Manutenção de desigualdades apenas para favorecer os mais desfavorecidos.

O Dia Mundial da Justiça Social

Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Justiça Social é celebrado no dia 20 de fevereiro. 

Essa data existe para fortalecer o tema, acompanhando as metas criadas pela Câmara Mundial do Desenvolvimento Social de 1995.

Com o objetivo de incentivar a luta contra os excluídos ao redor do planeta, o Dia Mundial da Justiça Social foi comemorado pela primeira vez em 2009.

Já há algum tempo o conceito de justiça social deixou de ser temática apenas dos governantes. Agora o assunto está cada vez mais presente no ambiente empresarial, principalmente entre as grandes corporações. 

A ideia se fortalece a cada ano e passa a representar um diferencial no descritivo de cada uma dessas empresas, em comparativo com o seu segmento de atuação.

Qual é o melhor caminho para se alcançar a justiça social?

Oferecendo qualidade de vida a toda população, saúde adequada, educação, criando políticas de combate à mortalidade infantil e de proteção ao meio ambiente, garantindo igualdade de raça, gênero, orientação sexual, etc.

Como é possível diminuir essas desigualdades?

É necessário e fundamental existir políticas públicas de proteção às mulheres, negros e homossexuais, assegurar direitos aos povos indígenas e quilombolas, garantir condições de vida digna aos refugiados, etc.

Para isso, é importante a elaboração de leis que assegurem direitos à essa parcela da população, além de incentivar a participação desses segmentos na vida pública.

Qual é a importância da justiça social?

Ainda existem sérias dificuldades para transformar esse princípio em realidade, mesmo com a existência de tantos mecanismos de promoção da justiça social. Isso porque a pobreza, a discriminação e a negação dos direitos humanos continuam a marcar boa parte das relações humanas.

Mas por que esse é um princípio tão importante? 

Porque a justiça social é essencial para a coexistência pacífica dos povos e para o desenvolvimento social e econômico. Assim, quando procuramos promover o respeito a gênero, raça, religião e sexualidade, estamos promovendo uma maior integração social fundamental para o desenvolvimento. 

É preciso exercitar os princípios de justiça social todos os dias, visando uma melhor convivência e maior qualidade de vida.

No Dia Mundial da Justiça Social, conheça algumas ações para promover essa iniciativa:

  • Doações para projetos comunitários;
  • Esforços diários para que os colaboradores desempenhem trabalhos voluntários nas comunidades;
  • Utilização de recursos da empresa para auxiliar comunidades carentes em áreas como saúde, educação, empoderamento econômico e, se for o caso, recuperação de desastres naturais.

justiça social

 

justiça social

 

justiça social

 

Posts relacionados
Sem destaques no momento!
Comentários para este post
Desenvolvido por TNB.studio