Você já ouviu falar sobre Pegada de Carbono?
19 de jun. de 2020

Você já ouviu falar sobre Pegada de Carbono?

por Daniel Rigonatto (Diretor Executivo)

Certamente, você já deve ter ouvido falar e até notado as frequentes mudanças climáticas que acontecem todos os anos em nosso cotidiano, não é mesmo? Mas você sabe o que essas mudanças têm a ver com o termo “Pegada de Carbono”? 

Não se preocupe. Vou explicar tudo isso a seguir! 

A realidade que vivenciamos hoje é resultado de muitos anos de ações exageradas e da falta de entendimento sobre o que poderia acontecer à nossa geração e às futuras graças ao uso irresponsável dos recursos naturais 

Mas por volta dos anos 1980, o mundo foi tomado pela preocupação com as mudanças climáticas, principalmente devido aos recém-descobertos “buracos” na camada de ozônio, “filtro” que protege o nosso planeta das ações dos raios ultravioletas (UV).

Ao atravessarem a camada de ozônio, os raios UV afetariam a vida em nossa atmosfera, principalmente por causa do aquecimento global nas regiões do planeta onde os buracos fossem mais evidentes.

O papel da ONU nas mudanças climáticas

Acredito que a maioria das pessoas já deve ter ouvido falar ou lido sobre a preocupação mundial com a camada de ozônio e quais ações deveriam ser tomadas em conjunto para reverter esse problema que afetaria todos nós. 

Pois bem, com o avanço das preocupações e pesquisas em torno do tema, a Organização das Nações Unidas (ONU), criou em 1988 o Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC), ou Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas

Com a criação desse painel pelas Nações Unidas, os estudos das causas das mudanças climáticas em nosso planeta ganharam mais profundidade. 

E a partir daí, diversas pesquisas passaram a chamar a atenção da ONU para a necessidade de reduzir os causadores dessas alterações ao redor do mundo, como, por exemplo, a emissão dos Gases do Efeito Estufa (GEE), substância que contribui para o aquecimento do planeta e, consequentemente, para mudanças climáticas mais graves.

Ao terem conhecimento dos estudos apresentados pelo IPCC, os países membros da ONU buscaram soluções para tentar reduzir as emissões de gases do efeito estufa. Assim surgiu o Protocolo de Quioto e o Acordo de Paris, convenções que buscavam, inicialmente, a redução do consumo de combustíveis fósseis considerados os maiores geradores de CO2 (Gás Carbônico) na atmosfera.  

A Pegada de Carbono

Ainda durante a década de 90, visando controlar a redução de CO2 pelas organizações, o conceito de Pegada de Carbono foi criado. 

Esse conceito considera a emissão de GEE durante todo o ciclo de vida de um serviço ou produto, desde a sua fabricação e seu uso até o descarte. 

A Pegada de Carbono, portanto, é uma medida que calcula a liberação de GEE, a fim de mostrar às organizações o nível de emissões de seus serviços e produtos.

A ideia é, através dos cálculos, atrair empresas e nações para uma reengenharia em seus processos produtivos, conquistando uma redução das emissões dos gases do efeito estufa.

Com as ferramentas de cálculo da Pegada de Carbono, qualquer empresa ou cidadão consegue enxergar de maneira mais clara o volume de CO2 necessário para a criação de um determinado produto ou serviço.

Essas ações promovem a conscientização dos consumidores para que eles evitem o consumo de produtos geradores de grandes quantidades CO2, ou para que escolham organizações que produzam a mesma mercadoria com emissões menores desse gás poluente, criando assim um fator de diferenciação sustentável entre empresas. 

Ficou com alguma dúvida ou tem interesse em se aprofundar sobre este assunto? 

Na internet você encontra diversos materiais completos, além de artigos científicos com dados concretos que irão lhe ajudar em sua análise e conclusão sobre a importância da mensuração da pegada de carbono no ciclo produtivo atual, bem como da redução destes níveis.  

Quer saber mais?

Abaixo você confere um vídeo que resume bem o conceito de pegada de carbono e sua utilidade na sociedade, além de um endereço para você acessar e medir, através de informações pessoais ou da sua empresa, qual é o volume de CO2 que você emite para a atmosfera.

Vídeo — Pegada de carbono

Calculadora de Carbono Equivalente

Quem muda sua vida, muda sua história e consequentemente o seu mundo.

Bons estudos e até a próxima!

Compartilhar

Comentários para este post