Trabalho temporário: quais as vantagens e desvantagens?
24 de out. de 2022

Trabalho temporário: quais as vantagens e desvantagens?

O trabalho temporário é uma solução para muitas empresas, que precisam de mão de obra especializada para determinado período. Ele também é uma ótima opção para quem está em busca de um primeiro emprego ou quer mudar de área. Mas, como toda solução, o trabalho temporário tem suas vantagens e desvantagens.

Neste artigo, vamos abordar as principais características do trabalho temporário e listar os pontos positivos e negativos deste modelo de contratação. Continue a leitura.

O que é trabalho temporário?

O trabalho temporário é uma forma de contratação que prevê a prestação de serviços por tempo determinado, podendo ser prorrogado por igual período ou renovado mediante acordo entre as partes.

A principal característica do trabalho temporário é a sua natureza eventual, ou seja, ele é destinado a atender às necessidades específicas e temporárias da empresa, como aumento de demanda ou substituição de funcionários afastados.

No Brasil, esse modelo de contratação é regulamentado pela Lei nº 6.019/74 e pelo decreto nº 10.060/2019, que determinam as diretrizes para as empresas que firmam esse tipo de contrato. É obrigatório que a pessoa seja contratada por uma empresa de trabalho temporário (prestadora) para atender às necessidades de outra organização (tomadora). 

O prazo máximo de duração do contrato temporário é de 180 dias consecutivos ou não, com a possibilidade de uma única prorrogação por até 90 dias, caso haja a comprovação por parte da contratante da necessidade de continuar com a mão de obra temporária.

Para entender outros aspectos sobre esse regime de contratação, recomendamos a leitura do nosso artigo “Como funciona o trabalho temporário”. 

Vale a pena investir no trabalho temporário?

Agora que você já conhece a definição e as principais características do trabalho temporário, vamos explorar as vantagens e desvantagens que empresas e profissionais encontram nesse modelo. 

Vantagens do trabalho temporário

  • Alta demanda de vagas abertas

Para os profissionais que estão em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho, o trabalho temporário se destaca pela ampla oferta de vagas. 

Uma forma prática de ter acesso a essa demanda é cadastrar o currículo em uma empresa que presta serviço de mão de obra temporária, que normalmente mantém um banco de dados constantemente atualizado.

  • Adquirir experiência e enriquecer o currículo

O trabalho temporário também é uma excelente forma de agregar novas competências e enriquecer as experiências profissionais no currículo, o que facilita a colocação do profissional em outras vagas no mercado de trabalho. 

  • Networking

Em complemento ao tópico anterior, o trabalho temporário também pode ser a porta de entrada do profissional no mercado de trabalho por conta dos contatos estabelecidos durante o período trabalhado. 

No futuro, o profissional pode vir a ser contratado pela empresa onde foi temporário ou ser indicado para outras organizações por colegas que conheceram suas habilidades e competências. 

  • Flexibilidade e menos burocracia

A contratação temporária é uma opção interessante por quem busca uma forma de complementar a renda mas não quer se vincular de forma fixa com a empresa, como é o caso de universitários que desejam trabalhar apenas nas férias, por exemplo. 

Essa flexibilidade também minimiza a burocracia envolvida em contratações tradicionais, como processos seletivos longos e exaustivos. São contratações feitas de forma mais simplificada, especialmente quando precisam suprir uma demanda rápida. 

Desvantagens do trabalho temporário

  • Instabilidade financeira 

Como se trata de um modelo de contratação restrito a um período determinado, o trabalho temporário pode ser sinônimo de instabilidade financeira para muitas pessoas. 

Especialmente quando não há uma expectativa de uma nova contratação ao fim do contrato e o profissional precisa da comprovação de renda para algum objetivo importante, como a compra de um carro ou imóvel. 

  • Jornada de trabalho pode ser excessiva

A jornada de trabalho excessiva pode ser uma questão em algumas áreas, como no varejo. Apesar de ser o segmento com mais oportunidades para temporários, especialmente em épocas intensas de venda - como a Black Friday e o fim de ano -, os trabalhadores podem se deparar com um cenário frequente de horas extras e necessidade de atuação aos finais de semana. 

  • Falta de alguns benefícios

Outra desvantagem que pode ser relacionada ao trabalho temporário é a falta de benefícios, como plano de saúde, o que pode representar um custo significativo para os trabalhadores temporários.

A contratação temporária também não dá direito a indenização de 40% sobre o FGTS, ao aviso-prévio e ao seguro-desemprego. O mesmo vale para estabilidade provisória caso seja gestante.

  • Dificuldade na adaptação à cultura da empresa

Como o objetivo do trabalho temporário é suprir uma demanda momentânea, as organizações focam seus esforços no treinamento técnico dos profissionais para que possam desempenhar as tarefas de forma eficiente.

Mas, nesta jornada, um aspecto importante pode ser deixado de lado, que é a integração do colaborador à cultura da empresa. Isso pode dificultar o estreitamento de relações com colegas e favorecer um sentimento de “falta de pertencimento” no ambiente corporativo. 

Empresa especializada em mão de obra temporária

A RH Center é uma empresa especializada em recrutamento e seleção de mão de obra temporária para atender o aumento de demanda de produção, atendimento ou afastamento de profissionais de empresas dos mais diversos setores. 

Durante todo o contrato temporário, a RH Center mantém suporte, relacionamento e comunicação direta com os trabalhadores por meio de plataformas de gestão online e tecnologia própria.

Para saber mais, clique aqui e conheça o VaRHgas, um assistente virtual que auxilia no recrutamento de candidatos de forma ágil, prática e intuitiva. 

Compartilhar

Comentários para este post