Quais habilidades são fundamentais para uma equipe de alta performance?
10 de nov. de 2021

Quais habilidades são fundamentais para uma equipe de alta performance?

Você já se perguntou o que é necessário para formar uma equipe de alta performance? As habilidades técnicas necessárias para o trabalho são importantes. Porém, apenas isso não basta! Times de sucesso são constituídos por talentos com bagagens próprias, que se complementam e atuam em harmonia para alcançar os melhores resultados. 

Nesse sentido, além de investir em processos de recrutamento e seleção bem alinhados aos propósitos e cultura da empresa, a presença de certas habilidades é fundamental para compor uma equipe de alta performance. 

Isso porque um time em sintonia e mais produtivo exige a presença de colaboradores com competências específicas, que envolvem o comprometimento de todos, a união do time, o respeito com o próximo, entre outros aspectos. 

Dito isso, confira as habilidades fundamentais que toda equipe de alto desempenho deve ter:

1. União

Equipes de alta performance reúnem profissionais com perfis diferentes, mas que apresentam uma característica em comum: a habilidade de se relacionar com o outro. 

Estabelecer vínculos saudáveis no ambiente de trabalho é essencial para facilitar a realização das atividades, melhorar a qualidade dos serviços e otimizar a colaboração diária. 

Além disso, a união entre os membros da equipe também fortalece o compromisso de todos com as responsabilidades da empresa e o trabalho como um todo.

Para desenvolver esta habilidade nos colaboradores, a gestão de pessoas pode incentivar a interação através de reuniões e momentos de confraternização. 

2. Comprometimento

Um bom trabalho em equipe exige o comprometimento de todos os integrantes. E no universo corporativo não é diferente!  

Quando um colaborador atua de forma descompromissada com seu trabalho, os demais colegas e os resultados, toda equipe acaba sentindo os efeitos, resultando em baixo desenvolvimento e performance. 

Para evitar isso, a gestão deve ressaltar sempre a importância de todos os membros da equipe para o alcance dos objetivos estabelecidos.

3. Autonomia

Um time com autonomia para executar suas atividades diárias e liberdade para tomar decisões é capaz de executar as funções com maior destreza e criatividade. 

Além disso, trabalhar a autonomia dos colaboradores transmite toda a confiança que os gestores depositam na equipe.

4. Integridade

De nada adianta ter um time com os melhores especialistas do mercado, se os profissionais não apresentam um comportamento íntegro e ético no ambiente de trabalho. 

Para garantir a alta performance e os bons resultados, os colaboradores precisam atuar de acordo com os valores da organização, buscando sempre agir de forma correta, mesmo que isso não resulte em bonificações ou elogios.

A integridade ainda contribui para aumentar a confiança dos gestores na equipe e para a construção de um relacionamento mais saudável no local de trabalho. 

5. Empatia e respeito

O respeito pelo trabalho dos demais e a empatia pelo outro são características presentes em equipes de alta performance. 

Saber se colocar no lugar de um colega e entender as motivações por trás de cada ação contribuem para um ambiente de trabalho mais harmonioso e respeitoso para todos. 

Além disso, estas características também aumentam a sintonia entre a equipe e a vontade de colaborar, fatores fundamentais para os bons resultados da empresa. 

Conte com a RH Center para ter uma equipe de alta performance!

Realizar um processo de recrutamento e seleção alinhado à cultura da empresa é de grande importância para contar com os melhores talentos do mercado. 

E a RH Center pode ajudar o seu negócio nesta missão! 

Nossos especialistas em gestão de pessoas e atração de talentos realizam todo o processo de recrutamento e seleção, desde a divulgação das vagas até as entrevistas com os candidatos, apresentando os perfis mais adequados para os cargos e alinhados ao propósito da sua organização. 

O apoio de tecnologias exclusivas, como o VaRHgas, aumentam a eficiência de todo o processo, garantindo maior produtividade, redução de custos, melhor performance da equipe, otimização de resultados e muito mais! 

O VaRHgas é uma ferramenta baseada em Inteligência Artificial, e atua como assistente virtual de recrutamento da RH Center. 

A ferramenta interage simultaneamente com diversos profissionais em ambiente online, realizando uma triagem inicial de perfis que será analisada pelo time de especialistas da RH Center nas etapas seguintes do processo.

Clique aqui para conhecer mais sobre o VaRHgas. 

Conte com o recrutamento e seleção da RH Center e aproveite contratações mais assertivas para formar a sua equipe de sucesso!

Entre em contato conosco e receba um atendimento personalizado para o seu negócio.

Compartilhar

Comentários para este post