O que são modelos organizacionais horizontais
20 de nov. de 2019

O que são modelos organizacionais horizontais

Na hora de conduzir uma empresa, não existe modelo certo ou errado, afinal, cada organização possui uma forma de gestão que melhor funciona internamente. Contudo, com o passar dos anos, a maneira de trabalhar mudou, e com isso, muitas empresas se tornaram organizações horizontais. 

Você já ouviu falar em uma estrutura organizacional horizontal? Hoje aqui no blog nós vamos falar sobre este modelo que vem chamando a atenção dos gestores. 

Estrutura organizacional

Antes de falarmos sobre o modelo horizontal, é importante trazer o conceito de estrutura organizacional. 

No universo corporativo, uma estrutura organizacional representa a forma como as atividades e recursos de uma empresa estão separados e ordenados. Dentro desta estrutura são divididos os departamentos, os cargos e as tarefas de acordo com uma hierarquia que rege a organização. 

A estrutura organizacional, portanto, é a maneira como o gestor alinha os colaboradores para que a equipe trabalhe da maneira mais eficiente possível. 

Na hora de estabelecer a estrutura organizacional de uma empresa, é importante considerar o tamanho da organização e quantidade de colaboradores, seu estilo e ramo de atuação, bem como os objetivos da companhia.  

Modelo organizacional horizontal

O modelo horizontal é uma das formas de constituir a estrutura organizacional de uma empresa. 

Neste modelo, a clássica estrutura de hierarquias, empregada na maioria das empresas, dá lugar a um sistema horizontal, no qual os colaboradores possuem maior autonomia para tomar decisões.

Outra característica do modelo organizacional horizontal é a ausência de líderes absolutos. Uma vez que a liderança é algo flexível e motivada por propósitos.

Por se tratar de um sistema mais informal do que o tradicional, os funcionários são divididos em grandes grupos, e reportam suas ações a um gestor ou gerente, não existe um chefe hierarquicamente responsável. 

Portanto, ao gestor cabe o papel de moderar e facilitar os processos e decisões, não sendo mais o encarregado de tomar as decisões finais. 

Este modelo favorece a colaboração orgânica entre funcionários, já que os organiza de maneira aberta, proporcionando maior contato entre as equipes.  

Organizações Teal 

As chamadas organizações Teal são exemplos de empresas que se estruturam a partir do modelo horizontal. 

Nestas empresas, a antiga pirâmide hierárquica é substituída por um sistema de autogestão, que encoraja todos os colaboradores a trabalharem pelo propósito da organização, ou seja, pela sua razão de existir. 

As empresas que já funcionam através da autogestão possuem um propósito claro e ativo, que pauta as ações da companhia, e um ambiente que integra toda a equipe e encoraja a autenticidade do colaborador. 

Vantagens e desvantagens

Assim como as demais estruturas organizacionais, o modelo horizontal traz vantagens e desvantagens para as organizações. 

Por isso, antes de implantar uma nova gestão na empresa, é preciso considerar os pontos positivos e negativos, além da estrutura da corporação e demais fatores que já citamos acima. 

As vantagens do modelo organizacional horizontal são: 

  • Equipes mais versáteis;
  • Redução de gastos (não há a necessidade de contratar diversos gerentes);
  • Menos burocracia na solução de problemas;
  • Colaboradores mais motivados.

Já as desvantagens de uma estrutura horizontal incluem: 

  • Dificuldade na gestão de processos (principalmente em empresas em expansão);
  • Frustração da gerência devido à falta de autoridade;
  • Estrutura mal compreendida, gerando insegurança;
  • Colaboradores perdidos sobre suas funções e responsabilidades.

A RH Center

Seja qual for a estrutura da sua empresa, a RH Center está pronta para auxiliar na gestão de pessoas e processos internos. 

Há mais de 20 anos atuando no setor de Recursos Humanos, a RH Center possui uma equipe experiente e capacitada para atuar nos processos do seu negócio, seja terceirização da folha, recrutamento de novos colaboradores, mão de obra temporária ou na gestão de todo o setor de RH. 

Conte com a RH Center para otimizar e simplificar os processos de Recursos Humanos da sua empresa. 

 

Compartilhar

Comentários para este post