7 erros comuns na integração de profissionais temporários
02 de ago. de 2022

7 erros comuns na integração de profissionais temporários

A contratação de mão de obra temporária é uma realidade vantajosa para empresas com demandas altas em determinadas datas, em ausências de férias ou licenças. Porém, essa modalidade pode apresentar falhas na integração de profissionais temporários.

O motivo é que apesar das empresas contratantes entenderem a simplicidade do processo de recrutamento, nem todas estão preparadas para receber os trabalhadores da melhor forma.

Ainda que não haja um vínculo empregatício, a integração continua sendo uma das principais etapas das atividades de um colaborador. 

A seguir, te mostraremos os erros mais comuns no processo de integração de profissionais temporários e como você deve evitá-los. 

A importância da integração

A integração de profissionais ocorre na chegada de um novo colaborador. Seu objetivo é, como o próprio nome diz, gerar um senso de pertencimento daquele novo integrante da equipe. 

Esse pertencimento tem relação com um setor específico e também com toda a empresa. Afinal, quem está chegando ainda não conhece toda a cultura organizacional, os setores mais próximos, as ferramentas mais utilizadas, entre outros pontos do dia a dia.

Essa recepção, ainda que seja para a integração de profissionais temporários, pode ser determinante para que a jornada passageira seja mais produtiva e, se for o caso, até aconteça a efetivação da pessoa.

O erro da integração de profissionais temporários ocorre quando ela é incompleta ou até mesmo inexistente, sendo um ponto negativo para a marca empregadora. 

7 erros cometidos na integração de profissionais temporários 

  • Não demonstrar boas-vindas

Quem não gosta de se sentir bem-vindo em algum lugar? E quem não fica pelo menos um pouco ansioso ao começar a trabalhar em um novo emprego? É com esse pensamento que as empresas devem planejar as boas-vindas aos recém-chegados: empatia! 

Os trabalhadores temporários não devem se sentir isolados do restante da equipe. Por isso, fazer uma boa recepção é tarefa não somente do time de RH, mas também de gerentes e membros da equipe com quem terão mais acesso.

Para começar, é interessante que a chegada do profissional temporário seja anunciada previamente. Prepare um e-mail de boas-vindas e reforce a comunicação no primeiro dia de trabalho do funcionário. 

Lembre-se: Mais do que gentilezas, as boas-vindas representam a base do relacionamento com o colaborador. Isso pode contribuir para a eficiência e produtividade dele. 

Durante esse período inicial, vale contar sobre a história da empresa, passar os principais pontos da missão, visão e valores, fazer uma apresentação rápida de todas as equipes, mostrar os principais locais (caso o trabalho seja presencial) e até convidar para o almoço ou café. 

  • Deixar o funcionário temporário sozinho

O fator experiência não exclui que a integração do profissional temporário precisa de suporte. Um erro comum é esperar que ele vá direto ao trabalho e cumpra todas as tarefas rapidamente, sem que haja orientações.

Para evitar essa situação, ofereça ajuda. Selecione pessoas específicas de cada área que podem auxiliar caso haja necessidade. Explique onde fica a cozinha, o banheiro, a sala de reunião, etc.

Também faz parte traduzir para o novo colaborador alguns termos, siglas e comunicações comuns para quem já está integrado, mas que podem ser confusas para recém-chegados.

Tratar profissionais temporários e permanentes com diferenças

O respeito deve ser o mesmo ainda que alguém passe pela organização por um curto prazo, pois as memórias e experiências permanecem. 

Por isso, a empresa deve incentivar que todos sejam colaborativos. Um profissional temporário precisa ter acesso a todos os recursos que os demais têm. 

  • Não transmitir informações primordiais

 Uma das maneiras de integrar os profissionais é fornecer diversas informações. O que nos leva ao erro de não deixar claro assuntos como os valores da empresa, o papel que terão que desempenhar, objetivos a serem cumpridos, etc.

  •  Centralizar a integração somente no RH

 Não espere que apenas o time de RH seja ativo para uma integração de profissionais temporários eficiente. É claro que essa área é fundamental, mas não substitui o contato das outras equipes.

  •  Fazer cobranças excessivas e ter expectativas desalinhadas

Ao decidir contratar mão de obra temporária, a empresa precisa estar consciente de todas as possibilidades e limitações. Seja realista quanto ao que espera durante o tempo de contratação. 

Uma solução que pode ajudar é definir metas, ouvir o colaborador e manter o diálogo constante, mas de forma amigável. Se o profissional temporário se sentir estressado desde o início, todo seu trabalho pode ser prejudicado.

  • Não pedir feedback

O novo funcionário deve se sentir à vontade para fazer perguntas e considerações sobre a integração na empresa. Para isso, é necessário que ele possa contar com alguém próximo para falar abertamente.

Dessa forma, é possível fazer melhorias, além de acompanhar como está a evolução a respeito da sua função e demais processos.

RH Center ajuda a evitar todos os erros

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