Quais as vantagens da terceirização da folha de pagamento?
12 de set. de 2022

Quais as vantagens da terceirização da folha de pagamento?

Uma das tarefas que sobrecarregam o setor de Recursos Humanos é o processamento da folha de pagamento. São muitos detalhes que precisam ser analisados com critério devido à complexa legislação trabalhista brasileira e a burocracia envolvida nas questões de segurança do trabalho. 

Para garantir que esse documento seja preparado de forma mais eficiente, muitas empresas optam pela terceirização da folha de pagamento. Essa é uma alternativa para minimizar falhas que prejudicam a gestão do negócio, desde erros relacionados a descontos, benefícios e impostos ou, até mesmo, ações trabalhistas. 

Terceirização da folha de pagamento

A folha de pagamento é uma demanda que envolve um grande volume de informações. E, quanto mais a empresa cresce, mais dados são incluídos, o que exige profissionais especializados e periodicamente atualizados para seguir as normas recentes da legislação. Um pré-requisito que não é simples de manter quando o RH está sobrecarregado com essa e outras tarefas igualmente complexas.

Por isso, a terceirização da folha de pagamento é uma forma assertiva de otimizar esse trabalho e permitir que a equipe interna de Recursos Humanos tenha mais tempo para se dedicar a outras atividades estratégicas da empresa. Ou seja, essa decisão também é uma forma de economizar tempo e otimizar recursos.

Especialmente se a opção for um BPO de folha de pagamento. A sigla é uma abreviação de Business Process Outsourcing (“Terceirização de Processos de Negócios”, em tradução para o português). É um processo mais amplo da terceirização e permite uma gestão flexível, na qual a empresa customiza o serviço de acordo com as suas necessidades e conta com as facilidades de softwares específicos para a demanda. 

Confira os principais benefícios do BPO de folha de pagamento:

1) Redução de gastos

A folha de pagamento exige investimento em muitas horas de trabalho da equipe interna, além das despesas fixas com equipamentos e sistemas. Na terceirização, esses custos são de responsabilidade da empresa contratada.

2) Mais agilidade e otimização de tempo

Conforme já citado, o processamento de folha de pagamento é uma tarefa complexa devido ao grande volume de informações e burocracia envolvida. Com a terceirização, a equipe interna de RH e os gestores ganham tempo para concentrar esforços em suas outras tarefas e evitam atrasos na entrega do documento. 

3) Profissionais especializados 

Como é um serviço importante para a gestão do negócio, a folha de pagamento deve ser feita com alta precisão e expertise. Quando opta pela terceirização, a empresa não precisa se preocupar com esse detalhe, já que terá profissionais capacitados e atualizados para entregar a demanda alinhada às normas legais.

4) Redução de erros

Em complemento ao tópico anterior, outro benefício de contar com profissionais especializados em folha de pagamento é minimizar os erros relacionados a esse tipo de tarefa. Especialmente quando o BPO da folha de pagamento utiliza de processos bem definidos e tecnologia de ponta para o processamento do documento. 

Em busca de uma empresa especializada para terceirizar folha de pagamento?

Há mais de 25 anos no mercado de Recursos Humanos, a RH Center oferece as melhores soluções de processamento e administração de folha de pagamento para diversas empresas. 

Nosso BPO de folha abrange desde processos administrativos, como processamento e cálculo, apuração de encargos trabalhistas, administração das informações do eSocial, controle de ponto, benefícios, entre outros, até a gestão completa do departamento pessoal. 

Os especialistas da RH Center estão sempre atualizados conforme as últimas mudanças na legislação e atuam seguindo os protocolos para segurança da informação (GDPR e LGPD), garantindo maior proteção aos dados da empresa. E você ainda tem a tranquilidade de contar com uma assessoria jurídica permanente.

Entre em contato conosco e saiba como contratar o BPO de folha de pagamento.

Compartilhar

Comentários para este post