Como administrar a folha de pagamento
15 de out. de 2019

Como administrar a folha de pagamento

Gerenciar uma empresa não é tarefa fácil. Com diversos setores e colaboradores, cada departamento deve ser cuidadosamente administrado funcionando em integração com os demais. 

E não importa a área de atuação da empresa, o setor de Recursos Humanos é considerado um dos mais importantes em qualquer negócio. Afinal, é ele que contrata e treina novos colaboradores, realiza a comunicação interna, define salários e, claro, faz a folha de pagamento de todos os funcionários. 

Como cabe ao departamento de RH lidar com todos os assuntos referentes à relação empresa/colaborador, é dele a responsabilidade de gerenciar questões que envolvam leis trabalhistas, deveres da empresa e direitos dos funcionários.

Por isso, é de extrema importância que os gestores do setor controlem todos os processos, para evitar que a empresa sofra com multas e ações trabalhistas. 

Folha de pagamento

Quando o assunto é folha de pagamento, existem diversas informações, impostos e encargos sociais que devem constar nela, como, por exemplo, valor do salário; INSS; vale-transporte; faltas e atrasos; dentre outras.

Além de ser uma obrigação legal fazer a folha de pagamento de maneira correta, saber controlar este documento possibilita acompanhar com maior eficácia a situação das finanças da empresa, contribuindo, portanto, para sua saúde financeira.

A administração da folha de pagamento é o conjunto de todas as remunerações pagas a um colaborador, devendo, obrigatoriamente, conter seus registros financeiros. É neste documento que as informações trabalhistas de cada funcionário são transcritas em forma de dados usados para  calcular o pagamento líquido e bruto.   

Ao gerenciar a folha de maneira correta, tanto empregador quanto empregado saem ganhando. Por se tratar de um documento com função operacional, contábil e fiscal, a folha serve como um histórico do colaborador dentro da empresa. E possuir todos os registros em um sistema bem detalhado e organizado, evita que a empresa sofra com processos trabalhistas, garante que o funcionário receba corretamente seu pagamento, além de possibilitar que ele financie um automóvel ou receba aposentadoria no futuro. 

Se tratando de um custo mensal fixo, todas as organizações precisam emitir a folha de pagamento. Entretanto, por ser uma tarefa relativamente complicada, afinal é necessário ter conhecimentos na área de Recursos Humano, matemática financeira aplicada à contabilidade e leis trabalhistas, muitos empregadores recorrem às empresas de RH e terceirizam esse serviço.    

Contar com apoio especializado é essencial na hora de cumprir com as obrigatoriedades da folha. Além da proposta de facilitar o gerenciamento e emissão das folhas de pagamento, as empresas de RH contam como diferencial as equipes de especialistas em diversos setores (advogados, contadores, profissionais de Recursos Humanos e de Tecnologia da Informação, etc.). 

Empresas de médio porte, por exemplo, não teriam condições financeiras, logísticas e estruturais para manter uma equipe tão completa destinada à elaboração da folha de pagamento. 

E o fato deste documento ser uma obrigatoriedade a cada 30 dias, para os empresários muitas vezes compensa mais terceirizar o serviço do que realizá-lo nas dependências da empresa.    

A RH Center

Há mais de 20 anos no mercado de Recursos Humanos, a RH Center oferece a solução de processamento da folha de pagamento na realização do cálculo da folha da sua empresa. Com nosso serviço você reduz custos operacionais e seus colaboradores internos se dedicam integralmente às atividades estratégicas do seu negócio.

Por meio da utilização de uma tecnologia de alta performance em conjunto com uma equipe altamente especializada, a RH Center oferece diversas vantagens na realização da folha de pagamento. 

  • Redução de custos operacionais;
  • Serviços realizados por especialistas;
  • Mais tempo para a empresa focar em sua atividade-fim;
  • Estrutura de TI de alta performance e segurança;
  • Apoio de equipe jurídica especializada na área trabalhista;
  • Serviço de integração contábil;
  • E muito mais!

A RH Center ainda trabalha com a terceirização completa do seu departamento pessoal, oferecendo, além de todos os serviços do processamento de folha de pagamento, a administração de benefícios (compra e distribuição), atendimento a funcionários na empresa e o controle de registro de pontos (manual, cartográfico e eletrônico).  

Para facilitar os processos dentro da sua empresa, poupar tempo, evitar complicações trabalhistas e ainda economizar na execução da folha de pagamento, entre em contato com a RH Center e contrate já nossa solução de processamento.

Compartilhar

Comentários para este post