15 dicas úteis para sua primeira entrevista de emprego

15/10/2019 Dicas

Quem nunca trabalhou e não tem experiência nenhuma, ingressar no mercado de trabalho pode ser um objetivo de vida, ainda mais se for na área tão desejada. 

Mas para quem está a procura do primeiro emprego, pensar na ideia de fazer uma entrevista pode assustar bastante. Afinal, este é o momento em que são avaliadas as competências e habilidades dos candidatos. 

Apesar de ser uma etapa comum de qualquer processo seletivo, que todos os profissionais irão enfrentar em algum momento da carreira, é muito comum que as pessoas se sintam inseguras e nervosas na hora de passar por uma entrevista. 

Se identificou com a situação? Não se preocupe, nós vamos te ajudar! Confira agora 15 dicas para sua primeira entrevista de emprego. 

1. Revise o currículo

O primeiro passo antes de comparecer à uma entrevista é revisar todo o currículo, corrigindo erros de português, atualizando informações pessoais e adicionando qualquer experiência ou atividade que tenha ficado de fora. 

2. Treine antes

Para adquirir mais segurança, você pode treinar suas falas e tom de voz com um amigo ou até mesmo na frente do espelho. Planejar, saber o que será dito para o recrutador e simular a situação podem ajudar a diminuir a ansiedade. 

3. Pesquise sobre a empresa

Pesquisar a história da empresa, em que ramo ela atua e como são suas atividades é essencial para qualquer candidato. Ter essas informações no momento da entrevista oferece mais segurança e demonstra o interesse do candidato. 

4. Confira suas redes sociais

Hoje em dia, muitas empresas procuram o candidato nas redes sociais para analisar seu comportamento online e colher mais informações. Por isso, cuidado com fotos e postagens em sua rede. Isto pode danificar sua imagem e até mesmo eliminá-lo do processo seletivo. 

5. Cuide da aparência

A primeira impressão é a que fica! Portanto, é essencial impressionar neste primeiro contato com o recrutador. Mesmo que a empresa não exija o uso de uniforme ou roupa formal, para a entrevista o candidato deve estar bem vestido. É aconselhável apostar em roupas sociais, discretas e de tons neutros. Para os homens a dica é fazer a barba e cuidar do cabelo, já as mulheres devem evitar exagerar na maquiagem e nos acessórios. Lembre-se da frase “menos é mais”.

6. Seja pontual 

Em hipótese alguma se atrase para uma entrevista de emprego. Ser pontual é o mínimo que se espera de um candidato. Afinal, que empresa contrataria um profissional que não é capaz de cumprir horários? Por isso, pesquise o trajeto com antecedência e calcule quanto tempo irá demorar para se deslocar até o local. 

7. Leve uma cópia do currículo

Na maioria das vezes o recrutador terá o seu currículo em mãos. Mas, para garantir, tenha sempre uma cópia com você caso o entrevistador peça para ver ou confirmar alguma informação. 

8. Seja simpático

Durante todo o tempo em que estiver na empresa, procure sorrir e cumprimentar os funcionários. Durante a entrevista se mostre positivo e animado. Não deixe que problemas pessoais atrapalhem este momento, seja simpático do começo ao fim. 

9. Cuidado com o vocabulário

Durante a conversa com o recrutador, não use gírias, faça trocadilhos ou fale palavrões. Lembre-se que o momento pede formalidade e o entrevistador não é seu conhecido ou amigo. Fale com calma e use uma linguagem mais formal, mas atenção, não tente impressionar utilizando palavras que você não tem certeza do significado. 

10. Seja sincero

Nunca omita informações ou invente algo que não aconteceu. O mesmo serve para o currículo, colocar competências ou experiências que você não possui podem te prejudicar durante a entrevista.

11. Evite clichês

Dar respostas muito básicas ou superficiais não impressionam e impedem que o recrutador te conheça melhor e te avalie corretamente. Por isso, evite citar defeitos como perfeccionismo e impaciência e qualidades como pontualidade e trabalho em equipe, por exemplo.

12. Mencione qualquer experiência anterior

 Não se preocupe com a falta de experiência no mercado de trabalho. O entrevistador já sabia disso quando o chamou para a entrevista. Aproveite para destacar atividades extracurriculares como trabalhos voluntários, curso de idiomas, feiras em que participou, intercâmbio, etc.

13. Valorize a vivência acadêmica 

É importante ressaltar tudo o que você conquistou durante a faculdade. Prêmios e certificados, trabalhos extras, seminários e palestras, envolvimento com o centro acadêmico, etc. 

14. Seja objetivo

O tempo da entrevista é limitado, são apenas alguns minutos para impressionar o recrutador. Dessa forma, procure ser o mais objetivo possível. Mas isso não significa responder apenas “sim” ou “não”, significa ser direto e não se alongar muito nas respostas, ou acrescentar informações que fujam da pergunta. 

15. Agradeça

Sua entrevista chegou ao fim. Cumprimente o entrevistador e agradeça pela oportunidade. Não pergunte como se saiu no processou ou se foi selecionado para a vaga. Além de não ser uma postura profissional, demonstra ansiedade e insegurança.

Anotou as dicas? Elas parecem ser simples, mas são essenciais para qualquer candidato que irá enfrentar sua primeira entrevista de emprego. 

E se você está a procura de um emprego, já conhece o portal de vagas da RH Center? 

Especialista em oferecer soluções em recursos humanos, a RH Center investe em pessoas e traz resultados efetivos. Por isso, cadastre seu currículo no portal e esteja preparado para ingressar no mercado de trabalho.

Desenvolvido por TNB.studio