10 áreas em alta para trabalhar em 2020
22 de abr. de 2020

10 áreas em alta para trabalhar em 2020

As mudanças no mercado de trabalho estão diretamente relacionadas ao avanço da tecnologia nas mais diversas áreas, como saúde, comunicação, transporte, etc. Por isso, é comum que grande parte das profissões do futuro sejam influenciadas pela ciência e pela tecnologia. 

E com evoluções cada vez mais frequentes, as empresas criam diversas demandas por profissionais especializados nas mais recentes novidades do universo tecnológico. 

As profissões do futuro, portanto, abrangem uma série de conhecimentos e habilidades relacionados a áreas como inteligência artificial, softwares e sistemas de computador, programação e desenvolvimento e muitas outras.  

Se você busca a recolocação no mercado de trabalho ou está em dúvida de qual profissão escolher, conheças as profissões de 2020 no artigo de hoje.

Levantamento LinkedIn

Pensando em profissionais em transição de carreira ou pessoas que desejam ingressar no mercado de trabalho, o LinkedIn, rede social corporativa, listou as principais profissões em alta para 2020. 

De acordo com o relatório, a grande maioria dos cargos listados como tendência para 2020 estão relacionados à tecnologia da informação e internet. 

Confira agora quais são as dez carreiras em alta no Brasil para apostar neste ano: 

1 - Gestor de mídias sociais

A profissão mais bem colocada da lista desenvolve a estratégia de conteúdos para as redes sociais, monitora o acesso e engajamento dos usuários com a marca,  analisa dados coletados das atividades nas redes, dentre outras responsabilidades.

Habilidades fundamentais: redes sociais; marketing digital; Adobe Photoshop; Adobe Illustrator; e marketing.

Áreas de atuação: marketing e publicidade; mídia online; e internet.

2 - Engenheiro de cibersegurança

Cabe ao profissional de cibersegurança garantir a proteção de dados e informações das empresas através do desenvolvimento de sistemas e mecanismos de segurança.

Habilidades fundamentais: Docker Products; Amazon Web Services (AWS); Ansible; DevOps; e Kubernetes.

Áreas de atuação: software de computadores; tecnologia da informação e serviços; e serviços financeiros.

3 - Representante de vendas

Profissional responsável por atuar na representação comercial das empresas, mais especificamente na área de vendas de serviços ou produtos, além de realizar toda a comunicação com os clientes.

Habilidades fundamentais: outbound e inbound marketing; prospecção; pré-venda; e vendas internas.

Áreas de atuação: tecnologia da informação e serviços; softwares de computadores; e internet.

4 - Especialista em sucesso do cliente

Neste ramo de atuação o profissional é o encarregado por assegurar que a relação empresa e cliente final tenha resultados positivos para o consumidor. Além disso, cabe a esse especialista demonstrar aos clientes que a empresa também oferece uma boa experiência em conjunto com seus produtos ou serviços.

Habilidades fundamentais: marketing digital; relações com o cliente; auxílio no sucesso do cliente; inbound marketing; e experiência do cliente.

Áreas de atuação: software de computadores; tecnologia da informação e serviços; e internet.

5 - Cientista de dados 

Esse profissional deve possuir alto conhecimento matemático e de programação para ser capaz de observar, analisar e compreender tendências em big data, inteligência artificial e tecnologia no geral. 

Habilidades fundamentais: ciência de dados; Machine Learning; linguagem Python; e linguagem R.

Áreas de atuação: tecnologia da informação e serviços; softwares de computadores; e bancos.  

6 - Engenheiro de dados

Profissional encarregado da construção da infraestrutura de dados, com atenção especial a criação e manutenção de sistemas de armazenamento e tratamento de dados.

Habilidades fundamentais: Apache Hadoop; Apache Spark; bancos de dados; programação Python; e Apache Hive.

Áreas de atuação: serviços financeiros; tecnologia da informação e serviços; e bancos.

7 - Especialista em Inteligência Artificial (IA)

Através de conhecimentos em tecnologia e programação, o profissional especialista em IA pesquisa e desenvolve novos algoritmos para criar sistemas inteligentes e independentes. 

Habilidades fundamentais: machine learning; programação Python; deep learning; Inteligência Artificial (IA); e ciência de dados.

Áreas de atuação: softwares de computadores; tecnologia da informação e serviços; e instituições de ensino superior.

8 - Desenvolvedor em JavaScript

Este profissional desenvolve, programa e implementa sistemas em linguagem JavaScript, uma das principais tecnologias do universo da internet. 

Habilidades fundamentais: Node.js; React.js; Git; AngularJS; e MongoDB.

Áreas de atuação: tecnologia da informação e serviços; internet; e softwares de computadores.

9 - Investidor Day Trader

Este profissional é responsável por realizar negociações de day trade, ou seja, operações de curto prazo que resultam na compra e venda de ativos no mesmo pregão. O investimento day trade visa lucrar com a alteração de preço de forma rápida.

Habilidades fundamentais: investimentos; mercado de capitais; bolsa de valores; Technical Analysis; e Trading (investimento de curto prazo).

Áreas de atuação: mercado de capitais; serviços financeiros; e gestão de fundos de investimentos.

10 - Motorista

Profissional responsável por realizar o transporte e a entrega de produtos, trazendo mais agilidade para os processos logísticos das empresas. 

Habilidades fundamentais: serviço ao cliente; liderança; vendas; Microsoft Word; e Microsoft Excel.

Áreas de atuação: transportes terrestres e ferroviários; internet; e serviços e facilidades ao cliente.

Gostou do artigo de hoje? Para conferir mais sobre mercado de trabalho, continue acompanhando o blog da RH Center. 

E para não perder nenhuma oportunidade de trabalho, confira nosso banco de vagas com diversas áreas de atuação e empresas cadastradas. 

Compartilhar

Comentários para este post